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como dar so um tiro?

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como dar so um tiro? Empty como dar so um tiro?

Mensagem por voldemortBR Seg 03 Ago 2009, 12:09

Eu so novo fazendo jogos, e vim aqui pedir ajuda pois estou fazendo um game de tiro mais quando eu aperto o <space> que foi o controle que eu botei para atirar o boneco solta um monte de tiros, e eu queria que toda vez que eu atirasse o personagem soltasse so um tiro e depois de um tempo ele soltasse outro como se fosse uma pistola um tiro a cada alguns milesimos de segundo.
Sera que alguem poderia me ajudar.

OBS: eu nao usei scripts no meu jogo e minha verao do game maker e a 7.0 lite.
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Mensagem por lipe1994 Seg 03 Ago 2009, 12:18

Coloque no evento Create:

podeatirar = true

No evento step
Código:
if podeatirar = true
{
instance_create(x,y,nomedoobjdotiro)
}

Código:
No evento da onde vc aperta pra atirar
{
podeatirar = false
}

Acho que e isso...
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Mensagem por Gordyne Seg 03 Ago 2009, 13:23

Tenta fazer a mesma coisa, só que no evento KeyPress...
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Mensagem por wac2007 Seg 03 Ago 2009, 13:27

Para fazer isso eu utilizaria o código do lipe1994 com alarm assim:

Evento Create
Código:
pode_atirar = true

Evento Apertar Espaço
Código:
if pode_atirar = true
{
instance_create(x,y,nomedoobjdotiro)
pode_atirar = false
alarm[0] = (tempo que você quiser)
}

Ae no Evento Alarm0
Código:
pode_atirar = true

é um jeito bem simples não? Very Happy
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Mensagem por lipe1994 Seg 03 Ago 2009, 13:42

E Quente tem o alarm...

desse jeito que o wac2007 falou nao tem erro!!
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Mensagem por voldemortBR Seg 03 Ago 2009, 14:22

Esses codigos eu tenho que colocar em que obj:
no obj da bala, no objeto do personagem?
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Mensagem por wac2007 Seg 03 Ago 2009, 15:20

personagem Happy
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Mensagem por voldemortBR Seg 03 Ago 2009, 15:38

vlw..

me trou de uma roubada. Very Happy

Mais esses comandos, por exemplo toda vez que eu quiser que algum personagem de tiro eu posso usar eles.vlw.
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Mensagem por PedroX Ter 04 Ago 2009, 14:04

usa oq o Gordyne falou key press ai vc tem q fica apertano pra cada tiro

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


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Mensagem por alexgatimm Qui 06 Ago 2009, 16:11

lipe1994 NO MEU NAUN funciou so deu um trem la que qunado eu aperta pra atirar fika uma bala parade e as outras normais
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Mensagem por alexgatimm Qui 06 Ago 2009, 16:12

como dar so um tiro? C:\Users\Alexandre\Desktop\okokk
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Mensagem por alexgatimm Qui 06 Ago 2009, 16:16

https://2img.net/r/ihimizer/img196/6940/okokk.png olha ai esta a imagen do que ta dano
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Mensagem por minato.11 Qui 06 Ago 2009, 18:48

Tutorial


Nesse simples tutorialzinho se como movimentar o obj_player e fazer ele atira o obj_bala.

Crie um objeto coloque uma sprite qualquer invertida para a posição left :arrow:. Depois nomei - o de obj_player.

No evento Create adicione o codigo:

Código:
atirar=true

No evento Alarm 0 adicione o codigo:

Código:
atirar=true

Pronto agora vamos dar movimento a ele no evento steep adicione o codigo:

Código:
direction = point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y);
image_angle = direction;
x=obj_player.x y=obj_player.y

Depois ainda no evento steep adicione:

Código:
if keyboard_check(vk_down) and place_free(x,y+5) {
y+=5
}

if keyboard_check(vk_left) and place_free(x-5,y) {
x-=5
}

if keyboard_check(vk_up) and place_free(x,y-5) {
y-=5
}

if keyboard_check(vk_right) and place_free(x+5,y) {
x+=5
}

Crie um novo evento o evento end steep e adicone o codigo:

Código:

image_angle=point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y)

Pronto teste e veja que nosso player observa todos as direções diagonais e não diagonais.

Agora observe que ele anda sem para vamo dar um stop nele.
Crie um novo evento no key e na aba move procure as setinhas vermelhas
< ^ > Coloque elas e nas configuração clique no no qudradinho do meio e em speed coloque 0 e de ok.

Pronto nosso player e quando soltamos as teclas ele para.
Agora vamos fazer ele atira o obj_bala.

Crie um novo evento Mouse > Glob left Button.
E adicione o seguinte codigo:

Código:
if atirar=true
{
instance_create(x,y,obj_bala)
alarm[0]=15
atirar=false
effect_create_above(ef_ring,mouse_x,mouse_y,0,12632256)
sound_play(snd_tiro)
}

Explicando o codigo:

if atirar = true : Verifica se pode atirar
instance_cre... : cria o obj_bala
alarm[0] = 15 : significa qui a cada 15 seguntos vc pode criar um tiro novo
atirar = false : o tiro fica desativado
effect_create_abo... : da um efeito pra quando a bala desaparecer
sound_pla... : o som do tiro adicone para ficar mais realista.

Lembrando: Coloque o som: snd_tiro ou então o jogo da erro.

agora de ok no obj_player.

Crie um novo objeto e nomei - o de obj_bala e coloque um sprite de uma bala.
Agora no evento Create adicione o seguinte codigo:

Código:
direction = point_direction(x,y,mouse_x,mouse_y);
image_angle = direction;
speed=15
alarm[0]=25

Assim ele ira ao ponto do mouse em 15 de velocidade e durara 25 segundos ativa.

Agora no alarm 0 adicione o codigo:

Código:
effect_create_below(ef_explosion,x,y,0,255)
instance_destroy()

assim quando acabar os 25 segundos ela ira ao alrm 0 onde ira se destruir com um belo efeito.

Pronto nosso simples atirador de elite está completo.
Espero que isto responda sua duvida alexgatimm e cuidado com os posts duplos! Happy
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Mensagem por alexgatimm Sex 07 Ago 2009, 09:09

cara ai tu me ensinou a andar eu quero saber como dar so um tiro como diz o topico kk???
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Mensagem por minato.11 Sex 07 Ago 2009, 18:16

Mais ta incluido como dar um tiro!
Leia com atenção X.X
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Mensagem por tata139 Sex 07 Ago 2009, 18:34

E que ele tem a versao lite do gm e o minato.11 falou da pro.
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