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Preciso de ajuda num joguinho!!!

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Preciso de ajuda num joguinho!!! Empty Preciso de ajuda num joguinho!!!

Mensagem por AmandaAlmeida Qua 17 Abr 2013, 20:55

Boa noite pessoal!! To muito nervosa, tenho um jogo pra terminar e to com uns problemas, é um clássico PacMan, uso a biblioteca Gosu e a linguagem Ruby, o problema é que não consigo fazer os objetos aparecerem de maneira aleatória para que o PacMan possa pegar. O jogo já ta quase pronto só falta esse detalhe.

Alguém me ajuda pf!
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Mensagem por SoMateus Qua 17 Abr 2013, 22:04

eu nao sei o que eh Gosu ne linguagem Ruby, mais se for em GML eu sei um pouco, se tiver mesmo que ser de maneira aleatoria procura aqui no forum por 'random' que voce vai achar o que quer
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Mensagem por NPH Qui 18 Abr 2013, 10:54

AmandaAlmeida escreveu:[...]uso a biblioteca Gosu e a linguagem Ruby...
Pelo que você escreveu, não é GML, como iremos te ajudar se nem todos os users conhecem ou ao menos sabem que linguagem é essa!
Você ao menos usa o Game Maker?
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Mensagem por saim Qui 18 Abr 2013, 11:33

Por "maneira aleatória" você quer dizer "em momentos aleatórios" ou "em posição aleatória"?

Momento:
O game maker tem um contador de tempo denominado "step". O jogo roda (por default) a 30 steps por segundo. Pra um evento acontecer em média uma vez por segundo, ele deve então ter a probabilidade de 1/30 de acontecer.
Pra isso, usamos funções de arredondamento pra baixo (floor) e de randomização em intervalo definido (random). "random(n)" me retorna um número real de 0 a n. "floor(m)" arredonda m pro maior inteiro menor que m. "floor(random(30))" tem a probabilidade de 1/30 de retornar qualquer inteiro entre 0 e 29.
Aí, em geral nós verificamos a cada step se "floor(random(30))" é igual a zero. Se sim, criamos um objeto EM MÉDIA uma vez a cada segundo.
Em outras linguagens é comum ter a taxa de atualização em fps (frames per second). É o equivalente ao step do game maker, mas mais flexível (e, portanto, um pouco mais chato de lidar).

posição:
Jogos de pacman são baseados num mapa em grid. Pode-se dividir as posições da tela em quadrados de tamanho fixo e listá-los numa array. A partir daí, você pode usar as funções de randomização pra sortear uma dessas posições pra criar o objeto. Se colocado dentro de um "while", o sorteio pode se repetir até encontrar uma posição válida (como uma posição sem parede e sem contato com o pacman, por exemplo).
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Mensagem por AmandaAlmeida Qui 18 Abr 2013, 12:38

Na verdade eu conheci um pouco do site, Ah, Ruby é uma linguagem de POO, mas dá para fazer jogos simples com ela. MAs mesmo assim obrigada pois já consegui resolver o problema...

Ah, saim, eu usei um array e um laço para fazer isso redesenhando a mesma imagem.
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Mensagem por saim Qui 18 Abr 2013, 13:17

AmandaAlmeida escreveu:Ruby é uma linguagem de POO
Pra mim, é tudo grego...

AmandaAlmeida escreveu:eu usei um array e um laço para fazer isso redesenhando a mesma imagem.
???
Redesenhando a mesma imagem?
Eu achei que você estaria usando alguma linguagem orientada a objetos. Que Ruby fosse orientada a objetos. Se você está DESENHANDO, provavelmente não é o caso. Fiquei curioso, como você fez? Sem códigos, por favor. Como o resto da moçada, eu só conheço GML e não vou entender nada que você escrever em Ruby - a não ser, talvez, os comentários.
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Mensagem por AmandaAlmeida Qui 18 Abr 2013, 14:09

Porque você está sendo tão hostil??? Aliás, a maioria é, como e eu fosse burra. Existe um método chamado draw na biblioteca Gosu, esta por vez é usada pelo Ruby para a criação de jogos, esse método redesenha um objeto antes definido.

Ex:

def draw
@player.draw()
@star.draw
@fundo.draw(0,0,0)
@fonte.draw("Placar: #{@star.placar}", 10, 10, 3, 1.0, 1.0, 0xffffff00)


Aqui é estou redesenhando um objeto que fora definido dentro de uma classe, eu aprendi assim a não ser que meu professor tenha me ensinado POO errado.
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Mensagem por saim Qui 18 Abr 2013, 16:05

Hostil? Desculpe, não foi minha intenção. Deve ser meu jeito de escrever.
Eu estou realmente interessado. É uma linguagem nova, pra mim, eu não sei o que esperar. Talvez por isso eu esteja parecendo hostil. No máximo, eu estou na defensiva.
Acredite, se eu estivesse me sentindo hostil, eu simplesmente não postaria no tópico.
Mais uma vez, me desculpe. Se puder citar os momentos em que passei essa impressão, eu tomarei mais cuidado no futuro.

Eu esperava que, pra criar um item, você instanciasse um objeto. No game maker (e suponho que em Ruby também) tem uma grande diferença entre criar uma instância e desenhar uma imagem. Mas estou com a impressão que você realmente está criando a instância, que requer os códigos corretos (mostrados acima) pra ser desenhada.
É que no game maker, praticamente não nos preocupamos em desenhar as imagens das instâncias, a menos que precisemos personalizar alguma coisa. Nós definimos a imagem e pronto, o programa faz o resto.
Mas podemos personalizar o desenho. Por exemplo, podemos mandar um objeto sem máscara de colisão desenhar a imagem. Isso é bem diferente de fazer o mesmo com um objeto COM máscara de colisão.

Não, você não é nem parece ser burra. Eu é que estou com dificuldades pra te acompanhar...
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Mensagem por AmandaAlmeida Qui 18 Abr 2013, 16:47

Não, tudo bem!!! Mas eu percebi que das linguagens de programação o Game Maker é bem mais fácil que Ruby. O ruby tem na sua criação bases como C, C++, Java e outras linguagens. Ela é boa também para a dm de Redes que é a area que estudo agora a linguagem C é melhor. No caso do Ruby tem as instancias, eu defino uma classe com o objeto em questão e tudo o que ele for fazer no jogo tem quer ser desenhado que no caso é o metodo draw. Se quier mando um material que pode te ajudar a conhecer essa linguagem.
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Mensagem por NPH Sex 19 Abr 2013, 12:11

Desculpe pela primeira mensagem que postei, mas agora eu fiquei curioso também sobre esta linguagem de programação...
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Mensagem por AmandaAlmeida Sex 19 Abr 2013, 12:55

Bem PHProductions, é uma linguagem orientada a objetos, pratica e dinâmica. Com ela se pode fazer muitas coisas, desde de jogos, adm de redes e outros. É bastante popular, tem alguns grupos e sites que te ensinam e ate tem material p vc aprender a programar em ruby, Meu professor no IFRN optou por ensiná-la pela sua praticidade. Até a galera de analise e desenvolvimento também aprende, apensar que linguagens como C e C++ são bem mais interessantes de serem ensinadas na faculdade.

A proposito, o Twitter usa ruby para net (Ruby Rails), mas tá deixando sabe.

nesse site tem um material p vc baixar:

http://www.sismicro.com.br/ruby/pequenolivrodoruby.pdf
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Mensagem por saim Sex 19 Abr 2013, 14:15

Pra jogos, acho que não existe nada mais fácil que game maker. Tanto é que muita gente considera GML (game maker language) como uma linguagem "de mentira" ou "de brinquedo". É muito direto, você pensa e faz, a interface do programa ajuda, tudo funciona de um jeito que o foco do desenvolvedor (note que não usei o termo "programador") fique na idéia do jogo, não apenas na programação.

Aí, claro, a moçada vê o que dá pra fazer e fica animada! Uns fazem jogos medíocres e se dão por satisfeitos. Eu achei que seria um desses, quando comecei. Só queria ver algo que "eu que fiz" funcionando na tela, não queria nada mais elaborado. Mas aí, sempre tem a maldita pergunta. "Será que dá pra melhorar?". Sempre dá. Jeito, sempre tem. E aí, a gente vai se enfiando em códigos mais e mais complexos até achar que sabe programar alguma coisa.
E não é totalmente errado. Veja, eu não conheço ruby nem poo. Me dei mal quando experimentei java e não sei fazer um "hello world" em C. Mas a lógica por trás do jogo, eu entendo. Sei quando uma sprite aparece na tela só pra melhorar o visual e quando ela está associada a uma máscara de colisão. Sei valorizar o design das dungeons da série zelda. Tenho noção de quando o CD está sendo lido e quando o jogo está rodando diretamente do hardware.

Claro que eu adoraria conhecer uma linguagem "de verdade", como você. Aliás, pra criar jogos, já li aqui mesmo na GMBR que deve-se seguir esse seu caminho: aprender a programar primeiro e, depois, pegar uma ferramenta (como o game maker) que facilite a programação e a oriente pra jogos. Mas sou um caso perdido, me viciei nessa cachaça e não consigo estudar uma linguagem sem me perguntar como aplicar aquilo num jogo (e essa pergunta dificulta muito o entendimento de uma porção de teoria).

Agora, mudando de assunto... posso perguntar porque ruby? Você disse que é uma linguagem popular, mas é a primeira (...talvez segunda) vez que ouço falar. C e Java são praticamente o sonic e mário das liguagens de programação - todo mundo conhece. Foi o professor que escolheu, foi feita uma enquete na turma ou seu curso precisa mesmo é do ruby?
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Mensagem por AmandaAlmeida Sex 19 Abr 2013, 16:09

saim , quase morro de rir com seu comentario. Bem o ruby foi realmente escolhido pelo professor, veja bem, eu gosto muito de programar mas quando se trata de jogo eu gosto mais, é uma pena que eu não tenha muita paciencia,e te garanto POO é muito complicado, não a linguagem ou a logica em si mas entender e por em pratica o conceito de objeto e classe, é um saco. Bem, quanto a escolha eu achei torpe porque se uma pessoa sabe programar em C ou Java, por exemplo, ela sabe qualquer outra linguagem, mas se uma pessoa aprende uma linguagem que te da tudo quase pronto voce tem dificuldade dobrada para apender uma linguagem mais complcada. Tiro isso de exemplo, fui tentar java e odiei principalmente porque tem que compilar primeiro e no Ruby é só rodar no prompt ou no terminal do linux.

Muitos alunos que estudam comigo e já viram outras linguagens dizem a mesma coisa, era pra ser dada uma linguagem mais complexa e depois uma mais fácil.

Ah e sobre a enquete, não foi feita, muitos dizem que para adm de redes se usa C, mas essa disciplina foi introdutoria e de fato veremos a disciplina para adm de redes no proximo semestre que sera C ou Java ou quem sabe o proprio Ruby. Eu achei muito louca a ementa, ver uma lenguagem que nem se vai usar para trabalhar e um semestre depois ver outra totalmente diferente em todos os aspectos.

Em fim, se que pegar uma linguagem tente C ou Java que depois o Ruby se torna mais fácil... Happy
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