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Criar um sprite inGame.
3 participantes
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Criar um sprite inGame.
Bom dia amigos, alguém saberia como executar essa operação?
Exemplo:
o Jogador tem vários sprites com vários estados, eu preciso a cada movimento do player criar um sprite com uma unica imagem; Essa image é um image_index do player naquele momento.
Esse sprite dinâmico (digamos assim) vai mudar a cada mudança do image_index do player.
Exemplo:
o Jogador tem vários sprites com vários estados, eu preciso a cada movimento do player criar um sprite com uma unica imagem; Essa image é um image_index do player naquele momento.
Esse sprite dinâmico (digamos assim) vai mudar a cada mudança do image_index do player.
diegoLuiz- Data de inscrição : 28/10/2012
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Re: Criar um sprite inGame.
Se você quiser que o objeto exiba uma única imagem e fique estático nela, você pode usar a variável "image_index" para escolher o frame de animação e, em seguida, parar a velocidade da animação com a variável "image_speed".
- Código:
image_index = 5; // escolhe o sexto quadro de animação (conta de 0 a 5)
image_speed = 0; // para a animação.
Outra alternativa é usar a "image_single", que não é documentada no help, mas não é uma constante e pode ser alterada. Se mudada pra -1 ela atende à velocidade da animação dita pela image_speed, mas se for maior ou igual a zero, ela vai manter a animação estática no quadro que você definir.
- Código:
image_single = -1; // toca toda a animação, de acordo com image_speed
- Código:
image_single = 4; // vai parar a animação no quinto quadro (conta de 0 a 4)
Mas se eu entender sua pergunta ao pé da letra e pressupor que você queira, mesmo, criar um sprite novo a partir de um único quadro, você pode usar surfaces para desenhar o quadro desejado dentro dela e depois criar o seu novo sprite a partir da função "sprite_create_from_surface".
Boa sorte.
GameMakerTutoriais- Data de inscrição : 29/01/2011
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Re: Criar um sprite inGame.
Obrigado pelo link!
Cara, como você consegue esse tipo de informação?
Se entendi direito, o image_single equivale a
brendan640 escreveu:
Outra alternativa é usar a "image_single", que não é documentada no help, mas não é uma constante e pode ser alterada. Se mudada pra -1 ela atende à velocidade da animação dita pela image_speed, mas se for maior ou igual a zero, ela vai manter a animação estática no quadro que você definir.
Cara, como você consegue esse tipo de informação?
Se entendi direito, o image_single equivale a
- Código:
image_index := ?;
image_speed := 0;
Última edição por saim em Qua 19 Jun 2013, 16:14, editado 1 vez(es)
saim- Games Ranking :
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Re: Criar um sprite inGame.
Acho que eu li isso num comentário do Vinians há muito tempo atrás, quando o fórum ainda usava o GM 5/6. Há muita coisa "escondida" no GM e, na época, abrimos um tópico pra falar disso. Essa variável era visível no debug mode desde o Game Maker 4, então, talvez ainda faça parte de alguma action, mas não sei confirmar...
saim escreveu:Se entendi direito, o image_single equivale aÉ isso?
- Código:
image_index := ?;
image_speed := 0;
Ela vai fazer a mesma coisa, mas não vai alterar o valor de image_index nem de image_speed.
GameMakerTutoriais- Data de inscrição : 29/01/2011
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