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[Trancado] Como desenhar um arco?
4 participantes
Página 1 de 1
[Trancado] Como desenhar um arco?
Olá pessoas, estou querendo desenhar um arco. Seria como um círculo dividido em 4 diagonalmente. Que eu saiba, o GM não tem uma função pra isso.
Maneiras que eu pensei:
- Desenhar um círculo e "apagar" parte dele: Funcionaria, mas iria apagar as coisas que estão atrás...
- Desenhar pixel à pixel com lenghtdir: Deve ser lento! (na verdade, isso não importa)
- Usar uma sprite: Vamos dizer que eu não gosto de sprites. Elas gastam muito espaço e memória (apesar de não me preocupar com isso normalmente '-')
Alguma outra sugestão? Qual é melhor?
Maneiras que eu pensei:
- Desenhar um círculo e "apagar" parte dele: Funcionaria, mas iria apagar as coisas que estão atrás...
- Desenhar pixel à pixel com lenghtdir: Deve ser lento! (na verdade, isso não importa)
- Usar uma sprite: Vamos dizer que eu não gosto de sprites. Elas gastam muito espaço e memória (apesar de não me preocupar com isso normalmente '-')
Alguma outra sugestão? Qual é melhor?
Última edição por luiz_eldorado em Qui 04 Abr 2013, 13:35, editado 4 vez(es)
Re: [Trancado] Como desenhar um arco?
olha acho que por sprite seria bem melhor, mas isso depende de onde e para que vc quer. se vc quer um arco com tamanho variado a opção do lenghtdir é boa mas se for coisa pequena o sprite é melhor mesmo ;) (só falei coisas logicas, mas espero ter dado alguma luz )
;)
;)
RafaelCazarotto- Games Ranking :
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Re: [Trancado] Como desenhar um arco?
Fiz um script:
- Código:
/*draw_arc(x, y, raio, ang1, ang2)
x, y -> coordenadas do centro
raio -> distancia do centro
ang1, ang2 -> angulos que o arco ficará entre
*/
var i;
for(i=min(argument3, argument4); i<=max(argument3, argument4); i+=1)
{
draw_point(argument0+lengthdir_x(argument2, i), argument1+lengthdir_y(argument2, i));
}
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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Re: [Trancado] Como desenhar um arco?
Outro script.
O game maker tem uma função que é "draw_set_circle_precision", que define quantos segmentos de reta serão usados pra desenhar um círculo.
Yep, um círculo é um monte de retas. Essa é a triste verdade. Faça um raio grande o suficiente e uma precisão pequena o suficiente e isso ficará BEM visível.
Você pode usar um raciocínio parecido pra bolar um script. Infelizmente, não nos é dada em qual variável fica a precisão (acredito que o default seja 32), então teremos que entrar com ela nos argumentos.
O script usado ali dentro, "angle_difference", eu peguei na gmlScripts. É esse aqui:
Acho que fazer montes de retas seja melhor que fazer montões de pontos, por isso ofereci essa alternativa.
O game maker tem uma função que é "draw_set_circle_precision", que define quantos segmentos de reta serão usados pra desenhar um círculo.
Yep, um círculo é um monte de retas. Essa é a triste verdade. Faça um raio grande o suficiente e uma precisão pequena o suficiente e isso ficará BEM visível.
Você pode usar um raciocínio parecido pra bolar um script. Infelizmente, não nos é dada em qual variável fica a precisão (acredito que o default seja 32), então teremos que entrar com ela nos argumentos.
- Código:
/* uso: draw_arc(x, y, raio, ang1, ang2, precisão);
** x, y -> coordenadas do centro
** raio -> distancia do centro
** ang1, ang2 -> angulos que o arco ficará entre
** precisão -> número de segmentos
**
** desenha um arco, na cor definida para desenho
*/
var cx, cy, raio, ang1, ang2, prec, i, px, py, dAng;
cx = argument0; cy = argument1; // centro do arco
raio = argument2; // raio do arco
ang1 = argument3; ang2 = argument4; // ângulos inicial e final
prec = argument5;
dAng = angle_difference(ang1, ang2) / prec; // esse é outro script, que eu mostro daqui a pouco
// define as posições dos pontos
for (i = 0; i <= prec; i += 1){
px[i] = cx + lengthdir_x(raio, ang1 + dAng * i);
py[i] = cy + lengthdir_y(raio, ang1 + dAng * i);
}
// desenha o arco
for (i = 1; i <= prec; i += 1){
draw_line(px[i - 1], py[i - 1], px[i], py[i]);
}
O script usado ali dentro, "angle_difference", eu peguei na gmlScripts. É esse aqui:
- Código:
/*
** usage:
** diff = angle_difference(angle1,angle2);
**
** given:
** angle1 first direction in degrees, real
** angle2 second direction in degrees, real
**
** returns:
** difference of the given angles in degrees, -180 to 180
**
** GMLscripts.com
*/
{
return ((((argument0 - argument1) mod 360) + 540) mod 360) - 180;
}
Acho que fazer montes de retas seja melhor que fazer montões de pontos, por isso ofereci essa alternativa.
saim- Games Ranking :
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Re: [Trancado] Como desenhar um arco?
@RafaelCazarotto, se nada der certo, uso uma sprite. É só em último caso.
@PedroX, achei legal seu script, já ia usar, mas o do saim é melhor. '-'
@saim:
Eu acho que vou usar o código do saim. Obrigado. O resto eu me faço sozinho.
É que eu não tinha muito o que falar '-'
Até mais '-'
@PedroX, achei legal seu script, já ia usar, mas o do saim é melhor. '-'
@saim:
Sim. Nem tinha pensado nisso.saim escreveu:Yep, um círculo é um monte de retas. Essa é a triste verdade. Faça um raio grande o suficiente e uma precisão pequena o suficiente e isso ficará BEM visível.
Eu acho que vou usar o código do saim. Obrigado. O resto eu me faço sozinho.
É que eu não tinha muito o que falar '-'
Até mais '-'
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