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Fazendo seu primeiro jogo !
3 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Fazendo seu primeiro jogo !
Olá, esse é um tutorial que eu fiz, foi o mesmo conceito que eu usei para ajudar meu companheiro a criar o primeiro jogo dele, com as minhas ideias.
Primeiro de tudo gostaria de dizer que evitarei usar o máximo de códigos possíveis aqui. Em segundo, gostaria de dizer que esse jogo, vai ser um simples, com você desviando de inimigos e alcançando o objetivo para passar de faze. Vamos em frente
Seu primeiro jogo!
necessário GM8.0 no mínimo.
Vamos começar com as sprites, as sprites,são imagens que podem ser tanto animadas como algo parado, elas servem para poder dar aparência para os objetos. desenhe algo simples, do seu agrado, de preferência de uma unica forma apenas, um quadrado ou algo parecido, para ser o nosso personagem, vou usar como exemplo esse aqui:
Depois, desenhe o inimigo:
a parede:
a imagem do que vai te fazer passar de faze:
um item:
e uma HUD:
Agora precisaremos de um background, o background é a imagem de fundo, que passa durante a game play. Digamos que seria o chão de onde você vai andar. vou usar esse aqui como exemplo:
Com tudo em mãos, vamos começar a "programar". Vamos começar com a movimentação do personagem. Crie um obj clicando em cima da pasta "Objects" e clicando com o botão direito e ir em "Create Object"
Você vai ver uma janela parecida com isso:
Nomeie o Obj para Obj_Personagem, e depois selecione o sprite que você desenhou para ele. Agora, vá na opção Add Event, Keyboard, e selecione Right. Logo após isso, na aba Movie ao seu lado, selecione a opção "Jump To Position"
Depois, coloque da seguinte maneira:
Depois, clique novamente em Add Event, Keyboard e selecione Left, selecione Jump To Position outra vez e deixe dessa forma:
Mesmo procedimento, dessa vez selecione UP e coloque assim:
Mesmo procedimento e agora selecione Down:
Pronto. A movimentação de seu personagem já está completa, se coloca-lo em uma room, ele vai andar para todas as direções.
Explicação:
Quando você colocou aqueles números, com - e sem - e depois marcando relative, você estava fazendo o personagem se mover em uma direção X e Y relativa a que ele estava!
Agora, crie um obj com o nome Obj_Parede.
Selecione o sprite da parede e apenas marque a opção Solid, ao lado de Visible.
Voltando ao Obj_Personagem, vá no Add Event, Colison e selecione o Obj_Parede, e coloque a opção Move Fixed:
e deixe desta forma:
Explicação:
Quando você selecionou o meio, você estava colocando para quando o personagem colidi-se com a parede, ele não movimenta-se em nenhuma direção, fazendo com que ele não pude-se passar dali.
Ótimo, estamos indo muito bem. Vamos criar agora o Obj_item, selecionando o sprite que você fez para ele. Add Event, colison, selecione o Obj_Personagem e selecione a aba Main 1, e vá na opção destroy the instance:
Assim, quando o personagem encostar no item, ele vai sumir.
Pronto,o básico já esta feito. Agora vamos criar o inimigo. Crie o Obj_Inimigo, selecione o sprite, vá em Add Event, Create e selecione a opção Movie Fixed novamente, mas dessa vez você vai coloca-la para cima, e a velocidade 8:
Agora selecione Colison, Obj_Parede slecione Reverse Vertical Direction:
pronto, obj inimigo criado, ele vai movimentar-se para cima e sempre que bater na parede vai retornar verticalmente.
Voltando ao player, Add Event, colision, Obj_Inimigo, vá na aba main 1 e selecione Restart current Room. Assim, quando o player encostar com o inimigo a fase vai reniciar.
Começando agora com os códigos
Crie um obj chamado Obj_Controle, não precisa de sprite nenhum, add event, create, vá na aba control e selecione Execute Code e coloque o seguinte:
agora volte ao obj controle add event, drawn, execute code, e digite o seguinte código:
Agora ainda no evento drawn, vá na aba drawn e selecione drawn sprite.
em sprite você seleciona o sprite da hud
em x view_xview+32
em y view_yview+32
em subimage deixe -1
isso vai desenhar o sprite da hud.
Volte ao Obj_Player va em add event, colison, obj_item, control, execute code e coloque assim:
Agora vamos criar o obj que passa de faze, crie ele, e selecione o sprite de passar de faze, o nomeie de Obj_passardefaze
Vá no player novamente, colison, obj passardefaze, main 1 e selecione go to next room.
Assim, quando o player encostar no obj passardefaze, ele vai pra room seguinte.
Volte no obj controle, va em add event, step, step outra vez, control, execute code:
É isso amigos, a parte de programação acabou, agora e a parte mais divertida: criar fazes!
na pasta room, crie uma room, vá na aba views e deixe dessa forma:
agora na aba settings, em width coloque 1000
e deixe height em 480
em backgrounds, selecione o background que você criou.
volte na aba Objects, lembre-se: Coloque o Obj controle antes de todos os outros!
lembre-se também de colocar 10 moedas na faze, nada mais nada menos.
cerque toda a faze com o Obj_parede e sinta-se livre para criar! Se quiser fazer uma faze maior na aba settings em Width coloque mais que 1000.
Quando você pegar 10 moedas, vai aparecer uma porta no inicio da faze, voce encosta nela e vai pra proxima room, ou proxima faze!
Boa sorte no seu primeiro jogo!
Primeiro de tudo gostaria de dizer que evitarei usar o máximo de códigos possíveis aqui. Em segundo, gostaria de dizer que esse jogo, vai ser um simples, com você desviando de inimigos e alcançando o objetivo para passar de faze. Vamos em frente
Seu primeiro jogo!
necessário GM8.0 no mínimo.
Vamos começar com as sprites, as sprites,são imagens que podem ser tanto animadas como algo parado, elas servem para poder dar aparência para os objetos. desenhe algo simples, do seu agrado, de preferência de uma unica forma apenas, um quadrado ou algo parecido, para ser o nosso personagem, vou usar como exemplo esse aqui:
Depois, desenhe o inimigo:
a parede:
a imagem do que vai te fazer passar de faze:
um item:
e uma HUD:
Agora precisaremos de um background, o background é a imagem de fundo, que passa durante a game play. Digamos que seria o chão de onde você vai andar. vou usar esse aqui como exemplo:
Com tudo em mãos, vamos começar a "programar". Vamos começar com a movimentação do personagem. Crie um obj clicando em cima da pasta "Objects" e clicando com o botão direito e ir em "Create Object"
Você vai ver uma janela parecida com isso:
Nomeie o Obj para Obj_Personagem, e depois selecione o sprite que você desenhou para ele. Agora, vá na opção Add Event, Keyboard, e selecione Right. Logo após isso, na aba Movie ao seu lado, selecione a opção "Jump To Position"
Depois, coloque da seguinte maneira:
Depois, clique novamente em Add Event, Keyboard e selecione Left, selecione Jump To Position outra vez e deixe dessa forma:
Mesmo procedimento, dessa vez selecione UP e coloque assim:
Mesmo procedimento e agora selecione Down:
Pronto. A movimentação de seu personagem já está completa, se coloca-lo em uma room, ele vai andar para todas as direções.
Explicação:
Quando você colocou aqueles números, com - e sem - e depois marcando relative, você estava fazendo o personagem se mover em uma direção X e Y relativa a que ele estava!
Agora, crie um obj com o nome Obj_Parede.
Selecione o sprite da parede e apenas marque a opção Solid, ao lado de Visible.
Voltando ao Obj_Personagem, vá no Add Event, Colison e selecione o Obj_Parede, e coloque a opção Move Fixed:
e deixe desta forma:
Explicação:
Quando você selecionou o meio, você estava colocando para quando o personagem colidi-se com a parede, ele não movimenta-se em nenhuma direção, fazendo com que ele não pude-se passar dali.
Ótimo, estamos indo muito bem. Vamos criar agora o Obj_item, selecionando o sprite que você fez para ele. Add Event, colison, selecione o Obj_Personagem e selecione a aba Main 1, e vá na opção destroy the instance:
Assim, quando o personagem encostar no item, ele vai sumir.
Pronto,o básico já esta feito. Agora vamos criar o inimigo. Crie o Obj_Inimigo, selecione o sprite, vá em Add Event, Create e selecione a opção Movie Fixed novamente, mas dessa vez você vai coloca-la para cima, e a velocidade 8:
Agora selecione Colison, Obj_Parede slecione Reverse Vertical Direction:
pronto, obj inimigo criado, ele vai movimentar-se para cima e sempre que bater na parede vai retornar verticalmente.
Voltando ao player, Add Event, colision, Obj_Inimigo, vá na aba main 1 e selecione Restart current Room. Assim, quando o player encostar com o inimigo a fase vai reniciar.
Começando agora com os códigos
Crie um obj chamado Obj_Controle, não precisa de sprite nenhum, add event, create, vá na aba control e selecione Execute Code e coloque o seguinte:
- Código:
global.moedas=0
agora volte ao obj controle add event, drawn, execute code, e digite o seguinte código:
- Código:
draw_text(view_xview+64,view_yview+32,+string(global.moedas))
Agora ainda no evento drawn, vá na aba drawn e selecione drawn sprite.
em sprite você seleciona o sprite da hud
em x view_xview+32
em y view_yview+32
em subimage deixe -1
isso vai desenhar o sprite da hud.
Volte ao Obj_Player va em add event, colison, obj_item, control, execute code e coloque assim:
- Código:
global.moedas+=1
Agora vamos criar o obj que passa de faze, crie ele, e selecione o sprite de passar de faze, o nomeie de Obj_passardefaze
Vá no player novamente, colison, obj passardefaze, main 1 e selecione go to next room.
Assim, quando o player encostar no obj passardefaze, ele vai pra room seguinte.
Volte no obj controle, va em add event, step, step outra vez, control, execute code:
- Código:
if global.moedas >=10{instance_create(32,96,obj_passardefaze)}
É isso amigos, a parte de programação acabou, agora e a parte mais divertida: criar fazes!
na pasta room, crie uma room, vá na aba views e deixe dessa forma:
agora na aba settings, em width coloque 1000
e deixe height em 480
em backgrounds, selecione o background que você criou.
volte na aba Objects, lembre-se: Coloque o Obj controle antes de todos os outros!
lembre-se também de colocar 10 moedas na faze, nada mais nada menos.
cerque toda a faze com o Obj_parede e sinta-se livre para criar! Se quiser fazer uma faze maior na aba settings em Width coloque mais que 1000.
Quando você pegar 10 moedas, vai aparecer uma porta no inicio da faze, voce encosta nela e vai pra proxima room, ou proxima faze!
Boa sorte no seu primeiro jogo!
DVictorPS- Games Ranking :
Notas recebidas : D+E+C
Data de inscrição : 23/01/2012
Reputação : 5
Número de Mensagens : 107
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker Studio 1.4
Re: Fazendo seu primeiro jogo !
Achei o tutorial bem interessante. Qualquer iniciante consegue criar um jogo bem fácil. Você não explicou demais algumas coisas , mas pra quem é iniciante realmente não explicar ativa a curiosidade que leva qualquer um a procurar mais sobre o assunto.
Rodrigo Santiago- Games Ranking :
Notas recebidas : C + C + B
Data de inscrição : 28/07/2012
Reputação : 73
Número de Mensagens : 1281
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 3 x 1 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: Fazendo seu primeiro jogo !
Parabéns pelo tuto.
Interessante para iniciantes.
Muito bem detalhado.
Peca um pouco na identação. Seria interessante vc quebrar o tutorial em capítulos pra ficar menos massante.
Cuidado tbm com os errinhos de pt-br (como "faze" em vez de "fase").
Está aprovado, mas gostaria muito que vc trabalhasse nesses pontos de melhoria.
Interessante para iniciantes.
Muito bem detalhado.
Peca um pouco na identação. Seria interessante vc quebrar o tutorial em capítulos pra ficar menos massante.
Cuidado tbm com os errinhos de pt-br (como "faze" em vez de "fase").
Está aprovado, mas gostaria muito que vc trabalhasse nesses pontos de melhoria.
fredcobain- Games Ranking :
Data de inscrição : 14/04/2011
Reputação : 163
Número de Mensagens : 692
Prêmios :
x 0 x 3 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
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