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Mensagem por valfogo Sáb 13 Jun 2009, 01:09

\o/ estou com uma duvida o.0

é possivel usar arquivos em XML como base de dados no Game maker?
um exemplo do que eu quero fazer:
temos aki um npc:

Eu vendo;
id1
id2
id3
id4

nisso, ele pegaria os ids atravéz do xml, e os transformaria em informação:
(no documento XML)
<itemid=1 itemname=faca ataque=2/>
....
(no NPC mastigando as informações)
Eu vendo;
faca (ataque-2)
....

tem como fazer isso no Game maker neh?
se tem, algum tutorial poderia me ajudar???

iria simplificar mais ainda minha vida, jah estou ficando bom o G maker, fiz 5 jogos, um de cada tipo, agora quero um RPG, com todos os conhecimentos dos 5 prontos, e de milhares de outros testes....

Alguem pode me ajudar?
Obrigado, grato desde ja Happy
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Mensagem por Janx Sáb 13 Jun 2009, 02:20

Hmmm...
Axo que vc pode fazer isso usando arrays =/

Criando os itens:
Código:
itens[0,0] = "Faca" //nome
itens[0,1] = 5 //ataque
itens[0,2] = 30 // preço
itens[1,0] = "Espada" //nome
itens[1,1] = 15 //ataque
itens[1,2] = 200 // preço

total_itens = 1; //1 pq começa no 0!

dai para pegar os itens que ele vende:
Código:
t = '';
for(i=0; i<total_itens;i+=1)
{
t += itens[i,0]+', ';
}
draw_text(x,y,"Vendo os seguintes itens: "+tt);
Talvez isso te ajude
Flwwww
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Mensagem por valfogo Sáb 13 Jun 2009, 11:43

Valew, caio certin o.0

Happy

mais se sabe se tem essa possibilidade? pke ai eu num peskizo atoa se vc me disser que naum.
Mais jah ajudou pakas Janx Razz

Vlws
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Mensagem por Kabeção Sáb 13 Jun 2009, 11:46

Você sabe usar todas as funções string e file_text?
Com elas você pode interpretar o arquivo linha por linha achando cada item.
Se não, use o que Janx disse.
Talvez até um usando um arquivo INI.

Você me deu uma boa ideia de tutorial. Happy
Vai ser difícel por falta de tempo mas vou ver se da para fazer um tutorial sobre isso.
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Mensagem por valfogo Sáb 13 Jun 2009, 11:53

Sim, a do Janx ta bem acessível...
string eu sei usar agora esse File_text num manjo, tem algum site, ou tutorial que pode me ajudar com esse File_text?
INI eu to pegando ainda....

Vlwss
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Mensagem por Janx Sáb 13 Jun 2009, 14:02

Sim é verdade, você pode usar INI ou arquivos de texto normais
Bom, se for assim, eu recomendaria INI
Nela você pode dividir cada arma.
ficando algo tipo:
[Faca]
descriçao = Essa arma é usada para cortar.
Ataque = 5
Preço = 30
[Espada]
descriçao = Essa arma é muito poderosa.
Ataque = 999
preço = 200

Mas desse modo, o arquivo iria ficar muito aberto, para qualquer um ir lá e editar os valores. A nao ser que você use um sistema de encriptaçao. Pode ser usando uma Dll, vc que sabe...

Flwsss
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Mensagem por valfogo Seg 15 Jun 2009, 09:59

Happy nossa pessoal, valew mesmo, vcs taum me ajudando a lot!
Janx, se sabe onde eu posso encontrar um tuto de INI?
será que tem um no F1 do GMK?
ai dps que eu pegar isso eu tenho que estudar tambem esse esquema de encripts, e dlls ainda ta meio tenso, to aprendendo ainda Happy

////Edit////

Dae, achei um tuto, jah aprendi usar esse INI...
bom vou colar aki para as pessoas que estiverem procurando a mesma coisa que eu Happy

http://br.geocities.com/gmmg_tutoriais/materias/inis.htm

Agora só falta procurar a encripitação e esses Dlls Happy

O Janx, tem como por exemplo, eu carregar todos os nomes das seções do ini, e quando eu escrever direto jah vai tudo prédefinido?

tipo, eu tenho a seção faca, espada, escudo;
e fazer de forma que num precise de escrever milhares de codigos para carregar 1 a 1 e quando eu escrever em um evento sair direto a definição da seção?
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Mensagem por patoki Seg 15 Jun 2009, 12:58

Tambem tem este tutorial ca do forum feito pelo Gusba que esta um pouco mais completo:

https://gmbr.forumeiros.com/tutoriais-f9/manipulando-arquivos-ini-t2153.htm

//EDIT//
se alguem encontrar um tuto sobre DLL avise se nao se importar!
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Mensagem por valfogo Seg 15 Jun 2009, 17:24

Mais é claro que aviso Happy você deve estar precisando tanto quanto eu. aviso sim Very Happy
Vlws ae pelo tuto, mui bom, gusba é mais um dos que owna tambem Happy
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