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Mensagem por caiomga Dom 11 maio 2014, 02:06

Boa Noite!

Uma das coisas mais difíceis em desenvolvimento de games é terminá-los.
Quem neste forum não tem um monte de projetos inacabados?

Pode ser frustrante não observar progresso no seu game, por isso é importante ter feedback.
Além disso, ter de mostrar seu jogo na sexta-feira te impulsiona a fazer progresso.
Isso é o chamado "mecanismo de comprometimento", quando eu crio situações que me obrigam a fazer algo.

Lendo em blogs de desenvolvedores estrangeiros, o Feedback Friday é quase sempre citado como indispensável e um potencializador de projetos, pois na Feedback Friday você testa jogos de outros desenvolvedores bem como recebe ideias e retorno sobre o que você já fez.

Além de facilitar a troca de feedback, a Feedback Friday faz com que o forum se torne mais tecnico, uma vez que feedbacks não ficam mais perdidos no meio das postagens no forum.

PROPOSTA:

Quero copiar o modelo utilizado no Reddit : http://www.reddit.com/r/gamedev/comments/1feeeb/feedback_friday_31/

As regras que proponho são:

1 - Se você postou um game, jogue e dê feedback para pelo menos um game, de preferencia um sem comentários ou o jogo com menos comentários.

2 - Poste links de versões jogáveis do seu jogo

3 - Nada de screenshots, videos de gameplay ou algo do tipo. Poste somente o link para seu jogo, ou para o install do mesmo

4 - Não vale feedbacks como "gostei", ou "não gostei". Explique o que você acha que deveria melhorar e o que você acha que está legal.

5 - A partir da próxima Sexta-Feira 16/05 , começa o Feedback Friday no /r/GameDevBR http://reddit.com/r/gamedevbr
Seria interessante mantermos ambas as Feedback Fridays, uma vez que o /r/GameDevBR não é exclusivo para o Game Maker, ter esses dois canais de feedback torna a coisa mais dinâmica e beneficiamos não só os usuários deste forum.

PROBLEMAS:

1 - O Reddit não permite a postagem de fotos e a interface é toda baseada em texto.
Assim, o formato do forum talvez não seja o melhor para criarmos uma feedback friday, mas alguma coisa é melhor que coisa nenhuma.

2 - As assinaturas acabam criando ruído na comunicação e seria interessante repensar isso.

3 - Uma regra adicional no Feedback Friday do Reddit é que deve-se dar upvote em quem dá bons feedbacks. Upvote é um voto positivo, algo como o joinha no youtube.
O formato do forum não o permite, mas esse é um mecanismo importante pois reconhecer quem ajuda acaba incentivando mais pessoas a ajudarem.

4 - Para que a Feedback Friday seja efetiva, é necessário um lugar de destaque na frontpage do forum. O ideal é colocar o link para Feedback Friday no topo, antes mesmo do Conheça o Game Maker .


OUTROS:

Me ofereço para moderar as Feedback Fridays e para ajudar a manter as coisas andando.


Criar a Feedback Friday irá acabar com postagens do tipo "que tal meu jogo?", uma vez que Feedback Friday é essencialmente isso, vai deixá-lo mais voltado para o desenvolvimento técnico e artístico de games e vai facilitar o feedback para os desenvolvedores.


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Mensagem por Eudes - Hyo Dom 11 maio 2014, 13:04

Po gostei da ideia cara. Mesmo a gente aqui podendo acessar a área de Projetos, seria bom pra você saber quais projetos estão atualmente sendo atualizados.

Só acho que talvez, isso pudesse ser no Sábado. Atingiria um número maior de pessoas.

E sim, as Assinaturas atrapalham (eu acho). Tenho visto cada assinatura, que, putz.
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Mensagem por caiomga Dom 11 maio 2014, 19:34

A ideia é fazer o post na sexta e colher os feedbacks ao longo da semana
Além do que, pode-se encerrar a semana com feedback para alterações logo no inicio da próxima.

Eu vi a área de Projetos, mas o problema é que o feedback não funciona tão bem quanto num evento em que todo mundo opina no jogo de todo mundo.
A troca de feedbacks é muito mais ativa.
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