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Movimentação em tabuleiro

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Movimentação em tabuleiro Empty Movimentação em tabuleiro

Mensagem por Edvaldo 007 Ter 09 Dez 2014, 10:20

Estou a um tempinho tentando fazer algo mas não estou conseguindo. Gostaria de fazer uma movimentação em "estilo tabuleiro", onde ao pressionar o botão, o payer ande até a proxima casa e pare.

Ex.:
Movimentação em tabuleiro Sem_t%C3%ADtulo
Ao pressionar o botão left, o player ande 32 pixels, até o centro da casa da esquerda e pare.
Sendo que enquanto ele está transitando de uma casa para outra, nenhum outro comando funcionará.

Eu sei como "barrar" os comandos para que eles não aconteçam, o que não estou conseguindo mesmo é fazer a movimentação, sempre acabo fazendo ele se teleportar para a casa seguinte, coisa que não quero.

alguém sabe como fazer isso?
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Movimentação em tabuleiro Empty Re: Movimentação em tabuleiro

Mensagem por AxeInLine Ter 09 Dez 2014, 10:30

Porque você não tenta usar a movimentação pela grid, sei que ajudaria...
Eu não posso te explicar como funciona, mas andei procurando e achei essa engine do gabrielsch

E qualquer coisa é só pesquisar por movimentação em grid aqui no fórum que tu acha varias coisas.
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Movimentação em tabuleiro Empty Re: Movimentação em tabuleiro

Mensagem por Fuzenrad Sáb 14 Mar 2015, 13:01

Não sei se já encontrou a resposta, em todo caso...

Pra mover respeitando a grid (mas mantendo o movimento, isto é, sem "pular" para a casa imediatamente seguinte), é necessário trabalhar com duas variáveis (uma para cada direção), eu chamei de xx e yy, essas duas variáveis devem aumentar a quantidade (ou diminuir) conforme o deslocamento do jogador, depende do tamanho da grid, se for 32, 48, 64 etc (recomendo usar números múltiplos de 8 para a grid: 8, 16, 24, 32, 40, 48 etc).

Para cada botão direcional (check_pressed), a variável correspondente aumenta o valor da grid ou diminui, por exemplo, pra cima, o yy diminui 32, pra direita, aumenta 32 no xx e assim por diante.

Dai é só trabalhar o deslocamento da posição x e y (que efetivamente move o objeto), basta comparar com o xx e yy, dai reduzir ou aumentar, sempre pra equilibrar.

Como você quer que não seja possível mover em outras direções durante o movimento, basta adicionar uma variável (conheci em termos técnicos por "trigger"), quando o jogador pressionar qualquer direção o trigger ativa e impede de continuar pressionando, dai somente quando a posição x for igual a xx e y a yy o gatilho desarma.

Não é muito complexo, basicamente:

Código:
//CREATE (iniciar as variáveis)
xx=x
yy=y
mover=1

//STEP
if !mover { //verifica se está parado
if keyboard_check_pressed(vk_left) { xx-=32; mover=1 }
if keyboard_check_pressed(vk_right) { xx+=32; mover=1 }
if keyboard_check_pressed(vk_up) { yy-=32; mover=1 }
if keyboard_check_pressed(vk_down) { yy+=32; mover=1 }
}

if mover { //se move
if x>xx x-=4 else if x<xx x+=4
if y>yy y-=4 else if y<yy y+=4

if y=yy and x=xx mover=0 //se a posição atual for igual a posicao futura para o movimento
}

Esse script é de autoria minha.
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