GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Hoje à(s) 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39


Movimento circular ao redor de outro objeto

2 participantes

Ir para baixo

Movimento circular ao redor de outro objeto Empty Movimento circular ao redor de outro objeto

Mensagem por marcin_w_ Sex 13 Mar 2015, 14:55

Vamos imaginar o objeto1 como uma arma que gira 360º

Preciso de um objeto2 que fique grudado em uma das extremidades da arma enquanto ela gira para dar o efeito de que o objeto2 está controlando o objeto1(arma)

Claro que seria fácil fazer isso através de sprites, porém não no meu top down shooter por 2 razões:

o objeto1(arma) é um fake 3d

o objeto2 tem 8 direções com sprites diferentes

Então acho que vcs ja perceberam o quanto está sendo dificil para mim criar esse efeito uma vez que sou fissurado por perfeccionismo.

quem puder ajudar de qualquer forma eu agradeço

vlw galera!
marcin_w_
marcin_w_

Data de inscrição : 25/11/2012
Reputação : 4
Número de Mensagens : 90
Prêmios : Movimento circular ao redor de outro objeto Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Movimento circular ao redor de outro objeto Empty Re: Movimento circular ao redor de outro objeto

Mensagem por vinians Sex 13 Mar 2015, 15:11

Primeiro coloque centralize a origem do sprite que vai fica no centro. Basta fazer Sprite->Center.
No evento CREATE do objeto que vai ter o outro rodando em volta:
Código:

angulo = 0; // angulo atual do objeto bolinha
raio = 100; // raio do circulo que ele vai fazer
in = instance_create(x, y, objBola);
No evento STEP:
Código:

var dx, dy;
dx = cos(angulo) * raio + x;
dy = sin(angulo) * raio + y;
angulo += 5; // velocidade de rotaçao
in.x = dx;
in.y = dy;
Pronto assim ele já estará girando...
Flws!
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : Movimento circular ao redor de outro objeto Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

Movimento circular ao redor de outro objeto Empty Re: Movimento circular ao redor de outro objeto

Mensagem por marcin_w_ Sex 13 Mar 2015, 15:34

então vinians, sua ideia deu muito mais certo doq qualquer outra minha, porém o objeto fica em constante rotação e como esse código é novo pra mim nao consigo achar uma forma de adaptar o objeto para se movimentar apenas quando a arma rotacionar de acordo com a direção da arma.

mas muito obrigado esse código vai ser muito útil em uma outra situação que tenho aqui.
marcin_w_
marcin_w_

Data de inscrição : 25/11/2012
Reputação : 4
Número de Mensagens : 90
Prêmios : Movimento circular ao redor de outro objeto Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Movimento circular ao redor de outro objeto Empty Re: Movimento circular ao redor de outro objeto

Mensagem por vinians Sex 13 Mar 2015, 15:38

Para adaptar batas você desligar a rotação automática no evento STEP:
Código:

//angulo += 5;
E depois você pode mudar o valor dessa variavel angulo para a direcao que você quizer, por exemplo com teclado:
Código:

if (keyboard_check_pressed(ord('Z'))) angulo -= 5;
if (keyboard_check_pressed(ord('C'))) angulo += 5;
Pronto, agora quando você apertar a tecla Z e C ele muda o angulo do objeto.
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : Movimento circular ao redor de outro objeto Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

Movimento circular ao redor de outro objeto Empty Re: Movimento circular ao redor de outro objeto

Mensagem por marcin_w_ Sex 13 Mar 2015, 15:46

Perfeito! funcionou muito bem! sempre quis descobrir como fazer isso...
o único detalhe que me falta é que preciso que ele obedeça a rotação da arma que é independente....não sou eu que controlo...ela tem seus próprios alvos

porém mais uma vez esse código vai me servir !
marcin_w_
marcin_w_

Data de inscrição : 25/11/2012
Reputação : 4
Número de Mensagens : 90
Prêmios : Movimento circular ao redor de outro objeto Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Movimento circular ao redor de outro objeto Empty Re: Movimento circular ao redor de outro objeto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos