Movimentação básica para jogos de RPG

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Movimentação básica para jogos de RPG

Mensagem por Super Games em Seg 13 Maio 2013, 14:12

Movimentação básica para jogos de RPG

-Descrição:Esse tutorial ensina como fazer uma movimentação básica para jogos de RPG.
-Dificuldade:Iniciante
-Requer:Game Maker
---------------------------------------------------------------
AVISO: TODAS AS EXPLICAÇÕES DOS CÓDIGOS ESTÃO NOS CÓDIGOS!

Para começar, precisaremos dos sprites do personagem andando e parado em todas as 4 direnções. Recomendo que nomeie mais ou menos como abaixo:

spr_player_down_stop = De frente parado
spr_player_down_walk = De frente andando
spr_player_up_stop = De costas parado
spr_player_up_walk = De costas andando
spr_player_left_stop = Para a esquerda parado
spr_player_left_walk = Para a esquerda andando
spr_player_right_stop = Para a direita parado
spr_player_right_walk = Para a direita andando

Agora que temos os nossos sprites, vamos para os objetos. Crie um objeto para o personagem, e em seu Create coloque o seguinte:

Código:
//Variáveis
andando=false //Controla quando o personagem estiver
velocidade_sprite=0.2 //Controla a velocidade das animações do personagem
velocidade_player=1.5 //Controla a velocidade do personagem

Agora em seu Step coloque:
Código:
//ESQUERDA

//Se estiver sendo pressionada a tecla
if keyboard_check(vk_left)
{
andando=true
x-=velocidade_player
sprite_index=spr_player_left_walk
image_speed=velocidade_sprite
}
//Se não estiver sendo mais pressionada a tecla
if keyboard_check_released(vk_left)
{
andando=false
x-=0
sprite_index=spr_player_left_stop
}

//DIREITA

//Se estiver sendo pressionada a tecla
if keyboard_check(vk_right)
{
andando=true
x+=velocidade_player
sprite_index=spr_player_right_walk
image_speed=velocidade_sprite
}
//Se não estiver sendo mais pressionada a tecla
if keyboard_check_released(vk_right)
{
andando=false
x+=0
sprite_index=spr_player_right_stop
}

//ATRÁS

//Se estiver sendo pressionada a tecla
if keyboard_check(vk_up)
{
andando=true
y-=velocidade_player
sprite_index=spr_player_up_walk
image_speed=velocidade_sprite
}
//Se não estiver sendo mais pressionada a tecla
if keyboard_check_released(vk_up)
{
andando=false
y-=0
sprite_index=spr_player_up_stop
}

//FRENTE

//Se estiver sendo pressionada a tecla
if keyboard_check(vk_down)
{
andnado=true
y+=velocidade_player
sprite_index=spr_player_down_walk
image_speed=velocidade_sprite
}
//Se não estiver sendo mais pressionada a tecla
if keyboard_check_released(vk_down)
{
andando=false
y+=0
sprite_index=spr_player_down_stop
}
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Pronto, agora é só testar.


Até!


Última edição por Super Games em Dom 01 Mar 2015, 12:54, editado 10 vez(es) (Razão : Melhorar)

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Re: Movimentação básica para jogos de RPG

Mensagem por MagnetBomber em Seg 13 Maio 2013, 14:15

Bom tuto. muito útil.
Muitos não conseguem fazer movimento bom.
flw

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Re: Movimentação básica para jogos de RPG

Mensagem por Super Games em Seg 13 Maio 2013, 14:21

@MagnetBomber
Vlw cara, acho bom que tenha achado bom e útil.

OFF:Respondi sua MP.

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Re: Movimentação básica para jogos de RPG

Mensagem por Perseundeadd em Qua 24 Jul 2013, 16:16

Gostei bastante mas uma coisa que achei ruim é como eu bloqueio o movimento na diagonal ? , aonde clica para agradecer ?

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Re: Movimentação básica para jogos de RPG

Mensagem por Super Games em Sab 27 Jul 2013, 11:05

Perseundeadd escreveu:Gostei bastante mas uma coisa que achei ruim é como eu bloqueio o movimento na diagonal ? , aonde clica para agradecer ?
Hum...eu sinceramente não sei, cara, tenta procurar no fórum ou perguntar(Tenho muito a melhorar no GML xD)
Quanto a o local aonde clica para agradecer, tem isso?

EDIT:Ah, é só clicar em Merci no post que eu ajudei.

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Re: Movimentação básica para jogos de RPG

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