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Lentidão

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Mensagem por LincolnSalles Ter 02 Out 2012, 16:15

Alguém disse em um fórum: O game maker é lento e usa uma quantidade absurda de memória pra maioria dos joguinhos que eu já vi feitos nele

Outro respondeu: Lento quando se usa os resources compilados no executável. Estou trabalhando juntamente com um amigo em um MMORPG totalmente desenvolvido em GM, tanto o server quanto o client side. No client, estamos carregando todos os resources de fora do executável, assim, nosso executável até agora não passa dos 500kb! E consumo de memória? Quase nenhum, o mesmo digo para o processamento!
Tem que saber usar a ferramenta que está trabalhando.
---------------------------------------------------------------------------------

A maioria dos jogos que eu baixei feitos no game maker com um visual legal rodaram com lentidão, e meu pc tem placa de vídeo rasoável. Bem, Donkey Kong 1 do SNES é mais rico visualmente e roda em praticamente qualquer pc. O que disseram acima sobre deixar tudo no executável é que realmente deixa o jogo lento? A alternativa é a exposta acima?
Um exemplo de um jogo que ficou lento é o Ironburst Advanced, que achei o visual mais caprichado que a maioria, mas ficou lento.
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Mensagem por Thiago_o_programador Ter 02 Out 2012, 18:09

Na verdade, concordo com o que respondeu, basta conhecer a ferramenta, por exemplo se montar a room com os objetos "spritados" vai ficar pesado, e consequentemente lento, agora se você desenha por código por exemplo terá uma performance muito superior a muitos jogos.
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Mensagem por LincolnSalles Qui 04 Out 2012, 15:02

Pelo que vi eles estão certos. Não deixando tudo dentro do executável torna o jogo rápido.
Eu baixei um jogo chamado Adrenaline feito em GM e o jogo tem várias animações e sons em tempo real e estava bem rápido. O print abaixo mostra que as texturas e tudo mais está fora do executável. O jogo tem até opções de desligar certos recursos gráficos. Fiquei feliz em saber.
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Mensagem por saim Qui 04 Out 2012, 16:57

Disso eu não sabia. Claro que arquivos internos aumentam o tamanho do jogo, mas não faz sentido que eles aumentem o consumo de memória. Alguém sabe explicar esse fenômeno?
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Mensagem por Jiraya Qui 04 Out 2012, 18:36

provavelmente os arquivos quando incluidos no executavel ficam guardados em arrays binárias.

ex:

UBYTE *sprite_001[]={0,0,0,1,1,0,128,32,32,32,0,0,1,...}

isso ja consome vários bytes/kbytes e até megabytes de memoria.

sem falar que o runner precisa de um laço para ler cada valor da matriz para gerar o arquivo dentro e armazenar em outro bloco de memoria com a mesma quantidade de bytes ou seja, quando se usa recursos internos a memoria dinamica usada é dobrada.
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Mensagem por peixoto Qui 04 Out 2012, 18:36

Isso meio que faz sentido.
Se o arquivo .exe contem todo o resto junto, ele meio que executa tudo ao mesmo tempo(na memoria) e ocupa muito,alem de travar.

Quando os arquivos estando separados, eles são executados separadamente, conforme o necessário.Assim, causando menos lentidão.
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Mensagem por Mestre Qui 04 Out 2012, 18:52

Já filosofei sobre isso, dá pra fazer o GM ir carregando os sprites, sons, fundos etc a medida que necessário, e ir descartando quando não estiver em uso.. Dá um certo trabalho, diga-se de passagem!

Tem algumas desvantagens, por exemplo, supondo que o jogo carregue uma música mp3 de 3 mb no meio de uma fase, o jogador vai sentir uma leve travada (e dependendo da configuração do computador, uma graaande travada), o ideal é fazer um load antes de cada fase, que carrega todos os recursos que serão usados e descarta os demais (pra liberar espaço na memória), isso deixa a execução do jogo mais rápida, mas já vou adiantando que não é nada milagroso, jogos que não tem muitos recursos, ou que os recursos são simples, leves, é trabalho perdido, pois a diferença é mínima.

Indico para os jogos que passam de 10 mb de recursos no mínimo, já que evita que o jogo fique travado na tela de loading inicial. De qualquer forma não é só recursos que faz um jogo ficar lento, tem muita programação feita de 'orelha', loops desnecessários, algum contador consumindo memória, enfim, é uma série de fatores, o cuidado deve ser redobrado quando for trabalhar com do, while, for etc.
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Mensagem por luiz_eldorado Qui 04 Out 2012, 19:31

LincolnSalles escreveu:No client, estamos carregando todos os resources de fora do executável, assim, nosso executável até agora não passa dos 500kb! E consumo de memória? Quase nenhum, o mesmo digo para o processamento!
Impossível. Um jogo com uma room vazia de 1x1 com FPS=1 e sem o "draw background color" usa mais ou menos 10mb de memória, e pesa mais de 2mb (isso com o GM8.0).

Mas acho que a maioria dos problemas é causado pela má administração dos resources. Sprites com grandes vazios demográficos transparentes, músicas que nem podem ser tocadas por inteiro numa fase (o jogo acaba antes), objetos que poderiam ser o mesmo duplicados, etc.

O segundo problema é o próprio GM. Ele realmente pesa muito. Por isso eu tive uma ideia de que quando a pessoa baixasse um jogo, ela só baixaria o conteúdo do jogo (sem os 2mb de estrutura do GM) e teria um programa que executaria este arquivo (que seria um .zip com extensão modificada). Até agora não consegui fazer...
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Mensagem por LincolnSalles Qui 04 Out 2012, 22:08

luiz_eldorado disse:
Um jogo com uma room vazia de 1x1 com FPS=1 e sem o "draw background color" usa mais ou menos 10mb de memória, e pesa mais de 2mb (isso com o GM8.0).

Evandro G. F. Disse:
Já filosofei sobre isso, dá pra fazer o GM ir carregando os sprites, sons, fundos etc a medida que necessário, e ir descartando quando não estiver em uso.. Dá um certo trabalho, diga-se de passagem! / mas já vou adiantando que não é nada milagroso / não é só recursos que faz um jogo ficar lento, tem muita programação feita de 'orelha', loops desnecessários, algum contador consumindo memória, enfim, é uma série de fatores, o cuidado deve ser redobrado quando for trabalhar com do, while, for etc.

Sim, como sempre é um conjunto de fatores e para um jogo com mais recursos se não tiver o trabalho acima no mínimo, mesmo sendo muito trabalhoso e levar mais tempo, vai ficar lento infelizmente. Vai depender do que se quer fazer.
Porque realmente ninguém quer jogar um jogo lento.
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Mensagem por Kapoty Qui 04 Out 2012, 22:11

Só para complementar, uma outra forma de diminuir o uso de memoria é usar a CleanMen.dll, você pode encontra-la na gmc.
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