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[Dúvida]Preciso de ajuda com a sprite do inimigo

3 participantes

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inimigo - [Dúvida]Preciso de ajuda com a sprite do inimigo  Empty [Dúvida]Preciso de ajuda com a sprite do inimigo

Mensagem por arthur322 Seg 18 Nov 2013, 15:18

Boa tarde/noite, ou bom dia a todos! Preciso muito de ajuda com a sprite do inimigo do meu jogo, que no codigo, ele seguirá o personagem. Eis o problema:
Quero que, enquanto ele estiver seguindo o meu personagem (mp_potential_step_object) ele mude as sprites, para que pareça com que ele esteja "seguindo" o personagem, e "virando-se" para ele. Tentei um codigo, que confere se o X e Y do herói é maior, ou menor do que a do objHeroi (personagem jogável), mas tambem nao deu certo, ou ele só vira para os lados, ou para cima ou baixo... Preciso realmente de resolver isso '0'
Obrigado desde já What a Face 
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Mensagem por saim Seg 18 Nov 2013, 15:46

mp_potential_step_object normalmente é usado em jogos top-down. Nesse caso, o mais comum é usar image_angle
Código:
image_angle := point_direction(x, y, obj_player.x, obj_player.y);
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Mensagem por arthur322 Seg 18 Nov 2013, 21:25

Entendi... Vou testar agora, mas meu jogo é visão de topo mesmo! Happy

Edit- ----- - -- - - -

Entendi agora o que o código faz, mas não achei muito bom =S as sprites dos inimigos vao ficar esquisitas usando esse código, mas obrigado mesmo assim... ;D
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Mensagem por Zero. Ter 19 Nov 2013, 00:05

dependendo de qntas direções ele vai vc pode checar a direction dele e declarar uma sprite (direita, esquerda e tals).
Acho q daria um certo trabalho Happy
Zero.
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Mensagem por saim Ter 19 Nov 2013, 09:56

arthur322 escreveu:as sprites dos inimigos vao ficar esquisitas usando esse código
Defina "esquisitas".
Se o problema é o serrilhado da sprite, o game maker tem umas soluções pra isso; ou você pode criar uma sprite pra cada ângulo e definir a sprite em função do ângulo (não recomendo).
Se for a movimentação, que pode ficar rápida demais, a solução é você quem tem que dar (mas a gente pode ajudar Smile ).
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Mensagem por arthur322 Ter 19 Nov 2013, 22:35

saim escreveu:
arthur322 escreveu:as sprites dos inimigos vao ficar esquisitas usando esse código
Defina "esquisitas".
Se o problema é o serrilhado da sprite, o game maker tem umas soluções pra isso; ou você pode criar uma sprite pra cada ângulo e definir a sprite em função do ângulo (não recomendo).
Se for a movimentação, que pode ficar rápida demais, a solução é você quem tem que dar (mas a gente pode ajudar Smile).
Não queria que a sprite do inimigo ficasse "girando", mas sim, trocando de sprites para cima/lados/e baixo...
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Mensagem por saim Qua 20 Nov 2013, 10:16

ah. nesse caso, a solução é aquela que eu não tinha recomendado mesmo... verifique o ângulo e defina a sprite_index ou image_index em função desse ângulo. Nesses casos, eu gosto de usar códigos como:
Código:
// defina "ang" como o ângulo, como antes
var situ;
situ := round(ang / n_imagens); // n_imagens é o número de imagens, deve ser definido antes
switch (situ) { // situ = situação
case 0: { sprite_index := spr_0; break}
case 1: { sprite_index := spr_1; break}
case 2: { sprite_index := spr_2; break}
// etc
}
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