GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Qui 18 Abr 2024, 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39


Engine Parallax Background [Atualizado]

2 participantes

Ir para baixo

Engine Parallax Background [Atualizado] Empty Engine Parallax Background [Atualizado]

Mensagem por Lukbebalduke Seg 08 Dez 2014, 00:32

Parallax Background

Fala ai pessoal, hoje um membro postou uma dúvida sobre parallax background, meu amigo Alex recomendou uma antiga engine minha, que tem o link de download quebrado, então eu resolvi refazer aquela engine, atualizada para GMS também.
Então, ta ai a engine "nova".

Para quem não sabe, o efeito Parallax é um Fake 3D que se faz com varias layers, pelas imagens é complicado de ver como funciona, então eu fiz um GIF!

IMAGENS
Spoiler:
Engine Parallax Background [Atualizado] W5YcJhp

DROPBOX

Código:
https://www.dropbox.com/s/0ijpwrvrb74g3bq/Parallax.gmz?dl=0
MEDIAFIRE

Código:
http://www.mediafire.com/download/8t7kbkubdq017kf/Parallax.gmz

OBS: Arquivo em GMZ, só dar um import lá no GMS

Abraço do pimpi! investigador


Última edição por Lukbebalduke em Seg 08 Dez 2014, 12:15, editado 2 vez(es)
Lukbebalduke
Lukbebalduke

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B - B - A - B
Data de inscrição : 06/07/2011
Reputação : 30
Número de Mensagens : 765
Prêmios : Engine Parallax Background [Atualizado] Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Engine Parallax Background [Atualizado] Empty Re: Engine Parallax Background [Atualizado]

Mensagem por Convidado Seg 08 Dez 2014, 08:03

É impressão minha ou o efeito ficou ao contrário? (planos mais distantes se movendo mais depressa)
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Engine Parallax Background [Atualizado] Empty Re: Engine Parallax Background [Atualizado]

Mensagem por theguitarmester Seg 08 Dez 2014, 10:46

É, está ao contrário. O quanto mais fundo deveria ser mais lento.
theguitarmester
theguitarmester

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B + C
Data de inscrição : 28/02/2012
Reputação : 139
Número de Mensagens : 2209
Prêmios : Engine Parallax Background [Atualizado] Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Plataformas :
  • Unity


http://guitarmester.no.comunidades.net/index.php?pagina=19362978

Ir para o topo Ir para baixo

Engine Parallax Background [Atualizado] Empty Re: Engine Parallax Background [Atualizado]

Mensagem por Lukbebalduke Seg 08 Dez 2014, 11:06

Caraca... que anta! Como raios isso passou? Dahora é que eu escrevo uma coisa, faço outra, faço o GIF e não me ligo... é efeitos da madrugada cara... mas vlw ai! Já ta tudo arrumado.

Abraço investigador

(Ha ha... to impressinado... vergonha disso Laughing )
Lukbebalduke
Lukbebalduke

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B - B - A - B
Data de inscrição : 06/07/2011
Reputação : 30
Número de Mensagens : 765
Prêmios : Engine Parallax Background [Atualizado] Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Engine Parallax Background [Atualizado] Empty Re: Engine Parallax Background [Atualizado]

Mensagem por Convidado Seg 08 Dez 2014, 11:13

Lukbebalduke escreveu:Caraca... que anta! Como raios isso passou? Dahora é que eu escrevo uma coisa, faço outra, faço o GIF e não me ligo... é efeitos da madrugada cara... mas vlw ai! Já ta tudo arrumado.
Normal, você estava com a mente focada na apresentação do tópico e acabou não reparando... eu quase fiz algo semelhante na divulgação dos resultados do Jam, só tive a sorte de perceber antes de postar xD
avatar
Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Engine Parallax Background [Atualizado] Empty Re: Engine Parallax Background [Atualizado]

Mensagem por theguitarmester Seg 08 Dez 2014, 11:54

Agora melhorou! porém, acho que as imagens de fundo poderiam se movimentar menos ainda, porque aparentemente elas estão bem longe. Mas isso já é questão de opinião, e é fácil mudar na engine.

Acredito que está engine será bem útil para quem tiver dúvidas, não cheguei baixa-la para ver o método, mas eu uso algo assim:
background_x(backPerto,roomview_x)
background_x(backMedio,roomview_x/1.5)
background_x(backLonge,roomview_x/2)



Lembro que uma vez tinha visto a sua, que se baseava pela movimentação do jogador(pelo hspeed).
theguitarmester
theguitarmester

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B + C
Data de inscrição : 28/02/2012
Reputação : 139
Número de Mensagens : 2209
Prêmios : Engine Parallax Background [Atualizado] Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Plataformas :
  • Unity


http://guitarmester.no.comunidades.net/index.php?pagina=19362978

Ir para o topo Ir para baixo

Engine Parallax Background [Atualizado] Empty Re: Engine Parallax Background [Atualizado]

Mensagem por Lukbebalduke Seg 08 Dez 2014, 12:06

Sim, era a antiga, mas essa tem problemas quando a view se aproxima do limite da tela, pois a view para e o personagem continua andando, fica bizarro. Mas de qualquer maneira vale lembrar que da para fazer com
Código:
background_hspeed[n] = obj_player.hspeed / z
Eu não gosto assim, prefiro esse jeito que eu deixei no tópico
Pra falar a verdade, eu não lembro quais valores deixei na engine, mas como você disse, é questão de opinião da para mudar de boa, qualquer coisa se eu ver que fica melhor eu mudo a engine de novo, mas de qualquer maneira agradeço vocês dois pelo toque.

---- EDIT ----

Você quem colocou os valores trocados agora guitar .-.
Mas em fim... deixei o do fundo menos móvel como você disse. Estou usando 1.2 , 2 e 4. Não deixei 1 inteiro porque ele fica estranho como uma imagem estática.
Lukbebalduke
Lukbebalduke

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B - B - A - B
Data de inscrição : 06/07/2011
Reputação : 30
Número de Mensagens : 765
Prêmios : Engine Parallax Background [Atualizado] Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Engine Parallax Background [Atualizado] Empty Re: Engine Parallax Background [Atualizado]

Mensagem por theguitarmester Seg 08 Dez 2014, 12:28

Quanto ao erro de o cenário continuar andando nas extremidades, é só colocar:
view_x= median(0, view_x/2 , view_x-view_width)



Sobre eu ter invertido, é que eu sempre confundo na hora de colocar o background do view, é que primeiramente eu penso que se deixasse como 0, a imagem seria estática, quando na verdade, ela não irá andar com a câmera. meio confuso? não?


Resumindo, era para multiplicar o valor, e não dividi-lo.
theguitarmester
theguitarmester

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B + C
Data de inscrição : 28/02/2012
Reputação : 139
Número de Mensagens : 2209
Prêmios : Engine Parallax Background [Atualizado] Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Plataformas :
  • Unity


http://guitarmester.no.comunidades.net/index.php?pagina=19362978

Ir para o topo Ir para baixo

Engine Parallax Background [Atualizado] Empty Re: Engine Parallax Background [Atualizado]

Mensagem por Lukbebalduke Seg 08 Dez 2014, 12:57

theguitarmester escreveu:Quanto ao erro de o cenário continuar andando nas extremidades, é só colocar:
view_x= median(0,  view_x/2 , view_x-view_width)

Sobre eu ter invertido, é que eu sempre confundo na hora de colocar o background do view, é que primeiramente eu penso que se deixasse como 0, a imagem seria estática, quando na verdade, ela não irá andar com a câmera. meio confuso? não?

Resumindo, era para multiplicar o valor, e não dividi-lo.

Haha... tranquilo, era o que eu tinha feito antes =P
Mas como eu disse, o background hspeed baseado na hspeed do player continua com o problema das extremidades, ai teria que fazer uma verificação de onde o player está, por isso eu prefiro trabalhar com o view_xview do que com a hspeed do player.
Lukbebalduke
Lukbebalduke

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B - B - A - B
Data de inscrição : 06/07/2011
Reputação : 30
Número de Mensagens : 765
Prêmios : Engine Parallax Background [Atualizado] Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 2

Insignia 1 x 1 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Engine Parallax Background [Atualizado] Empty Re: Engine Parallax Background [Atualizado]

Mensagem por theguitarmester Seg 08 Dez 2014, 13:00

Sim, eu também prefiro deste modo que eu disse. Só citei o outro, pensando que talvez tu tivesse o usado.
theguitarmester
theguitarmester

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B + C
Data de inscrição : 28/02/2012
Reputação : 139
Número de Mensagens : 2209
Prêmios : Engine Parallax Background [Atualizado] Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 4 Moedas x 0

Ouro x 2 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 1
Plataformas :
  • Unity


http://guitarmester.no.comunidades.net/index.php?pagina=19362978

Ir para o topo Ir para baixo

Engine Parallax Background [Atualizado] Empty Re: Engine Parallax Background [Atualizado]

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos