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Fabrica de Ideias

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Mensagem por Meta Ridley Dom 02 Dez 2012, 18:11

Sou Thiago(Meta Ridley);
Cara, eu estou fazendo isso porque eu quero ajudar no fórum e em projéteis mas ainda não tenho muitas habilidades práticas que não sejam envolvidas em apenas dar ideias para o jogo em questão. Eu sei que todo mundo consegue ter ideias e isso não é muito raro, mas me dá uma chance de te ajudar no seu projeto.

Eu passo o dia inteiro pensando e formulando teorias e hipóteses sobre o mundo a minha volta. São pouquíssimos os assuntos que eu não abordo ou penso; A diversidade de assuntos é tanta que eu estou tendo dificuldade de escolher profissão. Eu faço isso desde criança, naquela época era só por diversão, e agora estou num momento da minha vida de começar a testar essas coisas, pô-las em prova, e começar a transformá-las em fato.

Com isso eu tenho minhas próprias teorias e visões sobre desenvolvimento de jogos e gostaria de tentar ajudar qualquer um que eu pudesse.

Funciona assim:
Você me contacta e me pede ajuda em relação ao projeto
Pode ser aqui no fórum ou no meu msn(thiagocavalcantecarvalho@hotmail.com); Diga quem é, o que quer e tal. Eu vou te adicionar como Colegas de Trabalho, apenas por organização, e vou falar com você.

Exemplos de situações:

Aumentar a graça, diversão ou nível de entretenimento do jogo;
Diminuir a repetitividade do jogo, elementos e eventos;
Aumento, diminuição e balanço da dificuldade;
Viciosidade do jogo(é o nome que eu dou pro chamado 'efeito replay');
Jogabilidade, e estratégia de jogo;
Objetivos, missões e tipos de desafios;
Sistema de punição e recompensa;
Sistema de evolução da personagem;
Itens, ataques, poderes, habilidades;
Construção da fase/sala, levando em conta obstáculos, inimigos, prendas, desafios;
Puzzles e desafios de raciocínio e lógica;
Luta contra chefes e personagens mais complexas;
Evolução do jogo em si(como o aumento gradual de dificuldades, novos inimigos, novos poderes)
Enredo, personagens, ambiente, cenário, tema;


Olha eu não garanto que eu vá conseguir algo. As vezes pode levar um tempo pra surgir uma ideia, as vezes eu simplesmente não tô inspirado, ou então eu não consegui mesmo mas eu prometo que eu vou tentar.
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Mensagem por moisesBR Dom 02 Dez 2012, 22:22

Desculpe minha ignorância, mas não entendi muito bem sua intenção...

Pode ser mais direto? Direto ao ponto: o que voce quer exatamente?
Se eu entendi bem, voce está se dispondo a modificar games? Participar de algo... uma equipe ou o quê? Se for, temos que saber em que voce é melhor, tipo, spriter som, codes ou gráficos, e saber qual projeto está recrutando para tal função só aí poderá participar ativamente. Ou pode começar um novo projeto!

Afinal o que voce deseja?


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Mensagem por Meta Ridley Seg 03 Dez 2012, 02:23

moisesBR escreveu:Desculpe minha ignorância, mas não entendi muito bem sua intenção...

Pode ser mais direto? Direto ao ponto: o que voce quer exatamente?
Se eu entendi bem, voce está se dispondo a modificar games? Participar de algo... uma equipe ou o quê? Se for, temos que saber em que voce é melhor, tipo, spriter som, codes ou gráficos, e saber qual projeto está recrutando para tal função só aí poderá participar ativamente. Ou pode começar um novo projeto!

Afinal o que voce deseja?



Aí é que está, eu quero ajudar em algum projeto mas não tenho nenhuma habilidade relacionada a programação, música, sonoplastia, sprite, gráfico. Mas... posso ajudar dando ideias em relação aos jogos. Ou seja, é mas um trabalho criativo mesmo.
Só que ao invés de eu ficar indo de tópico em tópico ver se eu ajudo em algo achei mas fácil criar um pra fazer isso.
Nunca fizeram isso aqui?

Com o tempo eu vou poder vir ajudar em outras coisas. Por exemplo, eu faço curso de desenho e estudo 3D no Blender mas eu estou praticamente sem coler no meu notebook e o scaner não tá funcionando, e não tenho nenhuma prática com programas de desenho ou tratamento de imagem(Nem mesa digitalizadora). Então não dá pra mexer com gráficos agora.
Programação e áudio eu não sei mexer. Entrei aqui pra aprender isso.

Basicamente é isso. Trabalho criativo num tópico único logo pra não me dar muito trabalho mesmo.
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Mensagem por moisesBR Seg 03 Dez 2012, 08:38

Entendi!
pra não me dar muito trabalho
Kkkkkkkkkk! Mas é justamente o que você está procurando! Como você mesmo disse:
se eu ajudo em algo
E ainda no post anterior:
me dá uma chance de te ajudar no seu projeto.
Parece boa sua ideia em disponibilizar um tópico para dar ideias... mas muitos users dificilmente vão encontrar esse seu tópico, a não ser que voce coloque na sua assinatura e comente em outros tópicos.
Achei legal sua iniciativa... é parecida com o do camarada theguitarmester, que se dispôs a criar engines para os users em geral. Mas se voce quiser levar essa ideia em frente, aconselho a vasculhar os tópicos não respondidos ou os que ainda não foram resolvidos e até mesmo o de ideias e enredos e dar sua opinião, pois estão procurando soluções e ideias são bem vindas com suas ideias mesmo que não tenha experiência com codes, pode ajudar a resolver algo e ao mesmo tempo divulgar esse seu tópico (na assinatura).

Conselho: estude lógica de programação, e pense em portugues e traduza para o ingles e vice versa para poder entender os codes! Ex(google tradutor):

Em portugues Em ngles
Eu quero desenhar texto na tela = I want to draw text on the screen

Logo...
I want to draw_text on the screen (adicionando underline "_"):
draw_text(x,y,string)

O valor de x e y:
x=é o valor horizontal nos monitores comuns maximo 640 ou 1024)
y=é o valor vertical nos monitores comuns maximo 480 ou 768)

E é claro o texto ou variável que quiser:
"seu texto" ou veriavel ou quando é mais de uma string(variavel1)

Resumindo retire o "_(underline) e traduza para saber o que é!

É assim que eu faço! Acredito que voce poderá ajudar muito mais depois disto!
Estou tentando te ajudar como podes perceber, esse foi o caminho que fiz e garanto que ajuda muito, e como dissesses que não sabe quase nada, com isso vai se atrever a fazer teste e em breve algum jogo e futuramente algo melhor e poderá ajudar mesmo!(ou tentar! kkkkk)

Só mais uma dica: tente reproduzir, seguir alguns tutoriais simples tipo fazer player andar ou simplismente desenhar textos... e etc! Garanto que voce vai gostar do resultado!
Bons estudos e té mais!
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Mensagem por Meta Ridley Ter 04 Dez 2012, 09:39

moisesBR

Pô valeu cara. Vou vasculhar o fórum e estudar mais.
Como eu ponho esse tópico na minha assinatura?
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Mensagem por moisesBR Ter 04 Dez 2012, 10:24

Tente esse link:
https://gmbr.forumeiros.com/profile?mode=editprofile&page_profil=signature

Aqui ele vai direto para minha assinatura, assim rapidamente eu edito a minha! Pode ser que seja genérico(para todos) Deixo salvo em meus favoritos facilitando a edição dela que sempre está mudando!

aso não funcione com voce aí, lá no topo próximo a mensagens privadas e sair, clique em perfil(o seu) e lá tem as abas e verá a de assinatura dentre outras.

Mas atenção: cuidado com o que coloca na assinatura!
(Andei levando uns puxões de orelhas! kkkkkk)
té mais.
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Mensagem por Meta Ridley Ter 04 Dez 2012, 15:55

Só estou postando pra te dizer que eu já resolvi. Eu pus o link na minha assinatura.
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Mensagem por saim Qui 18 Abr 2013, 13:50

Eu tenho um pedido.

Meu jogo é geométrico, a personagem principal tem que desviar de inimigos que surgem a cada segundo na tela. O compasso é marcado e a cada "tempo", um inimigo executa uma ação (muda de direção, de velocidade, alguma coisa).
Pra marcar essas ações, eu preciso de efeitos sonoros e visuais. Espero conseguir montar música com os efeitos sonoros e imergir o jogador na experiência com os efeitos visuais.

Que tipos de efeitos visuais eu poderia aplicar?

inimigos, até agora:
- um que anda nas direções ortogonais e, a cada tempo, muda pra direção que o leva pra mais próximo da personagem
- um que anda em qualquer direção e, a cada tempo, desvia um pouco o ângulo, procurando chegar até a personagem
- um que anda com o dobro da velocidade da personagem, em 6 direções (0, 60, 120, 180, 240 e 300 graus). A cada tempo, ele alterna entre "movendo-se" e "parado".
- um que aparece do canto oposto da tela e move-se na direção em que a personagem está quando ele foi criado. A cada tempo, ele cria outro inimigo, menor, que anda em linha reta até sair da tela, numa das 4 direções ortogonais a ele.
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Fabrica de Ideias Empty Re: Fabrica de Ideias

Mensagem por Meta Ridley Qui 18 Abr 2013, 14:24



Oi. Para eu poder visualizar melhor como é o jogo você teria imagens, videos ou uma demo executável?

E só para eu ter certeza. Você quer ideias para os efeitos visuais que acompanharam estes efeitos que você listou, certo?

Ou você quer novos efeitos?(não visuais)

Que estilo de arte o seu jogo segue?
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Fabrica de Ideias Empty Re: Fabrica de Ideias

Mensagem por saim Qui 18 Abr 2013, 15:50

versão alpha

O jogo é geométrico. O fundo é preto e tanto a personagem quanto os inimigos são formas geométricas coloridas.

Eu quero idéias pra efeitos visuais, mesmo. Mas se você tiver um bom banco de sons, eu agradeceria, também. Acho que dá pra encaixar qualquer tipo de som, mas estou com dificuldades pra encontrar os que fiquem legais.
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Fabrica de Ideias Empty Re: Fabrica de Ideias

Mensagem por Meta Ridley Qui 18 Abr 2013, 17:39

Basicamente saíram 6 ideias de efeitos:

1.: Rastros com partículas:

Cada inimigo tem um rastro. Os rastros são compostos por pequenas formas geométricas relativas a forma do inimigo. Ou seja, um quadrado gera um rastro de vários quadradinhos de tamanhos diferentes, como se fossem bolhas de baixo d'água. Esses quadradinhos devem estar em grande quantidade no início e ir perdendo quantidade aos poucos. Alem disso eles devem ir ficando um pouco espaçados com o tempo.
Estes rastros vão mudando de cor e desaparecendo num degradê utilizando a seguinte lógica. Eles começam com a cor padrão do inimigo e vão passando pelas outras cores do circulo cromático(em sentido horário ou anti-horário). Alem disso eles começão com um valor luminoso intenso(ou seja, com a cor branca no máximo) e com o tempo vão caindo para um valor baixo(cor preta).
E por fim, como eles vão desaparecendo, é claro que deve existir um valor alpha decrescente que aos poucos vai aumentando a transparência do rastro, fazendo-o desaparecer.


2.: Arestas ou vértices projetando luz para a direção em que o objeto está se movendo:

Pegando o quadrado se mexendo para direita com exemplo, se for uma aresta ele vai emitir uma faixa luminosa naquela direção. A largura da faixa tem a largura da aresta. A cor dela é a cor do objeto. Ela vai enfraquecendo com a distância entrando num degradê. Para isso, use tanto o alpha quanto o valor luminoso(do branco ao preto).
Agora, se for um vértice o resultado seria uma espécie de feixe/raio laser, como os que encontramos em festas.

No caso do círculo, eu imagino três efeitos:

.Um que lembra um radar: Um feixe laser gira em torno do círculo deixado o seu próprio rastro.

.E outro que lembra um sonar: Ao mesmo tempo, o centro do círculo emite um círculo concêntrico que aumenta de tamanho; com isso ele age da mesma forma que a água; quando um pedra cai num lago, por exemplo.

.O terceiro efeito é um cone de luz na direção em que o círculo se move; ou na direção em que o player se encontra.



3.: Explosão com partículas ao colidirem:

Imagine fogos de artifício. É mais ou menos isto que aconteceria. Mas cada forma tem suas próprias maneiras de explodir. A maneira é escolhida aleatoriamente. As cores das explosões começam numa cor aleatória. Depois esta cor vai mudando para outra cor, seguindo o círculo cromático. Ao mesmo tempo vai perdendo valor luminoso e ganhando transparência com o alpha. Se fosse possível misturar as cores das partículas que se encontram ou estão próximas o resultado seria impressionante mais eu acho que Game Maker não faz isso; e se fizer, muito provavelmente ficará muito pesado.


4.: Mudanças de cor que seguem o ritmo dos segundos:
Toda vez que ocorre uma mudança de ação por causa do tempo as cores dos tipos de inimigos deveriam mudar aleatoriamente, com apenas o cuidado de cada tipo usar uma cor por vez.


5.: Perda de luz e ganho de transparência até o próximo toque:
O efeito seria das formas irem desaparecendo na escuridão como que estivessem se apagando. E então o tempo toca e elas voltam a piscar, para depois irem perdendo a luz novamente.


6.: Quando o jogador morre ele explode como se fosse uma supernova.(Procure por um vídeo do History Channel no YouTube ou algo assim. Ou então procure no Google ou Wikipédia mesmo)





Eu acho que os quadrados deveriam se mexer apenas para cima, para baixo, para esquerda e para a direita; e não nas diagonais. Isso geraria uma mudança na jogabilidade mas vai criar um bom efeito visual; quem sabe não acaba criando um estratégia interessante na jogabilidade?

E que tal inimigos triângulos?

Triângulo Equilátero: A cada tempo ele gira para uma direção aleatória e com um valor aleatório. Ele só se mexe na direção de uma das suas três pontas e se anda naquela direção quando o player se encontra nela. Ele é bem rápido e se move como se você o puxasse.


Triângulo Isósceles: Ele se move apenas na direção que sua ponta maior estiver apontando e apenas se ela encontrar o jogador. Ele persegue o jogador. A cada tempo a sua ponta maior é alternada.



Para os efeitos sonoros tente, por exemplo, este site aqui:

http://www.freesfx.co.uk/

Vai lá nos tipos de sons ou digite algo no mecanismo de busca.


Qualquer dúvida poste aqui que eu respondo.


Edit:

Eu li o seu tópico lá no HB:

Como uma ideia de um terceiro inimigo:

Triângulo Retângulo: Quando dois Triângulo Retângulo colidem eles criam uma versão falsa do primeiro inimigo(o quadrado). Quando esta versão falsa colide com algo, ao invés de explodir, ela volta a ser dois Triângulo Retângulo.


Itens/boosts:

Aumenta o tamanho dos inimigos; Diminui o tamanho dos inimigos; Destrói inimigos próximos a você; Diminui a velocidade dos inimigos; Aumenta um pouco a velocidade dos inimigos; Muda o tipo de cada inimigo da tela; Polarização: Empurra certos inimigos e atrai outros(aumentando a velocidade), dura um certo período de tempo;

Plataforma e Jogabilidade:
Eu fico imaginando este seu jogo para um tablet ou algo com uma superfície touch. Você usa o dedo e vai tentando evitar os inimigos. Num aparelho multi-touch daria até para fazer um multiplayer com outra pessoa. Dá até pra imaginar os dois jogadores se enrolando em quanto jogam; o que seria um tanto divertido.

Num teclado, se você quiser amentar a velocidade, vale testar o ato de apertar duas ou três vezes numa direção.

Mais:
Teste usar laterais que façam o jogador e os inimigos quicarem de volta. Eu acho que vai melhorar consideravelmente o gameplay e é algo bem simples.


E veja este jogo:
https://www.youtube.com/watch?v=ubaxzy9J5w8

É quase idêntico ao seu. Todos os jogos geométricos são assim?


Última edição por Meta Ridley em Sex 19 Abr 2013, 12:38, editado 1 vez(es)
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Fabrica de Ideias Empty Re: Fabrica de Ideias

Mensagem por Meta Ridley Sex 19 Abr 2013, 11:55


Acho que eu entendi sim mas acontece que eu não sei criar engines. Eu ainda estou aprendendo a programar. Visite este tópico:

https://gmbr.forumeiros.com/t23722-quem-quer-uma-engine-e-de-que?highlight=quem+quer+uma+engine+e+de+que

Se tiver o pedido de uma engine é melhor que ele seja feito lá.
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Mensagem por saim Sex 19 Abr 2013, 15:24

Valeu pelas idéias, tem muita coisa boa aí. Não vai dar pra usar tudo, claro, mas certamente vou aproveitar muita coisa.

Não entendi o que você chamou de arestas e vértices.

Curti demais a idéia dos círculos que crescem a partir dos inimigos-círculo. Se eu não fizé-los acompanhar o inimigo, vai funcionar como um rastro. Posso fazer um a cada mudança de direção do círculo (4 mudanças / segundo), de duração de um segundo. Eu já vinha pensando em criar um rastro pra esses círculos, mas dessa forma é bem melhor (eu estava pensando numa sequencia de sprites iguais à do inimigo, mas com escala "gelatinosa" e alpha pela metade - não ia ficar legal).

Eu estou mesmo precisando melhorar o efeito nas colisões, mas TEM que ser algo que não chame tanta atenção a ponto de desviar o olhar do jogador. Explosões têm esse problema. Agora, usar um efeito pra cada tipo de inimigo fica inviável ou, pelo menos, muito difícil. Lembre-se que a regra é que cada inimigo mata todos os outros, então teríamos que prever um efeito pra cada 2 tipos de inimigos, o que nos leva a um imenso número de efeitos (pros 5 inimigos que eu gostaria de ter, seriam 15 efeitos - todos diferentes!).

Gozado, os quadrados SE MOVEM apenas em 4 direções. Talvez você tenha confundido com os hexagonos... Os hexagonos são verdes e se movem em 6 direções (0-60-120-180-240-300). Ah, e eu prendi tanto os quadrados quanto os hexagonos em grids, realmente melhorou o visual. Mas a jogabilidade não mudou muito. Talvez se eu criar os modos de "apenas um tipo de inimigo", aí isso mude a jogabilidade.

Caramba, eu estou esquecendo dos boosts! E olha que fiz o GDD, hein? Boas idéias, vou ver quais ficam melhores no jogo.

Valeu, velho! Sua fábrica anda parada, mas não é por falta de qualidade!
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Mensagem por Meta Ridley Sex 19 Abr 2013, 17:47

Que bom que eu pude ajudar. Smile Muito legal mesmo.

Respondendo a sua pergunta quanto a vértices e arestas:

Spoiler:

Por serem polígonos eles são formados por arestas e vértices.

Você ainda vai continuar atualizando o post do jogo lá no HB? Quero acompanhar a produção, sempre fico curioso e ansioso pelo resultado.
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