Entrar
Últimos assuntos
» Colisões não funcionandopor RastaMaan Hoje à(s) 19:49
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Hoje à(s) 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
move analogico
4 participantes
Página 1 de 1
move analogico
Olá de novo.
Baixei uma engine de move analógico e estou com dificuldade pra mudar as sprites na movimentação.
https://gmbr.forumeiros.com/t29826-controle-analogico?highlight=move+anal%F3gico
Fiz assim:
Baixei uma engine de move analógico e estou com dificuldade pra mudar as sprites na movimentação.
https://gmbr.forumeiros.com/t29826-controle-analogico?highlight=move+anal%F3gico
Fiz assim:
- Código:
if direction = 270 {sprite_index=spr_270}
else {sprite_index = spr_bloco};
- Código:
if direction = 270 {sprite_index=spr_270}
else {sprite_index = spr_bloco};
if direction = 225 {sprite_index = spr_225}
else {sprite_index = spr_bloco};
Vizage- Data de inscrição : 19/08/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 18
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: move analogico
Amigo, tente assim :
- Código:
if obj_player.direction = 270 {sprite_index=spr_270}
else {sprite_index = spr_bloco};
if obj_player.direction = 225 {sprite_index = spr_225}
else {sprite_index = spr_bloco};
WellingtonBecker- Games Ranking :
Notas recebidas : D
Data de inscrição : 09/05/2013
Reputação : 105
Número de Mensagens : 824
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: move analogico
Não deu. Continua mudando só a primeira sprite e as outras nada. Coloquei no step do player:
Alguma outra sugestão?
- Código:
if obj_player.direction = 270 {sprite_index=spr_270}
else {sprite_index = spr_bloco};
if obj_player.direction = 225 {sprite_index = spr_225}
else {sprite_index = spr_bloco};
if obj_player.direction = 135 {sprite_index=spr_135}
else {sprite_index = spr_bloco};
if obj_player.direction = 45 {sprite_index = spr_45}
else {sprite_index = spr_bloco};
if obj_player.direction = 315 {sprite_index=spr_315}
else {sprite_index = spr_bloco};
if obj_player.direction = 90 {sprite_index = spr_90}
else {sprite_index = spr_bloco};
if obj_player.direction = 0 {sprite_index=spr_0}
else {sprite_index = spr_bloco};
if obj_player.direction = 180 {sprite_index = spr_180}
else {sprite_index = spr_bloco};
Alguma outra sugestão?
Vizage- Data de inscrição : 19/08/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 18
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: move analogico
'-', cara usando esses "else's". Teria que a direção fosse 225 e 45 ao mesmo tempo pra funcionar.
Tente assim:
Tente assim:
- Código:
switch (obj_player.direction){
case 270: sprite_index = spr_270; break;
case 225: sprite_index = spr_225; break;
default: sprite_index = spr_bloco;
}
DieBoy- Data de inscrição : 22/08/2014
Reputação : 49
Número de Mensagens : 91
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: move analogico
Cara, deu certinho a movimentação, mas agora é o spr_bloco q não vai. Ele sempre fica na animação da ultima direção.
Vizage- Data de inscrição : 19/08/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 18
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: move analogico
Você pode fazer a animação parar, modificando a variável image_speed para 0
Se deseja fazer isso no switch, faça assim:
- Código:
image_speed = 0;
Se deseja fazer isso no switch, faça assim:
- Código:
switch (obj_player.direction){
case 270: sprite_index = spr_270; image_speed = 0.3; break;
case 225: sprite_index = spr_225; image_speed = 0.3; break;
default: sprite_index = spr_bloco; image_speed = 0;
}
DieBoy- Data de inscrição : 22/08/2014
Reputação : 49
Número de Mensagens : 91
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: move analogico
Seria isso aqui?
Não deu. Acho que tá encantado... Devorei os tutoriais sobre switch e if e não acho o erro...
- Código:
switch (obj_player.direction){
case 270: sprite_index = spr_270; image_speed = 0.3; break;
case 225: sprite_index = spr_225; image_speed = 0.3; break;
case 135: sprite_index = spr_135; image_speed = 0.3; break;
case 45: sprite_index = spr_45; image_speed = 0.3; break;
case 315: sprite_index = spr_315; image_speed = 0.3; break;
case 90: sprite_index = spr_90; image_speed = 0.3; break;
case 0: sprite_index = spr_0; image_speed = 0.3; break;
case 180: sprite_index = spr_180; image_speed = 0.3; break;
default: sprite_index = spr_bloco; image_speed = 0;
}
Não deu. Acho que tá encantado... Devorei os tutoriais sobre switch e if e não acho o erro...
Vizage- Data de inscrição : 19/08/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 18
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: move analogico
Oque acontece exatamente com o spr_bloco?
E como assim ele "fica na animação da ultima direção"?
E como assim ele "fica na animação da ultima direção"?
DieBoy- Data de inscrição : 22/08/2014
Reputação : 49
Número de Mensagens : 91
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: move analogico
Assim, se a última direção clicada for direita, ele fica na sprite 0 ao invés de mudar pro spr_bloco. E o problema no spr_bloco é exatamente esse: quando solta o direcional ele mantém a última sprite e não muda pro spr_bloco.
Vizage- Data de inscrição : 19/08/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 18
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: move analogico
Vizage escreveu:Assim, se a última direção clicada for direita, ele fica na sprite 0 ao invés de mudar pro spr_bloco. E o problema no spr_bloco é exatamente esse: quando solta o direcional ele mantém a última sprite e não muda pro spr_bloco.
No STEP do obj_joystick, adicione essa ultima linha de script como esta abaixo:
- Código:
obj_player.speed=0
x=xstart;
y=ystart;
obj_player.sprite_index=spr_bloco //adicione essa linha no script do obj_joystick
WellingtonBecker- Games Ranking :
Notas recebidas : D
Data de inscrição : 09/05/2013
Reputação : 105
Número de Mensagens : 824
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: move analogico
Erros lógicos. Somente isso.
Vou explicar o erro do if/else e do switch.
Veja :
Corrigindo, o código seria :
Pense nisso, quando nenhuma direção é selecionada a ultima direção continua
Por isso nunca será possível a execução do else. Isso explica o erro do switch. Default nunca será executado porque ,como eu disse, a ultima direção continua.
O que você tem que fazer é criar uma condição : movendo-não movendo;
tente este script :
Vou explicar o erro do if/else e do switch.
Veja :
- Código:
if obj_player.direction = 270 {sprite_index=spr_270}
else {sprite_index = spr_bloco};
if obj_player.direction = 225 {sprite_index = spr_225}
else {sprite_index = spr_bloco};
if obj_player.direction = 135 {sprite_index=spr_135}
else {sprite_index = spr_bloco};
if obj_player.direction = 45 {sprite_index = spr_45}
else {sprite_index = spr_bloco};
if obj_player.direction = 315 {sprite_index=spr_315}
else {sprite_index = spr_bloco};
if obj_player.direction = 90 {sprite_index = spr_90}
else {sprite_index = spr_bloco};
if obj_player.direction = 0 {sprite_index=spr_0}
else {sprite_index = spr_bloco};
if obj_player.direction = 180 {sprite_index = spr_180}
else {sprite_index = spr_bloco};
Corrigindo, o código seria :
- Código:
if obj_player.direction = 270 {sprite_index=spr_270}
else if obj_player.direction = 225 {sprite_index = spr_225}
else if obj_player.direction = 135 {sprite_index=spr_135}
else if obj_player.direction = 45 {sprite_index = spr_45}
else if obj_player.direction = 315 {sprite_index=spr_315}
else if obj_player.direction = 90 {sprite_index = spr_90}
else if obj_player.direction = 0 {sprite_index=spr_0}
else if obj_player.direction = 180 {sprite_index = spr_180}
else {sprite_index = spr_bloco};
Pense nisso, quando nenhuma direção é selecionada a ultima direção continua
Por isso nunca será possível a execução do else. Isso explica o erro do switch. Default nunca será executado porque ,como eu disse, a ultima direção continua.
O que você tem que fazer é criar uma condição : movendo-não movendo;
tente este script :
- Código:
if (speed>0){
switch (obj_player.direction){
case 270: sprite_index = spr_270; break;
case 225: sprite_index = spr_225; break;
case 135: sprite_index = spr_135; break;
case 45: sprite_index = spr_45; break;
case 315: sprite_index = spr_315; break;
case 90: sprite_index = spr_90; break;
case 0: sprite_index = spr_0; break;
case 180: sprite_index = spr_180; break;
}
image_speed = 0.3;
}else {
sprite_index = spr_bloco;
image_speed = 0;
}
Rodrigo Santiago- Games Ranking :
Notas recebidas : C + C + B
Data de inscrição : 28/07/2012
Reputação : 73
Número de Mensagens : 1281
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 3 x 1 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: move analogico
kkkk! Batata! Deu certinho Rodrigo Santiago, valeu pela explicação. Apesar de ler e reler tutos sobre if e else sempre tem alguma coisa que escapa do iniciante. Muito agradecido pela ajuda Rodrigo Santiago,WellingtonBecker, DieBoy. Tranca o tópico aí...
Vizage- Data de inscrição : 19/08/2014
Reputação : 0
Número de Mensagens : 18
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» Problemas com o move towards
» Move Bounce
» [Lib]Move 2 (Minha 1° Lib)
» Problema com move
» [Resolvido]lag na função move towards
» Move Bounce
» [Lib]Move 2 (Minha 1° Lib)
» Problema com move
» [Resolvido]lag na função move towards
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos