Entrar
Últimos assuntos
» Preciso de ajudapor AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Qui 18 Abr 2024, 18:28
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
Erro na função game_load
4 participantes
Página 1 de 1
Erro na função game_load
Tenho 3 tipos de objetos, o primeiro se chama obj_info, e é colocado no Evento "Game Start" o seguinte código:
Em seguida tenho o obj_cp (checkpoint), é colocado no evento de colisão com o Player:
E por fim, tenho o Player, eu coloquei o seguinte código na colisão com TNT:
O problema é que quando o Player volta para o checkpoint, a variavel vidas não tem o valor diminuido, mas, quando ele morre sem passar pelo checkpoint, quando a fase reinicia, a variavel muda de valor. Como concertar isso?
- Código:
//Número de vidas
global.vidas = 15
//Pontuação
global.pontuacao = 0
//Maçãs
global.apple = 10
//Velocidade
global.velocidade = 7
//Pulo
global.pulo = 0
//Minimo
global.minimo = 1
//Sangue chefe
global.sanguechefe = 10
//Portugues
global.portuguese = false
Em seguida tenho o obj_cp (checkpoint), é colocado no evento de colisão com o Player:
- Código:
global.cp = true
game_save("obj_cp")
E por fim, tenho o Player, eu coloquei o seguinte código na colisão com TNT:
- Código:
if global.cp = true { //Se player passou pelo checkpoint
game_load("obj_cp")
global.vidas -= 1
} else {
global.vidas -= 1
room_restart()
}
O problema é que quando o Player volta para o checkpoint, a variavel vidas não tem o valor diminuido, mas, quando ele morre sem passar pelo checkpoint, quando a fase reinicia, a variavel muda de valor. Como concertar isso?
vitorfernandes13- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 11/01/2014
Reputação : 11
Número de Mensagens : 284
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Erro na função game_load
vitorfernandes13 escreveu:Tenho 3 tipos de objetos, o primeiro se chama obj_info, e é colocado no Evento "Game Start" o seguinte código:
- Código:
//Número de vidas
global.vidas = 15
//Pontuação
global.pontuacao = 0
//Maçãs
global.apple = 10
//Velocidade
global.velocidade = 7
//Pulo
global.pulo = 0
//Minimo
global.minimo = 1
//Sangue chefe
global.sanguechefe = 10
//Portugues
global.portuguese = false
Em seguida tenho o obj_cp (checkpoint), é colocado no evento de colisão com o Player:
- Código:
global.cp = true
game_save("obj_cp")
E por fim, tenho o Player, eu coloquei o seguinte código na colisão com TNT:
- Código:
if global.cp = true { //Se player passou pelo checkpoint
game_load("obj_cp")
global.vidas -= 1
} else {
global.vidas -= 1
room_restart()
}
O problema é que quando o Player volta para o checkpoint, a variavel vidas não tem o valor diminuido, mas, quando ele morre sem passar pelo checkpoint, quando a fase reinicia, a variavel muda de valor. Como concertar isso?
Vamos la, você estar pelo caminho certo.
No obj_cp:
Colisão com obj_player:
- Código:
global.cp = false
game_save("obj_cp")
No obj_player:
Colisão com obj_tnt:
- Código:
global.cp = true
if global.cp = true { //Se player passou pelo checkpoint
game_load("obj_cp")
global.vidas -= 1
global.cp = false
} else {
global.vidas -= 1
room_restart()
}
qual mudança eu fiz?
tipo: A variável cp(checkpoint) estar false, mais porque? para que quando houver a colisão com o obj_player fazer a magica
mais como fazer essa magica? simplês, quando eles se colidirem o cp passarar a ser true que logo em seguida vem outro codigo que ele vai verificar si ele realmente existe, e obviamente existe :p
então quando ele verificar e executar o codigo dentro do if eu coloquei para que ele volta-se para seu estado natural "FALSE"
podendo efetua ifinitas colisões, pelo menos eu acho
tipo: A variável cp(checkpoint) estar false, mais porque? para que quando houver a colisão com o obj_player fazer a magica
mais como fazer essa magica? simplês, quando eles se colidirem o cp passarar a ser true que logo em seguida vem outro codigo que ele vai verificar si ele realmente existe, e obviamente existe :p
então quando ele verificar e executar o codigo dentro do if eu coloquei para que ele volta-se para seu estado natural "FALSE"
podendo efetua ifinitas colisões, pelo menos eu acho
Espero ter ajudado ;)
PedroIgor- Data de inscrição : 11/12/2013
Reputação : 1
Número de Mensagens : 57
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Erro na função game_load
Deu errado, a vida ainda não diminui
--
Estou quase jogando meu PC pela janela
--
Estou quase jogando meu PC pela janela
vitorfernandes13- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 11/01/2014
Reputação : 11
Número de Mensagens : 284
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Erro na função game_load
Coloca isso no Player:
No CREATE:
Na COLISÃO com o obj_cp:
Na COLISÃO com o TNT:
Poupa uma global. e funciona muito bem.
Se ajudei da um jóia.
No CREATE:
- Spoiler:
- Código:
check=false
Na COLISÃO com o obj_cp:
- Spoiler:
- Código:
check=true
Na COLISÃO com o TNT:
- Spoiler:
- Código:
if (check)
{
global.vidas -= 1
x=obj_cp.x
y=obj_cp.y
}
else
{
global.vidas -= 1
room_restart()
}
Poupa uma global. e funciona muito bem.
Se ajudei da um jóia.
willyruduit- Games Ranking :
Notas recebidas : B-B-B-A-A
Data de inscrição : 02/08/2013
Reputação : 33
Número de Mensagens : 306
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Erro na função game_load
Amigo, a função game_load volta ao ponto do save com as variáveis com o valor que estavam quando o game foi salvo, tipo se eu passei no checkpoint com 4 vidas e deu game_save, e morri e perdi 1 de vida, quando da o game_load vai voltar com 4 vidas entendeu?
Tenta marcar o obj_cp como persistente, eu não testei mas deve funcionar, e se ajudei da um joinha ali do lado da minha foto!
Tenta marcar o obj_cp como persistente, eu não testei mas deve funcionar, e se ajudei da um joinha ali do lado da minha foto!
Pedrin72- Games Ranking :
Notas recebidas : D
Data de inscrição : 30/01/2013
Reputação : 6
Número de Mensagens : 128
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» [Resolvido]Qual o erro aqui? Erro no código
» Erro e não erro na compilação do GMS para Android.
» [Resolvido] game maker da erro sem ter erro
» [Erro Inesperado]Erro com comparação
» [erro] Erro no meu codigo javascript
» Erro e não erro na compilação do GMS para Android.
» [Resolvido] game maker da erro sem ter erro
» [Erro Inesperado]Erro com comparação
» [erro] Erro no meu codigo javascript
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|