GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Qui 18 Abr 2024, 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39


Menu por teclado

4 participantes

Ir para baixo

Menu por teclado Empty Menu por teclado

Mensagem por CLT Qua 15 Fev 2012, 11:57

Nome: Menu por teclado

Autor: CLT

Plataforma: GM PRO/LITE

Nível: Iniciante

Introdução

Neste tutorial irei ensinar a fazer um Menu controlado pelo teclado. Menus nesse estilo são comuns em jogos ao estilo Mario.

Configurando:

Menu com setas:

Crie um objeto e chame de obj_menu.

No Create coloque:

Código:
selecao=1
opcoes=3

Explicando

Aqui definimos duas variáveis, selecao e opcoes. Então sempre que o Menu for criado a selecao será igual a 1 e as opcoes igual 3.

No Step coloque:

Código:
if keyboard_check_pressed(vk_up)
{
selecao-=1
}
if keyboard_check_pressed(vk_down)
{
selecao+=1
}

if keyboard_check_pressed(vk_enter)
{
if selecao=1 {room_goto_next()}
if selecao=2 {game_load(get_string("Continuar jogo:",""))}
if selecao=3 {game_end()}
}

if selecao>opcoes selecao=1
if selecao<1 selecao=opcoes

Explicando

Quando a tecla para cima for pressionada a selecao diminuirá em 1 e quando a tecla para baixo for pressionado a selecao aumentará em 1.
Quando a tecla Enter for pressionada ocorrerá a ação correspondente ao número de selecao.
O último código faz se a selecao for igual a 1 e a tecla cima for pressionada a selecao será 3, e se a selecao for igual a 3 e a tecla baixo for pressionada a selecao será igual a 1.

Coloque no Draw:

Código:
draw_set_halign(fa_center)

draw_set_font(FONTE)

draw_text(x,y,"Novo jogo")
draw_text(x,y+48,"Continuar jogo")
draw_text(x,y+96,"Sair")

draw_set_color(c_black)

if selecao=1 {draw_text(x,y,"<<                  >>")}
if selecao=2 {draw_text(x,y+48,"<<                        >>")}
if selecao=3 {draw_text(x,y+96,"<<        >>")}

Explicando

1° centraliza o texto.
2° desenha a frase Novo jogo na posição x e y do objeto.
3° desenha a frase Continuar jogo na posição x e y +48 do objeto.
4° desenha a palavra Sair na posição x e y +96 do objeto.
5° deixa o texto com a cor preta.
6/7/8° desenha o texto correspondente a selecao.

Agora coloque o objeto na room e veja o resultado.

Menu com sprites:

Se você quiser trocar as setas por sprites:

Coloque no Draw:

Código:
draw_set_font(FONTE)

draw_text(x,y,"Novo jogo")
draw_text(x,y+48,"Continuar jogo")
draw_text(x,y+96,"Sair")

draw_set_color(c_black)

if selecao=1 {draw_sprite(sprite,0,x-32,y)}
if selecao=2 {draw_sprite(sprite,0,x-32,y+48)}
if selecao=3 {draw_sprite(sprite,0,x-32,y+96)}

Explicando

1° desenha a frase Novo jogo na posição x e y do objeto.
2° desenha a frase Continuar jogo na posição x e y +48 do objeto.
3° desenha a palavra Sair na posição x e y +96 do objeto.
4° deixa o texto com a cor preta.
5/6/7° desenha a sprite na posição correspondente da selecao.

Agora coloque o objeto na room e veja o resultado.
CLT
CLT

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : B-D
Data de inscrição : 06/01/2012
Reputação : 3
Número de Mensagens : 343
Prêmios : Menu por teclado Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://equipeevolution.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Menu por teclado Empty Re: Menu por teclado

Mensagem por Marcellomine Sex 22 Fev 2013, 23:11

Nossa! Legal o tuto, eu sou péssimo com menus! Muito obrigado e parabéns!!
Marcellomine
Marcellomine

Data de inscrição : 22/01/2013
Reputação : 11
Número de Mensagens : 134
Prêmios : Menu por teclado Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Menu por teclado Empty Re: Menu por teclado

Mensagem por NPH Sáb 23 Fev 2013, 00:50

O menu de meu novo jogo Black Tank também é controlado por teclado!
Bom tuto! eu testei e aprovo!
NPH
NPH

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 28/11/2010
Reputação : 58
Número de Mensagens : 504
Prêmios : Menu por teclado Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


Ir para o topo Ir para baixo

Menu por teclado Empty Re: Menu por teclado

Mensagem por Perseundeadd Qua 24 Jul 2013, 19:24

Dei uma incrementada no menu , ele faz com que você use o sprite , e assim que você desça a opção o sprite some , você tem que criar objetos para cada seleção ( Eu fiz com sprites quem não entender é só falar)
Código:
draw_set_halign(fa_center)

instance_create(x,y,play);
instance_create(x,y+48,options);
instance_create(x,y+96,quit);

draw_set_color(c_black)

if selecao=1 {instance_create(x,y,playselect)}
if selecao=2 {instance_create(x,y+48,optionsselect)}
if selecao=3 {instance_create(x,y+96,quitselect)}

if selecao=2 {instance_deactivate_object(playselect)}
if selecao=3 {instance_deactivate_object(optionsselect)}
if selecao=2 {instance_deactivate_object(quitselect)}
if selecao=1 {instance_deactivate_object(optionsselect)}
Perseundeadd
Perseundeadd

Data de inscrição : 22/04/2013
Reputação : 0
Número de Mensagens : 17
Prêmios : Menu por teclado Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Menu por teclado Empty Re: Menu por teclado

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos