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[HELP] se referir a um objeto?
+3
Zero.
fredcobain
AlexBosquin
7 participantes
Página 1 de 1
[HELP] se referir a um objeto?
galera minha duvida é a seguinte:
tenho 3 objetos iguais na room, mas eu quero me referir a eles separadamente, por exemplo eu quero desenhar um texto encima do objeto 1 então como faço para me referir a somente ele?
tenho 3 objetos iguais na room, mas eu quero me referir a eles separadamente, por exemplo eu quero desenhar um texto encima do objeto 1 então como faço para me referir a somente ele?
Última edição por AlexBosquin em Seg 24 Fev 2014, 13:00, editado 1 vez(es)
Re: [HELP] se referir a um objeto?
O que o "objeto 1" (que o correto é chamarmos de instância 1) tem de diferente? Foi o primeiro a ser instanciado? Antes me diz o que ele tem de diferente das outras instâncias pra vc botar o texto justamente nele.
Aí vamos tentar descobrir isso via gml.
Aí vamos tentar descobrir isso via gml.
fredcobain- Games Ranking :
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Re: [HELP] se referir a um objeto?
não tem anda é o mesmo objeto coloca na room 3 vezes, então há como fazer uma variável global que faça eu me referi ao primeiro,segundo e terceiro? pra quando um codigo por exemplo: draw_text(x,y,string) na onde esta x e y eu posso falar que quero na posição x e y do objeto 1 ou do objeto 2 e assim por diante!
Re: [HELP] se referir a um objeto?
Salve a id da instância em uma variavel global do tipo, global.instancia = id.
Assim se refira a esse objeto utilizando with, desenhe assim :
with global.instancia
{
// desenho
}
Assim se refira a esse objeto utilizando with, desenhe assim :
with global.instancia
{
// desenho
}
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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Re: [HELP] se referir a um objeto?
A pergunta do fredcobain foi pra aplicar a idéia do FlyAway. Se os objetos não têm nada de diferente, como saber onde aplicar cada texto? O fred ainda te deu o exemplo da ordem de criação de cada um deles, pra não ter erro.
ALGUMA COISA ele tem que ter de diferente dos demais. Nem que seja a posição na tela. Algum critério tem que haver pra você poder dizer ao jogo que aquela instância é que vai mostrar o texto.
Use esse critério, grave a id da instância numa variável (que pode ou não ser global) e use essa variável pra diferenciar a instância das demais.
Ou desenhe o texto a partir de um objeto-controle, como o FlyAway sugeriu, ou, de dentro do próprio objeto, verifique se o valor de id é o mesmo que o da variável e só desenhe o texto nesse caso.
ALGUMA COISA ele tem que ter de diferente dos demais. Nem que seja a posição na tela. Algum critério tem que haver pra você poder dizer ao jogo que aquela instância é que vai mostrar o texto.
Use esse critério, grave a id da instância numa variável (que pode ou não ser global) e use essa variável pra diferenciar a instância das demais.
Ou desenhe o texto a partir de um objeto-controle, como o FlyAway sugeriu, ou, de dentro do próprio objeto, verifique se o valor de id é o mesmo que o da variável e só desenhe o texto nesse caso.
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Re: [HELP] se referir a um objeto?
pelo que eu sei se você colocar o mouse em cima do objeto na room, embaixo aparece o id do objeto
manobrother- Data de inscrição : 31/10/2013
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Re: [HELP] se referir a um objeto?
é claro que não estão na mesma posição, mas para determinar no bjeto uma var global pegando a id, como eu ia me referir somente aquele id?
Re: [HELP] se referir a um objeto?
Nestes casos, eu prefiro simplesmente criar um objeto controle e fazê-lo criar as instâncias que eu quero através do código instance_create que me retorna um ID referente ao objeto que foi criado. Esse ID eu armazeno em uma variável ou em uma array, dependendo da situação (no seu caso, como são objetos iguais, recomendo array). Depois, sempre que eu quiser me referir a uma instância em questão, apenas uso a variável no qual o ID foi armazenado.
Porém, se por algum motivo você não quiser criar os objetos através de código, você pode criar um objeto que "mapeia" a room atrás de determinados objetos, e então, com uma ordem lógica, armazena em uma array. Pense bem antes de fazer isso, é bem mais complexo do que a alternativa anterior.
O que eu disse aqui, é a mesma coisa que o fredcobain, Flyway e o saim sugeriram, mas de forma aplicada. Aproveito e deixe aqui um tutorial que explica como fazer isso.
@manobrother: Sim, é mostrado um ID, mas esse método é totalmente inviável pode não funcionar.
Porém, se por algum motivo você não quiser criar os objetos através de código, você pode criar um objeto que "mapeia" a room atrás de determinados objetos, e então, com uma ordem lógica, armazena em uma array. Pense bem antes de fazer isso, é bem mais complexo do que a alternativa anterior.
O que eu disse aqui, é a mesma coisa que o fredcobain, Flyway e o saim sugeriram, mas de forma aplicada. Aproveito e deixe aqui um tutorial que explica como fazer isso.
@manobrother: Sim, é mostrado um ID, mas esse método é totalmente inviável pode não funcionar.
Re: [HELP] se referir a um objeto?
HAHAH ja li esse seu tutorial 2 vezes, e vou ler denovo não sabia que com parent dava pra fazer xD
Re: [HELP] se referir a um objeto?
Eu não sei se entendi direito o que você quer, mas se for o que eu estou pensando você pode fazer assim:
Crie um objeto qualquer e posicione ele em cima do objeto que você quer que apareça o texto.
No create:
Eu faço isso porque ainda não sei usar array ( inclusive estou lendo o tutorial ),
mas esse método também funciona.
Crie um objeto qualquer e posicione ele em cima do objeto que você quer que apareça o texto.
No create:
- Spoiler:
- objeto_proximo=instance_nearest(x,y,obj_com_texto)
- Spoiler:
- {x = objeto_proximo.x
y = objeto_proximo.y}
Caso você queira usar uma variável do objeto_proximo é só colocar no step:
"vida = objeto_proximo.vida"
Eu faço isso porque ainda não sei usar array ( inclusive estou lendo o tutorial ),
mas esse método também funciona.
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Re: [HELP] se referir a um objeto?
opa vlw pela ajuda, mas não é sobre estar perto, mas sim ter vários objetos iguais e poder dar comendo para eles separadamente! como se fossem objetos diferentes!
Re: [HELP] se referir a um objeto?
Pra vc dar comandos diferentes vc deve discrimina - los de alguma forma. Ou vc pretende dar comandos aleatórios? Eu e Saim estamos tentando te ajudar mas vc não deixa rsrsrs
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Re: [HELP] se referir a um objeto?
HAHAHAHA bom com o tutorial que o willy me passou prvavelmente vá resolver meu problema jovem, porém eu queria algo como
supondo que os tres objetos sejam: obj_ovo
então eu queria me referir a eles como
obj_ovo[1].x = 10
obj_ovo[2].x = 20
obj_ovo[3].x = 30
algo do tipo entende!
supondo que os tres objetos sejam: obj_ovo
então eu queria me referir a eles como
obj_ovo[1].x = 10
obj_ovo[2].x = 20
obj_ovo[3].x = 30
algo do tipo entende!
Re: [HELP] se referir a um objeto?
- Código:
inst_ovo[1] := instance_create(10, y, obj_ovo);
inst_ovo[2] := instance_create(20, y, obj_ovo);
inst_ovo[3] := instance_create(30, y, obj_ovo);
Não deixei "obj_ovo", como você pediu, porque parece o nome do OBJETO. Isso poderia dar uma meleca que só, durante o jogo...
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