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A piranha do meu jogo está presa no rio!

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A piranha do meu jogo está presa no rio! Empty A piranha do meu jogo está presa no rio!

Mensagem por vitorfernandes13 Dom 26 Jan 2014, 15:18

Bem, estou desenvolvendo um game, so que aconteceu um bug aqui, eu tenho o objeto rio, e o objeto piranha, e queria que a piranha "pulasse" para fora do rio, depois voltasse para ele, e voltar a pular depois de dois segundos.

Só que aconteceu um bug, a piranha quando entra em colisão com o rio, ela não sobe novamente, pensei que seria falta de mascara, mas coloquei mascara no rio e na piranha e o erro continuou. No objeto piranha eu coloquei:

Código:

//No create da piranha
//Variavel peixe
global.peixe = false

//Velocidade vertical
vspeed = 7

Código:

//Na colisão com um bloco superior (a piranha irá descer de volta para o rio)
vspeed = -vspeed

Código:

//Na colisão com rio
//Anula velocidade
vspeed = 0
//Além disso coloquei um alarme de dois segundos

Código:

//Quando o alarme chegar a zero
//Variavel peixe
global.peixe = true

Código:

//No step da piranha
if global.peixe = true {  //Se o alarme chegar a zero, a variável será verdadeira
    vspeed = 7  //E a piranha voltará a subir
}

Aqui está imagem do bug: https://2img.net/r/ihimizer/v2/800x600q90/845/33zq.png
Alguém poderia me explicar o motivo do erro? E me ajudar a resolve-ló?
vitorfernandes13
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A piranha do meu jogo está presa no rio! Empty Re: A piranha do meu jogo está presa no rio!

Mensagem por PixGames Dom 26 Jan 2014, 16:09

Tenta fazer com que a piranha seja destruída quando voltar para a água e seja recriada depois dos dois segundos,criando assim um loop.Enquanto ao seu código eu acho que o erro está no alarm,ou você não colocou na ordem certa...
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A piranha do meu jogo está presa no rio! Empty Re: A piranha do meu jogo está presa no rio!

Mensagem por xxxAKIRAxxx Dom 26 Jan 2014, 17:13

Você não pode colocar o alarm de 2 segundos com a colisão do rio, pois ela vai ta colidindo com o rio e isso fara o alarm fica em 2 pra sempre ou seja, o alarm nunca vai chegar a zero.

tira o alarm que  você colocou na colisão com o rio e acrescente este código no STEP.
Código:

if !place_meeting(x,y,nome do seu objeto rio){
alarm[0] = 40
}
isto deve resolver XD
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A piranha do meu jogo está presa no rio! Empty Re: A piranha do meu jogo está presa no rio!

Mensagem por JoaoVanBlizzard Dom 26 Jan 2014, 17:39

Eu sempre gosto de ensinar os usuários a aprenderem a fazer da forma que estão tentando pois isso pode facilitar a vida deles e conhecimento para o futuro, a ideia do PixGames é valida, mas do seu jeito pode-se fazer assim:

No create:
Código:

//Velocidade vertical
vspeed =- 7 //aqui indica que a piranha vai subir

Na colisão com um bloco superior
Código:

vspeed =7

quando volta para o rio
Código:

if vspeed<>0
{
 vspeed=0
alarm[0]=60
}

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Código:

vspeed=-7//aqui a piranha sobe outra vez
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A piranha do meu jogo está presa no rio! Empty Re: A piranha do meu jogo está presa no rio!

Mensagem por vitorfernandes13 Dom 26 Jan 2014, 19:16

JoaoVanBlizzard escreveu:Eu sempre gosto de ensinar os usuários a aprenderem a fazer da forma que estão tentando pois isso pode facilitar a vida deles e conhecimento para o futuro, a ideia do PixGames é valida, mas do seu jeito pode-se fazer assim:

No create:
Código:

//Velocidade vertical
vspeed =- 7 //aqui indica que a piranha vai subir

Na colisão com um bloco superior
Código:

vspeed =7

quando volta para o rio
Código:

if vspeed<>0
{
 vspeed=0
alarm[0]=60
}

Evento Alarm0
Código:

vspeed=-7//aqui a piranha sobe outra vez

Muito obrigado João, infelizmente nao poderei testar o codigo hj, mas, sei que vindo de vc ele vai dar certo, e obrigado por tentar resolver na forma que estou fazendo, isso realmente facilita  What a Face 
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