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[Dúvida]Preciso de ajuda com a sprite do inimigo
3 participantes
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[Dúvida]Preciso de ajuda com a sprite do inimigo
Boa tarde/noite, ou bom dia a todos! Preciso muito de ajuda com a sprite do inimigo do meu jogo, que no codigo, ele seguirá o personagem. Eis o problema:
Quero que, enquanto ele estiver seguindo o meu personagem (mp_potential_step_object) ele mude as sprites, para que pareça com que ele esteja "seguindo" o personagem, e "virando-se" para ele. Tentei um codigo, que confere se o X e Y do herói é maior, ou menor do que a do objHeroi (personagem jogável), mas tambem nao deu certo, ou ele só vira para os lados, ou para cima ou baixo... Preciso realmente de resolver isso '0'
Obrigado desde já
Quero que, enquanto ele estiver seguindo o meu personagem (mp_potential_step_object) ele mude as sprites, para que pareça com que ele esteja "seguindo" o personagem, e "virando-se" para ele. Tentei um codigo, que confere se o X e Y do herói é maior, ou menor do que a do objHeroi (personagem jogável), mas tambem nao deu certo, ou ele só vira para os lados, ou para cima ou baixo... Preciso realmente de resolver isso '0'
Obrigado desde já
arthur322- Data de inscrição : 24/10/2013
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Re: [Dúvida]Preciso de ajuda com a sprite do inimigo
mp_potential_step_object normalmente é usado em jogos top-down. Nesse caso, o mais comum é usar image_angle
- Código:
image_angle := point_direction(x, y, obj_player.x, obj_player.y);
saim- Games Ranking :
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Re: [Dúvida]Preciso de ajuda com a sprite do inimigo
Entendi... Vou testar agora, mas meu jogo é visão de topo mesmo!
Edit- ----- - -- - - -
Entendi agora o que o código faz, mas não achei muito bom =S as sprites dos inimigos vao ficar esquisitas usando esse código, mas obrigado mesmo assim... ;D
Edit- ----- - -- - - -
Entendi agora o que o código faz, mas não achei muito bom =S as sprites dos inimigos vao ficar esquisitas usando esse código, mas obrigado mesmo assim... ;D
arthur322- Data de inscrição : 24/10/2013
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Re: [Dúvida]Preciso de ajuda com a sprite do inimigo
dependendo de qntas direções ele vai vc pode checar a direction dele e declarar uma sprite (direita, esquerda e tals).
Acho q daria um certo trabalho
Acho q daria um certo trabalho
Zero.- Data de inscrição : 19/08/2010
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Re: [Dúvida]Preciso de ajuda com a sprite do inimigo
Defina "esquisitas".arthur322 escreveu:as sprites dos inimigos vao ficar esquisitas usando esse código
Se o problema é o serrilhado da sprite, o game maker tem umas soluções pra isso; ou você pode criar uma sprite pra cada ângulo e definir a sprite em função do ângulo (não recomendo).
Se for a movimentação, que pode ficar rápida demais, a solução é você quem tem que dar (mas a gente pode ajudar ).
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Re: [Dúvida]Preciso de ajuda com a sprite do inimigo
Não queria que a sprite do inimigo ficasse "girando", mas sim, trocando de sprites para cima/lados/e baixo...saim escreveu:Defina "esquisitas".arthur322 escreveu:as sprites dos inimigos vao ficar esquisitas usando esse código
Se o problema é o serrilhado da sprite, o game maker tem umas soluções pra isso; ou você pode criar uma sprite pra cada ângulo e definir a sprite em função do ângulo (não recomendo).
Se for a movimentação, que pode ficar rápida demais, a solução é você quem tem que dar (mas a gente pode ajudar ).
arthur322- Data de inscrição : 24/10/2013
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Re: [Dúvida]Preciso de ajuda com a sprite do inimigo
ah. nesse caso, a solução é aquela que eu não tinha recomendado mesmo... verifique o ângulo e defina a sprite_index ou image_index em função desse ângulo. Nesses casos, eu gosto de usar códigos como:
- Código:
// defina "ang" como o ângulo, como antes
var situ;
situ := round(ang / n_imagens); // n_imagens é o número de imagens, deve ser definido antes
switch (situ) { // situ = situação
case 0: { sprite_index := spr_0; break}
case 1: { sprite_index := spr_1; break}
case 2: { sprite_index := spr_2; break}
// etc
}
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