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Criar um objeto duas vezes e excluir apenas um
4 participantes
Página 1 de 1
Criar um objeto duas vezes e excluir apenas um
Boa Noite,
Estou com uma grande dificuldade.
Preciso inserir o mesmo objeto duas vezes na room e excluir apenas um.
Assim como nas Imagens:
1.
2.
3.
Peço encarecidamente a ajuda de vocês. Meu TCC precisa disso!
Desde já agradeço.
Estou com uma grande dificuldade.
Preciso inserir o mesmo objeto duas vezes na room e excluir apenas um.
Assim como nas Imagens:
1.
2.
3.
Peço encarecidamente a ajuda de vocês. Meu TCC precisa disso!
Desde já agradeço.
Última edição por jonatas.lemuel em Ter 11 Nov 2014, 10:12, editado 1 vez(es)
jonatas.lemuel- Data de inscrição : 10/11/2014
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Re: Criar um objeto duas vezes e excluir apenas um
É só usar a ID da instância, ao invés do nome do objeto. A id você consegue com a função "id", ai é só salvar ela numa variável.
Re: Criar um objeto duas vezes e excluir apenas um
Primeiramente, bem vindo ao fórum.
Segundo: Espero que mesmo após o término do seu TCC, você continue no fórum e no Game Maker, afinal, ele é uma ferramenta incrível.
Terceiro, e sobre a pergunta:
Você cria os objetos enquanto programa, e, o que você coloca na room são instâncias desse objeto, e, cada instância tem sua própria identificação, que, para adquiri-la, caso ela já inicie-se na room, você deve ter que pegar o número dela enquanto edita(não necessariamente), indo na room em que ela está, e parando com o mouse em cima dela, assim, irá aparecer no rodapé o valor de identificação dela. E para pegar no jogo, você pode pegar no momento em que cria ela com a função instance_create, que retorna o valor de id dela:
IDdaInstanciaNova = instance_create(x,y, objeto)
Lógico que existem outras maneiras de conseguir este valor, mas tudo depende do propósito que você quer, então, seexplicar melhor a finalidade disso, podemos lhe oferecer uma melhor ajuda.
Quarto: Ao criar títulos para tópicos, tente explicar do que se trata a pergunta. Evite títulos deste tipo: "Ajuda","Ajuda aqui","bug bizarro", "socorro"...
- Modifique o título.
Segundo: Espero que mesmo após o término do seu TCC, você continue no fórum e no Game Maker, afinal, ele é uma ferramenta incrível.
Terceiro, e sobre a pergunta:
Você cria os objetos enquanto programa, e, o que você coloca na room são instâncias desse objeto, e, cada instância tem sua própria identificação, que, para adquiri-la, caso ela já inicie-se na room, você deve ter que pegar o número dela enquanto edita(não necessariamente), indo na room em que ela está, e parando com o mouse em cima dela, assim, irá aparecer no rodapé o valor de identificação dela. E para pegar no jogo, você pode pegar no momento em que cria ela com a função instance_create, que retorna o valor de id dela:
IDdaInstanciaNova = instance_create(x,y, objeto)
Lógico que existem outras maneiras de conseguir este valor, mas tudo depende do propósito que você quer, então, seexplicar melhor a finalidade disso, podemos lhe oferecer uma melhor ajuda.
Quarto: Ao criar títulos para tópicos, tente explicar do que se trata a pergunta. Evite títulos deste tipo: "Ajuda","Ajuda aqui","bug bizarro", "socorro"...
- Modifique o título.
Re: Criar um objeto duas vezes e excluir apenas um
Primeiramente muito obrigado pela recepção!
Bom acho que não expliquei muito bem o meu problema.
Meu TCC é um "Guitar Hero". O problema que eu tenho é que as músicas que estou trabalhando tem valores de tempo de nota bem baixos (ex. Semicolcheia = 4 notas por segundo). Preciso criar várias notas vermelhas, por exemplo, e excluir apenas uma sem alterar as outras.
Bom acho que não expliquei muito bem o meu problema.
Meu TCC é um "Guitar Hero". O problema que eu tenho é que as músicas que estou trabalhando tem valores de tempo de nota bem baixos (ex. Semicolcheia = 4 notas por segundo). Preciso criar várias notas vermelhas, por exemplo, e excluir apenas uma sem alterar as outras.
jonatas.lemuel- Data de inscrição : 10/11/2014
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Re: Criar um objeto duas vezes e excluir apenas um
Opa! Guitar Hero, porque não falaste logo!
Bom, vou ignorar tudo sobre como você está fazendo seu jogo estilo GH, e me focando apenas na pergunta(a menos que depois queira isso):
Bom, você pode usar a colisão da nota com o ponto a ser apertado, caso você use objetos para fazer estas representações(que é o mais comum), e quando colidir, se caso o jogador apertou naquele passo(step) a tecla(ou outro disparador) referente aquela nota, aconteceria a ação de nota acertada, e também destruiria a outra instância, usando o comando instance_destroy. Assim:
OBJECT - PONTEIROVERDE:
COLLISION EVENT - objnotaverde >
Com isso, ele só destruirá a nota que estiver colidindo com o ponteiro(o ponto à nota ser tocada).
Porém, com isso ainda resta um detalhe, mas, por enquanto, tente entender este conceito mostrado.
Bom, vou ignorar tudo sobre como você está fazendo seu jogo estilo GH, e me focando apenas na pergunta(a menos que depois queira isso):
Bom, você pode usar a colisão da nota com o ponto a ser apertado, caso você use objetos para fazer estas representações(que é o mais comum), e quando colidir, se caso o jogador apertou naquele passo(step) a tecla(ou outro disparador) referente aquela nota, aconteceria a ação de nota acertada, e também destruiria a outra instância, usando o comando instance_destroy. Assim:
OBJECT - PONTEIROVERDE:
COLLISION EVENT - objnotaverde >
- Código:
if keyboard_check_pressed(TECLA)
{
>Ação de nota tocada
with other {instance_destroy();}
}
Com isso, ele só destruirá a nota que estiver colidindo com o ponteiro(o ponto à nota ser tocada).
Porém, com isso ainda resta um detalhe, mas, por enquanto, tente entender este conceito mostrado.
Re: Criar um objeto duas vezes e excluir apenas um
isso é coisa muito simples amigo, cada objeto na room tem sua ID, mas vc pode criar com id personalizada, basicamente é assim
no objeto que vc quer que cria essas duas bolas vermelhas vc coloca la no create:
ai pra excluir basta escrever
no objeto que vc quer que cria essas duas bolas vermelhas vc coloca la no create:
- Código:
a = instance_create(10,10,obj_vermelho)
b = instance_create(20,20,obj_vermelho)
ai pra excluir basta escrever
- Código:
with(a)
{
instance_destroy();
}
acho que vai funcionar não tenho certeza
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