Entrar
Últimos assuntos
» Preciso de ajudapor AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Qui 18 Abr 2024, 18:28
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
Como gerar números aleatórios sem repetir?
5 participantes
Página 1 de 1
Como gerar números aleatórios sem repetir?
Pessoal
me ajuda por favor
estou começando agora e queria fazer um jogo de perguntas e respostas
pra começar cada pergunta vai ser uma string e cada string corresponderá a numero
Por isso eu queria encontrar um meio de gerar números aleatórios que não se repetisse
no total de 100 números inteiros
Alguma sugestão?
me ajuda por favor
estou começando agora e queria fazer um jogo de perguntas e respostas
pra começar cada pergunta vai ser uma string e cada string corresponderá a numero
Por isso eu queria encontrar um meio de gerar números aleatórios que não se repetisse
no total de 100 números inteiros
Alguma sugestão?
fabiomwm- Data de inscrição : 25/10/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 10
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como gerar números aleatórios sem repetir?
Bem vc pode criar uma array de 100 e, setar todas as posições em 0;
E na hora de selecionar...
- Código:
for (i=1 i<100 i+=1){
questao[i]=0;
}
E na hora de selecionar...
- Código:
i=irandom_range(1,100)
- Código:
while(questao[i]=1){
i=irandom_range(1,100)
}
- Código:
questao[i]=true;
questao_atual=questao[i];
Última edição por Thyago em Qua 13 maio 2015, 21:05, editado 1 vez(es)
Thyago- Games Ranking :
Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1101
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como gerar números aleatórios sem repetir?
obrigado
estou começando a entender
se precisar de ajuda estou aí pra ajudar, apesar que estou começando agora no gamemaker mas já tenho vários aplicativos publicados na play store qualquer coisa pode contar com minha ajuda
estou começando a entender
se precisar de ajuda estou aí pra ajudar, apesar que estou começando agora no gamemaker mas já tenho vários aplicativos publicados na play store qualquer coisa pode contar com minha ajuda
fabiomwm- Data de inscrição : 25/10/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 10
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como gerar números aleatórios sem repetir?
testei aqui mas dando erro:
at gml_Object_obj_texto_CreateEvent_1 (line 15) - while(questao[i]=1)
é alguma coisa no loop while...
at gml_Object_obj_texto_CreateEvent_1 (line 15) - while(questao[i]=1)
é alguma coisa no loop while...
fabiomwm- Data de inscrição : 25/10/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 10
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como gerar números aleatórios sem repetir?
creio eu que os códigos não ficam no create, exceto a primeira linha.
e também que as outras 3 linhas ficam juntas.
e também que as outras 3 linhas ficam juntas.
Re: Como gerar números aleatórios sem repetir?
Você precisa criar a array no create, as outras 3 partes são juntas mesmo
Thyago- Games Ranking :
Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1101
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como gerar números aleatórios sem repetir?
é isso que fiz mesmo porém está dando o mesmo erro acima eu coloquei as outras partes no evento draw:
Push :: Execution Error - Variable Index [0,100] out of range [1,100] - -1.questao(100033,100)
at gml_Object_obj_texto_DrawEvent_1 (line 21) - while(questao[i]=1){
acho que pra array ter valores únicos teria que ter uma função de checagem pra cada número gerado pra não adicionar número repetido na array...
Push :: Execution Error - Variable Index [0,100] out of range [1,100] - -1.questao(100033,100)
at gml_Object_obj_texto_DrawEvent_1 (line 21) - while(questao[i]=1){
acho que pra array ter valores únicos teria que ter uma função de checagem pra cada número gerado pra não adicionar número repetido na array...
fabiomwm- Data de inscrição : 25/10/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 10
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como gerar números aleatórios sem repetir?
A forma mais simples é usando ds_list. Ela possui as funcionalidades da array com "extras" que sem dúvida o auxiliarão perfeitamente. Procure saber sobre.
Flws...
Flws...
Re: Como gerar números aleatórios sem repetir?
descobri a solução através da função ds_list_shuffle
var i;
lista = ds_list_create()
for(i=0; i<100; i++)
{
ds_list_add(lista, i)
}
ds_list_shuffle(lista)
pergunta = ds_list_find_value(lista, 0) //
var i;
lista = ds_list_create()
for(i=0; i<100; i++)
{
ds_list_add(lista, i)
}
ds_list_shuffle(lista)
pergunta = ds_list_find_value(lista, 0) //
fabiomwm- Data de inscrição : 25/10/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 10
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como gerar números aleatórios sem repetir?
Bom você ter resolvido, mais só comentando o código do Thiago, ao invéz de
não sei porquê, mais sempre que uso o for com o numero máximo exato, dá erro também, ao invéz de, por exemplo o seu, dar 100, dá 99, então, é só colocar 101, pra dar 100 '-'
- Código:
for (i=1 i<100 i+=1){
questao[i]=0;
}
- Código:
for (i=1 i<101 i+=1){
questao[i]=0;
}
não sei porquê, mais sempre que uso o for com o numero máximo exato, dá erro também, ao invéz de, por exemplo o seu, dar 100, dá 99, então, é só colocar 101, pra dar 100 '-'
Re: Como gerar números aleatórios sem repetir?
@Isaque: Isso é porque o laço for só é executado se o valor condicional (do meio) for verdadeiro. No laço de i=99, é adicionado mais um, e a próxima execução é cancelada pois 100 não é menor que 100, é igual. Veja:
@Topic: Perguntas e respostas me dá uma nostalgia cara, as vezes eu fazia uns pra estudar pras provas (gastava mais tempo implementando o sistema que estudando, rsrs).
Abraços o/
- Código:
for (i=1;i<=100;i+=1) { // Menor ou igual
questao[i] = 0;
}
Contudo, isso iria inicializar a array no índice 1 (o que não é um problema em si, mas não é o "comum", sacumé). Um laço de i=0; i<100 fecha as 100 questões perfeitamente. É mais uma questão de bons costumes da programação. Thyago deve ter cometido um erro de digitação ao colocar i<100.
@Topic: Perguntas e respostas me dá uma nostalgia cara, as vezes eu fazia uns pra estudar pras provas (gastava mais tempo implementando o sistema que estudando, rsrs).
Abraços o/
Markituh- Games Ranking :
Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como gerar números aleatórios sem repetir?
Bom, acho que tem algo errado aí (não noque disse, mais na logica) mais não vou discutir, nossa logica é quase igual nesse caso hehe
Tópicos semelhantes
» Gerar números aleatórios.
» Como fazer um gerador de numeros aleatorios??
» como repetir uma ação?
» números aleatórios repetem
» como nao repetir sprites
» Como fazer um gerador de numeros aleatorios??
» como repetir uma ação?
» números aleatórios repetem
» como nao repetir sprites
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|