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Movimentação básica para jogos RPG / Top-Down
3 participantes
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Página 1 de 1
Movimentação básica para jogos RPG / Top-Down
Movimentação básica para jogos RPG / Top-Down
- Versão do GameMaker: Qualquer uma (eu acho)
- Dificuldade: Iniciante
- Requer Extensões: Não
- Requer DLLs: Não
- Tags: Movimentação / RPG / Top-Down
-----------------------------------------------------------------------------------------
Para começar, precisaremos dos sprites do personagem andando e parado em todas as 4 direções. Recomendo que os nomeie mais ou menos como abaixo:
spr_player_down_stop = De frente parado
spr_player_down_walk = De frente andando
spr_player_up_stop = De costas parado
spr_player_up_walk = De costas andando
spr_player_left_stop = Para a esquerda parado
spr_player_left_walk = Para a esquerda andando
spr_player_right_stop = Para a direita parado
spr_player_right_walk = Para a direita andando
Agora que temos os nossos sprites, vamos para os objetos. Crie um objeto para o personagem, e em seu Create coloque o seguinte:
- Código:
//Variáveis
andando=false //Controla quando o personagem estiver
velocidade_sprite=0.2 //Controla a velocidade das animações do personagem
velocidade_player=1.5 //Controla a velocidade do personagem
Agora em seu Step coloque:
- Código:
//ESQUERDA
//Se estiver sendo pressionada a tecla
if keyboard_check(vk_left)
{
andando=true
x-=velocidade_player
sprite_index=spr_player_left_walk
image_speed=velocidade_sprite
}
//Se não estiver sendo mais pressionada a tecla
if keyboard_check_released(vk_left)
{
andando=false
x-=0
sprite_index=spr_player_left_stop
}
//DIREITA
//Se estiver sendo pressionada a tecla
if keyboard_check(vk_right)
{
andando=true
x+=velocidade_player
sprite_index=spr_player_right_walk
image_speed=velocidade_sprite
}
//Se não estiver sendo mais pressionada a tecla
if keyboard_check_released(vk_right)
{
andando=false
x+=0
sprite_index=spr_player_right_stop
}
//ATRÁS
//Se estiver sendo pressionada a tecla
if keyboard_check(vk_up)
{
andando=true
y-=velocidade_player
sprite_index=spr_player_up_walk
image_speed=velocidade_sprite
}
//Se não estiver sendo mais pressionada a tecla
if keyboard_check_released(vk_up)
{
andando=false
y-=0
sprite_index=spr_player_up_stop
}
//FRENTE
//Se estiver sendo pressionada a tecla
if keyboard_check(vk_down)
{
andnado=true
y+=velocidade_player
sprite_index=spr_player_down_walk
image_speed=velocidade_sprite
}
//Se não estiver sendo mais pressionada a tecla
if keyboard_check_released(vk_down)
{
andando=false
y+=0
sprite_index=spr_player_down_stop
}
Pronto, agora é só testar.
Até!
Última edição por Jois Gama em Dom 16 Ago 2020, 14:17, editado 22 vez(es)
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Re: Movimentação básica para jogos RPG / Top-Down
Bom tuto. muito útil.
Muitos não conseguem fazer movimento bom.
Muitos não conseguem fazer movimento bom.
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Re: Movimentação básica para jogos RPG / Top-Down
@MagnetBomber
Vlw cara, acho bom que tenha achado bom e útil.
OFF:Respondi sua MP.
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Re: Movimentação básica para jogos RPG / Top-Down
Gostei bastante mas uma coisa que achei ruim é como eu bloqueio o movimento na diagonal ? , aonde clica para agradecer ?
Perseundeadd- Data de inscrição : 22/04/2013
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Re: Movimentação básica para jogos RPG / Top-Down
Hum...eu sinceramente não sei, cara, tenta procurar no fórum ou perguntar(Tenho muito a melhorar no GML xD)Perseundeadd escreveu:Gostei bastante mas uma coisa que achei ruim é como eu bloqueio o movimento na diagonal ? , aonde clica para agradecer ?
Quanto a o local aonde clica para agradecer, tem isso?
EDIT:Ah, é só clicar em Merci no post que eu ajudei.
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