[TUTORIAL]Plataforma Iniciante

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Link Quebrado [TUTORIAL]Plataforma Iniciante

Mensagem por Jack Storm em Qua 09 Jan 2013, 23:05

Seu tutorial :
Código:
Eae galera blz :?:,Bem esse é o meu primeiro tutorial,espero que sirva para vocês :lol: ,Bem esse é um tutorial plataforma iniciante como o titulo já diz  :roll: .
Bem vamos começar :lol:

Primeiro vamos criar as variavéis crie um objeto e dê a ele qualquer nome,dentro dele vá em [color=blue]Add Event[/color] e adicione o evento :event_create: [color=red]Create[/color]
E clique na aba [color=red]control[/color] e vá na parte onde esta escrito [color=red]code[/color],e arraste o [color=indigo]Execute Code[/color] e digite o seguinte :

[color=green]//Aqui vamos definir as variaveis
//1 é igual a true
//0 é igual a false[/color]
parado=[color=blue]1[/color]
correr=[color=blue]0[/color]
pulo=[color=blue]0[/color]
direita=[color=blue]1[/color]
nochao=[color=blue]0[/color]


Pronto! agora que já definimos as variavéis vamos continuar,Adicione o evento  :event_step: [color=red]Step[/color],e arraste  o [color=indigo]Execute Code[/color] e vamos fazer com que o player ande:

[color=green]//Aqui bem explicado como fazer o player correr[/color]
if keyboard_check(vk_right)[color=green]//Se a seta para direita for pressionada[/color]
{
if place_free(x+4,y) [color=green]//e se houver 4 pixels livre a sua direita[/color]
{x+=4} [color=green]//ele anda 4 pixels[/color]
correr=1;[color=green] //Aqui é a variavel para dizer que ele está correndo[/color]
parado=0;[color=green] //Aqui é a variavel para dizer que ele está parado [/color]
direita=1;[color=green] //Aqui indica que ele esta para direita[/color]
}
else [color=green]// Se não [/color]
if keyboard_check(vk_left)[color=green] //Se a seta para esquerda for pressionada[/color]
{
if place_free(x-4,y) [color=green]//e se houver 4 pixels livre a sua esquerda[/color]
{x-=4} [color=green]//ele anda 4 pixels[/color]
correr=1;[color=green] //Aqui é a variavel para dizer que ele está correndo[/color]
parado=0;[color=green] //Aqui é a variavel para dizer que ele está parado [/color]
direita=0; [color=green]//Aqui indica que ele esta para esquerda[/color]
}
else [color=green]//Se não[/color]
if keyboard_check(vk_nokey) [color=green]//Checa se nenhuma tecla fo pressionada[/color]
{
correr=0;[color=green] //Ele não estara correndo[/color]
parado=1;[color=green] //Ele estara parado[/color]
}

Pronto! agora o nosso player já anda que felicidade,agora vamos fazer o essencial! vamos fazer ele pular
nesse mesmo [color=indigo]Execute Code[/color] e digite:

[color=green]//Como fazer o player pular[/color]
if keyboard_check_pressed(vk_up) and nochao=1 [color=green]//Se a seta para cima for pressionada e se ele estiver nochao[/color]
{
vspeed=-14;[color=green] //ele pula[/color]
pulo=1; [color=green] //Aqui aciona a variavel do pulo[/color]
parado=0;[color=green] //E ele não estara mas parado[/color]
}
if place_free(x,y+5) [color=green]//Se houver 5 pixels livre abaixo[/color]
{pulo=2} [color=green]//Muda para o segundo pulo(que é a sprite dele caindo)[/color]

Pronto agora ele já pula agora só falta uma coisa a [color=darkblue]Gravidade[/color]
Arraste outro [color=indigo]Execute Code[/color] e digite:

[color=green]//Vamos definir a gravidade[/color]
if place_free(x,y+1) [color=green]//Se houver 1 pixel livre abaixo[/color]
{gravity=1}[color=green] //A gravidade é 1[/color]
else [color=green]//Se não[/color]
{gravity=0} [color=green]//A gravidade é 0[/color]

[color=green]//Aqui fala o seguinte[/color]
if gravity=0[color=green] //Se a gravidade for 0[/color]
{nochao=1 [color=green]//Ele estara no chao[/color]
pulo=0 [color=green]//Ele não estara pulando[/color]
}
else [color=green]//Se não[/color]
{nochao=0; [color=green]//ele nao estara no chao[/color]
}

bom agora sim vamos fazer com que o player mude de sprites,vamos definir a nossa troca de sprite
Arraste outro [color=indigo]Execute Code[/color] e digite:

if parado=1{sprite_index=spr_parado;image_speed=0.3} [color=green] //Se a variavel parado for igual a true a sprite será dele parado[/color]
if correr=1{sprite_index=spr_correr;image_speed=0.3} [color=green] //Se a variavel parado for igual a true a sprite será dele correndo[/color]
if pulo=1{sprite_index=spr_pulo;image_speed=0.3}  [color=green]//Se a variavel parado for igual a true a sprite será dele pulando[/color]
if pulo=2{sprite_index=spr_cair;image_speed=0.3} [color=green] //Se a variavel parado for igual a true a sprite será dele caindo[/color]

if direita=1{image_xscale=1}else{image_xscale=-1} [color=green] //Se ele estiver para direita a image continuará a mesma se não a imagem vira para esquerda[/color]

Pronto agora só falta uma coisa,rá-ta-ra-tam o chão crie uma sprite de 32x32 ou 16x16 tanto faz mas tem de ser quadrada
depois crie um objeto responsável pelo chão e marque como sólido. pronto
agora volte para o objeto player e clique em [color=indigo]Add Event[/color] e depois clique em [color=red]collision[/color] e depois clique no objeto responsável pelo chão,Arraste outro [color=indigo]Execute Code[/color] e digite:

move_contact_solid(direction,12);[color=green] //Aqui so torna o objeto solido[/color]
vspeed=0;[color=green] //A velocidade vertical é nula[/color]
hspeed=0;[color=green] //A velocidade horizontal é nula[/color]

pronto agora já fizemos tudo,crie uma room com todos os objetos nela e bote o player um pouco acima do chão
Obs: [color=red]Se tiver uns erros na colisão com o chão faça o seguinte vá nas sprites e marque center,e crie uma mask no tamanho da sprite do player(de preferencia da sprite dele parado)e vá no objeto player e clique não opção mask e selecione a sprite da mask que você criou [/color]

Pronto é isso qualquer dúvida pode peguntar que eu respondo
até a próxima!

Jack Storm

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Link Quebrado Re: [TUTORIAL]Plataforma Iniciante

Mensagem por TRFN em Qui 10 Jan 2013, 08:53

Avaliação


Tutorial Reprovado por que já existem vários tutoriais desse tipo é também está muito mal formatado.Fora que também esse método está bugado. Copie seu tutorial pois ele será excluído em 20 dias.

___________



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