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Playstation 4 e os indie games
5 participantes
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Playstation 4 e os indie games
* Sem obstaculos, apenas jogos, playstation gosta dos indies
Parece que depois de anos de luta, dedicando horas à fio em madrugadas regadas a café, folhas de códigos e photoshop, da pouca visibilidade, incertezas e despresso pelos jogadores e empresas do bilionario mercado de jogos, finalmente essa batalha parece estar dando frutos aos bravos guerreiros da cena indie de jogos, agora visto como a parte criativa, inovadora e promissora.
Sem duvida as grandes empresas estão de olho em tudo isso, visto o foco grande que finalmente a sony deu em sua conferencia na pré-E3, cedendo o palco para alguns produtores indies mostrarem seus jogos com gameplay ao vivo ao grande publico que estava presente e online.
Mercenary Kings foi um dos jogos que teve esse privilegio:
Já era visivél que isso iria acontecer quando Jonathan blow criador de Braid, anunciou sua nova produção na conferencia da sony em fevereiro quando foi anunciado o novo ps4, o que é a prova do elevado prestigio que os indies possuem no momento, fato que não acontecia no ps3 onde era necessário uma publisher responsável pela publicação na PSN, sugando parte dos lucros e diretos autorais do jogo, como prometido isso não existirá, dando mais liberdade e oportunidades aos pequenos desenvolvedores.
Em Octodad você controla uma lula desengonçada onde o maior desafio do jogador é controlar mãos e pernas individuamente atráves de cada botão e analogicos do controle do playstation 4, o jogo aproveita muito da fisica e da dificuldade em fazer tarefas simples como pegar um copo na mesa ou pegar quadros na parede.
Logo na estreia da pagina dedicada aos jogos indies da PSN, 9 jogos serão destaques:
Parece que as madrugadas regadas à café e muito photoshop, pode resultar em sucesso e reconhecimento, sem aquele sofrimento e dificuldade que os primeiros desenvolvedores tinham no começo de tudo, agora só resta a comunidade indie incluindo é claro a brasileira, criar novos classicos que daqui a alguns anos serão lembrados.
Parece que depois de anos de luta, dedicando horas à fio em madrugadas regadas a café, folhas de códigos e photoshop, da pouca visibilidade, incertezas e despresso pelos jogadores e empresas do bilionario mercado de jogos, finalmente essa batalha parece estar dando frutos aos bravos guerreiros da cena indie de jogos, agora visto como a parte criativa, inovadora e promissora.
Sem duvida as grandes empresas estão de olho em tudo isso, visto o foco grande que finalmente a sony deu em sua conferencia na pré-E3, cedendo o palco para alguns produtores indies mostrarem seus jogos com gameplay ao vivo ao grande publico que estava presente e online.
Mercenary Kings foi um dos jogos que teve esse privilegio:
Mercenary Kings é um jogo de plataforma com a jogabilidade muito parecido com metal slug aliado com um pouco de estrategia.
Já era visivél que isso iria acontecer quando Jonathan blow criador de Braid, anunciou sua nova produção na conferencia da sony em fevereiro quando foi anunciado o novo ps4, o que é a prova do elevado prestigio que os indies possuem no momento, fato que não acontecia no ps3 onde era necessário uma publisher responsável pela publicação na PSN, sugando parte dos lucros e diretos autorais do jogo, como prometido isso não existirá, dando mais liberdade e oportunidades aos pequenos desenvolvedores.
Em Octodad você controla uma lula desengonçada onde o maior desafio do jogador é controlar mãos e pernas individuamente atráves de cada botão e analogicos do controle do playstation 4, o jogo aproveita muito da fisica e da dificuldade em fazer tarefas simples como pegar um copo na mesa ou pegar quadros na parede.
Logo na estreia da pagina dedicada aos jogos indies da PSN, 9 jogos serão destaques:
- Transistor
- Ray’s the Dead
- Octodad
- Don’t Starve
- Outlast
- Mercenary Kings
- Oddworld New & Tastey
- Secret Ponchos
- Galaxz
Parece que as madrugadas regadas à café e muito photoshop, pode resultar em sucesso e reconhecimento, sem aquele sofrimento e dificuldade que os primeiros desenvolvedores tinham no começo de tudo, agora só resta a comunidade indie incluindo é claro a brasileira, criar novos classicos que daqui a alguns anos serão lembrados.
Última edição por Joton em Qua 12 Jun 2013, 15:15, editado 1 vez(es)
Re: Playstation 4 e os indie games
Simplesmente incrível, é muito bacana darem tanta liberdade aos desenvolvedores indies, diferente do que muitas pessoas acham.... eu acho sim que bons jogos (jogos famosos) podem ser feitos usando o Game Maker, isso é uma grande novidade aos criadores de jogos indies... Eu mesmo fiquei bem feliz...
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Re: Playstation 4 e os indie games
As sprites do Mercenary lembram demais Scott Pilgrim,que é puramente pixel art. Logo, até mesmo jogos em 2D estão sendo valorizados, que é o grande forte aqui da galera do forum. Estou dando o máximo no Kiiro Kuro com esperança de futuro reconhecimento.
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Re: Playstation 4 e os indie games
A Sony só está atrasada uns 5 anos, pois este é o tempo que a microsoft já faz isto com o Xbox 360 e a Steam já vem fazendo a bem tempo também.
Creio que o futuro dos jogos indie está nos consoles Android que estão surgindo, porque quem vai adquirir um console destes sabe bem o que quer ou seja jogos com total liberdade criativa.
Creio que o futuro dos jogos indie está nos consoles Android que estão surgindo, porque quem vai adquirir um console destes sabe bem o que quer ou seja jogos com total liberdade criativa.
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Re: Playstation 4 e os indie games
Eu gostaria muito de saber como é que funciona todo esse "abraço" aos indies. Tenho muita vontade de publicar alguns jogos meus para a PSN...
No entanto, eu não vejo muito "suporte" nas práticas de nenhuma dessas empresas, tendo em vista que um SDK custa os olhos da cara (o do Wii U é $5000, e em todos os outros você ainda por cima é forçado a levar um trambolho do tamanho de um vídeo-cassete com você) e todo tipo de contato parece um mistério guardado a sete chaves. Quando existe alguma informação sobre como publicar seu jogo, esta aparecerá de forma bem oculta e com conteúdo muito vago.
Eu simplesmente não consigo encontrar toda essa "facilidade" que aparentemente todos estão tendo. Ouvi dizerem por aí que o SDK do PS Vita não dá suporte aos controles touch dele. Eu considero isso extremamente limitador, pois limita completamente o que você pode ou não fazer, e impede que você conheça o hardware por inteiro.
o/
No entanto, eu não vejo muito "suporte" nas práticas de nenhuma dessas empresas, tendo em vista que um SDK custa os olhos da cara (o do Wii U é $5000, e em todos os outros você ainda por cima é forçado a levar um trambolho do tamanho de um vídeo-cassete com você) e todo tipo de contato parece um mistério guardado a sete chaves. Quando existe alguma informação sobre como publicar seu jogo, esta aparecerá de forma bem oculta e com conteúdo muito vago.
Eu simplesmente não consigo encontrar toda essa "facilidade" que aparentemente todos estão tendo. Ouvi dizerem por aí que o SDK do PS Vita não dá suporte aos controles touch dele. Eu considero isso extremamente limitador, pois limita completamente o que você pode ou não fazer, e impede que você conheça o hardware por inteiro.
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