GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Qui 18 Abr 2024, 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39


Erro na função game_load

4 participantes

Ir para baixo

Erro na função game_load Empty Erro na função game_load

Mensagem por vitorfernandes13 Qui 06 Fev 2014, 19:26

Tenho 3 tipos de objetos, o primeiro se chama obj_info, e é colocado no Evento "Game Start" o seguinte código:

Código:

//Número de vidas
global.vidas = 15

//Pontuação
global.pontuacao = 0

//Maçãs
global.apple = 10

//Velocidade
global.velocidade = 7

//Pulo
global.pulo = 0

//Minimo
global.minimo = 1

//Sangue chefe
global.sanguechefe = 10

//Portugues
global.portuguese = false

Em seguida tenho o obj_cp (checkpoint), é colocado no evento de colisão com o Player:

Código:

global.cp = true
game_save("obj_cp")

E por fim, tenho o Player, eu coloquei o seguinte código na colisão com TNT:

Código:

if global.cp = true {  //Se player passou pelo checkpoint
    game_load("obj_cp")
    global.vidas -= 1
} else {
    global.vidas -= 1
    room_restart()
}

O problema é que quando o Player volta para o checkpoint, a variavel vidas não tem o valor diminuido, mas, quando ele morre sem passar pelo checkpoint, quando a fase reinicia, a variavel muda de valor. Como concertar isso?
vitorfernandes13
vitorfernandes13

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 11/01/2014
Reputação : 11
Número de Mensagens : 284
Prêmios : Erro na função game_load Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Erro na função game_load Empty Re: Erro na função game_load

Mensagem por PedroIgor Qui 06 Fev 2014, 20:12

vitorfernandes13 escreveu:Tenho 3 tipos de objetos, o primeiro se chama obj_info, e é colocado no Evento "Game Start" o seguinte código:

Código:

//Número de vidas
global.vidas = 15

//Pontuação
global.pontuacao = 0

//Maçãs
global.apple = 10

//Velocidade
global.velocidade = 7

//Pulo
global.pulo = 0

//Minimo
global.minimo = 1

//Sangue chefe
global.sanguechefe = 10

//Portugues
global.portuguese = false

Em seguida tenho o obj_cp (checkpoint), é colocado no evento de colisão com o Player:

Código:

global.cp = true
game_save("obj_cp")

E por fim, tenho o Player, eu coloquei o seguinte código na colisão com TNT:

Código:

if global.cp = true {  //Se player passou pelo checkpoint
    game_load("obj_cp")
    global.vidas -= 1
} else {
    global.vidas -= 1
    room_restart()
}

O problema é que quando o Player volta para o checkpoint, a variavel vidas não tem o valor diminuido, mas, quando ele morre sem passar pelo checkpoint, quando a fase reinicia, a variavel muda de valor. Como concertar isso?

Vamos la, você estar pelo caminho certo.

No obj_cp:
Colisão com obj_player:
Código:

global.cp = false
game_save("obj_cp")

No obj_player:
Colisão com obj_tnt: ~vai ficar assim pois não entendi o que é esse TNT, mais pela logica você muda ;)
Código:

global.cp = true
if global.cp = true {  //Se player passou pelo checkpoint
    game_load("obj_cp")
    global.vidas -= 1
    global.cp = false
} else {
    global.vidas -= 1
    room_restart()
}

qual mudança eu fiz?
tipo: A variável cp(checkpoint) estar false, mais porque? para que quando houver a colisão com o obj_player fazer a magica Smile
mais como fazer essa magica? simplês, quando eles se colidirem o cp passarar a ser true que logo em seguida vem outro codigo que ele vai verificar si ele realmente existe, e obviamente existe :p
então quando ele verificar e executar o codigo dentro do if eu coloquei para que ele volta-se para seu estado natural "FALSE"
podendo efetua ifinitas colisões, pelo menos eu acho Razz


Espero ter ajudado ;)
PedroIgor
PedroIgor

Data de inscrição : 11/12/2013
Reputação : 1
Número de Mensagens : 57
Prêmios : Erro na função game_load Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Erro na função game_load Empty Re: Erro na função game_load

Mensagem por vitorfernandes13 Qui 06 Fev 2014, 20:29

Deu errado, a vida ainda não diminui Sad
--
Estou quase jogando meu PC pela janela  Evil or Very Mad 
vitorfernandes13
vitorfernandes13

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 11/01/2014
Reputação : 11
Número de Mensagens : 284
Prêmios : Erro na função game_load Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Erro na função game_load Empty Re: Erro na função game_load

Mensagem por willyruduit Qui 06 Fev 2014, 20:52

Coloca isso no Player:

No CREATE:
Spoiler:

Na COLISÃO com  o obj_cp:
Spoiler:

Na COLISÃO com o TNT:
Spoiler:

Poupa uma global. e funciona muito bem.
Se ajudei da um jóia.
willyruduit
willyruduit

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : B-B-B-A-A
Data de inscrição : 02/08/2013
Reputação : 33
Número de Mensagens : 306
Prêmios : Erro na função game_load Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Erro na função game_load Empty Re: Erro na função game_load

Mensagem por Pedrin72 Qui 06 Fev 2014, 22:23

Amigo, a função game_load volta ao ponto do save com as variáveis com o valor que estavam quando o game foi salvo, tipo se eu passei no checkpoint com 4 vidas e deu game_save, e morri e perdi 1 de vida, quando da o game_load vai voltar com 4 vidas entendeu?

Tenta marcar o obj_cp como persistente, eu não testei mas deve funcionar, e se ajudei da um joinha ali do lado da minha foto!  Laughing 
Pedrin72
Pedrin72

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D
Data de inscrição : 30/01/2013
Reputação : 6
Número de Mensagens : 128
Prêmios : Erro na função game_load Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Erro na função game_load Empty Re: Erro na função game_load

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos