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Mensagem por saim Seg 24 Set 2012, 08:42

Tenho a impressão de já ter perguntado isso, mas não lembro da resposta nem saberia como procurar. Refaço a pergunta, com minhas desculpas à moderação.

Estou pensando seriamente em comprar o GMS pra criar um jogo pra iPad, por motivos bem afastados da esfera financeira. Como não estou buscando lucro (ainda), o fato de pagar a anuidade da apple store me desanima.

Existe alguma forma de instalar o jogo num iPad sem passar pela app store? Nem que seja uma versão de teste ou coisa que o valha? Seria lógico que sim, já que uma máquina virtual não tem como simular toques simultâneos (ou tem?), mas não sei como baixar nenhum tipo de arquivo num iPad senão pela app store. Talvez porque eu não tenha um iPad e não saiba mexer direito nele.

Curioso quanto ao motivo?:
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Mensagem por cascavelo Seg 24 Set 2012, 10:11

Saim, não dá pra baixar praticamente nada no ipad fora da store, ele bolqueia tudo, somente se fizer o jailbreak, é bem complicado chegar ao resultado final para Ios, um bocado de etapas pra cumprir.
Se fosse um projeto comercial eu lhe incentivava a continuar, mas no seu caso o melhor seria comprar um tablet com android, mesmo dos mais baratos , os chineses e dar de presente, seria muito mais rápido e mais barato. Importante observar se o tablet chinês tem tela capcitiva e 512m de ram pra tudo funcionar bem.
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Mensagem por vinians Seg 24 Set 2012, 10:32

O GM tem um runner para Android, e deve ter tambem para IOs , ou seja, da pra você testar sem enviar para Apple Store. Quanto a colocar arquivos dentro do IPad, eu coloco qualquer arquivo no meu usando o DropbBox para IPad.
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Mensagem por Kabeção Seg 24 Set 2012, 10:54

Segundo isso aqui: http://wiki.yoyogames.com/index.php/Setup_GameMaker:Studio_for_iOS

Você não só deve ter o aparelho como também a licença oficial e um Mac.
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Mensagem por saim Seg 24 Set 2012, 10:57

cascavelo escreveu:somente se fizer o jailbreak
Fora de cogitação, o iPad em questão não é meu.
cascavelo escreveu:no seu caso o melhor seria comprar um tablet com android, mesmo dos mais baratos , os chineses e dar de presente, seria muito mais rápido e mais barato. Importante observar se o tablet chinês tem tela capcitiva e 512m de ram pra tudo funcionar bem.
Talvez seja mesmo uma boa... você sabe de algum modelo pra me indicar?

vinians escreveu:O GM tem um runner para Android, e deve ter tambem para IOs , ou seja, da pra você testar sem enviar para Apple Store.
Como se testa os toques em diversas posições quando se usa esse runner? Eu parto do princípio que o toque é simulado com o mouse, pode ser que haja outras formas.
vinians escreveu:Quanto a colocar arquivos dentro do IPad, eu coloco qualquer arquivo no meu usando o DropbBox para IPad.
Opa, fale mais a respeito disso aí, por favor! DropBox pra IPad é um programa?
Eu tenho uma conta no dropbox, posso usá-la ou preciso criar uma conta específica pra IPad?
Uma vez instalado o dropBox, como é o procedimento pra baixar/instalar o jogo?
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Mensagem por vinians Seg 24 Set 2012, 11:04

1) Teoricamente o runner se comporta de maneira idêntica ao aplicativo final compilado. A detecção de multiplos dedos eu ainda não testei mas os cliques de mouse são convertidos para toque e o primeiro dedo simula o botao 1 do mouse, provavelmente os outros dedos seriam os outros botões.

2) Na App Store em o DropBox para IOs e é free, funciona perfeitamente como na versão do windows, ou seja, colocou no Windows ele vai direto para o Ipad. Mas não sei quanto a aplicações pois eu testei somente para visualizar alguns PDF's, imagens e videos.
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Mensagem por Gonzo Seg 24 Set 2012, 11:19

Criar aplicativos para iPhone no Windows usando o Visual Studio

link: www.pmbaty.com/iosbuildenv

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Mensagem por Kabeção Seg 24 Set 2012, 11:20

Tem funções especificas para mobile.
Para android e ios dá para detectar até 5 toques simultâneos usando uma função parecida com a do mouse.
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Mensagem por vinians Seg 24 Set 2012, 11:22

Mina do Rock escreveu:Criar aplicativos para iPhone no Windows usando o Visual Studio

link: www.pmbaty.com/iosbuildenv

Isso não adianta muito pois você fica amarrado no Visual Studio. Ferramentas como o GM são bem mais interessantes pois não te amarram em apenas uma plataforma.
Mas btw, o que isso tem a ver com o tópico ?
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Mensagem por Gonzo Seg 24 Set 2012, 11:32

td bem.. vc's sabem se existe um emulador que roda ios no windows ?
e emulando um mac com o Leopard OS p/windows dispensaria ter que ter um mac ?
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Mensagem por cascavelo Seg 24 Set 2012, 11:50

Na App Store em o DropBox para IOs e é free, funciona perfeitamente como na versão do windows, ou seja, colocou no Windows ele vai direto para o Ipad. Mas não sei quanto a aplicações pois eu testei somente para visualizar alguns PDF's, imagens e videos.
Flws!

Não adianta mandar um executável ou instalador para o ipad, ele não vai reconhecer o arquivo, só instala da loja. O Ipad é um aparelho Capado, limita muito a experiência do usuário, tenho um Ipad3, acho uma maravilha, mas não me atende. Quero trocar por um Sansumg note de 10".


Talvez seja mesmo uma boa... você sabe de algum modelo pra me indicar?


Dê uma olhada no Mercado Livre, acho que os Tablets da Genesis são os melhores entre os xingling, todo dia aparecem modelos novos.
Quando for comprar um tablet Android atente para o seguinte:
Tela capacitiva, Processador com mais de 1Ghz, Memória com mais de 512m e escolha um com boa resolução. Também é bom observar se existe referência a GPU do aparelho, tablets e cels antigos sem GPU não conseguem rodar jogos do GMS satisfatóriamente. (já testei alguns), acho que todos os aparelho fabricados atualmente já tem.
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Mensagem por vinians Seg 24 Set 2012, 11:59

cascavelo escreveu:
Na App Store em o DropBox para IOs e é free, funciona perfeitamente como na versão do windows, ou seja, colocou no Windows ele vai direto para o Ipad. Mas não sei quanto a aplicações pois eu testei somente para visualizar alguns PDF's, imagens e videos.
Flws!

Não adianta mandar um executável ou instalador para o ipad, ele não vai reconhecer o arquivo, só instala da loja. O Ipad é um aparelho Capado, limita muito a experiência do usuário, tenho um Ipad3, acho uma maravilha, mas não me atende. Quero trocar por um Sansumg note de 10".

É verdade, no caso do Saim querer criar aplicações iOS para questoes de desenvolvimento, pode usar o runner para IOs que o GMS disponibiliza, assim você não precisa instalar o seu aplicativo no iOs usa-se apenas o Runner e quando vc for distribuir, você compila em um Apple e manda pra APP store. Como eu disse, eu uso o DropBox para outros tipos de arquivos, não para arquivos executaveis.
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Mensagem por Kabeção Seg 24 Set 2012, 12:45

cascavelo escreveu:Também é bom observar se existe referência a GPU do aparelho, tablets e cels antigos sem GPU não conseguem rodar jogos do GMS satisfatóriamente. (já testei alguns), acho que todos os aparelho fabricados atualmente já tem.
Também testei um que um amigo tinha. O jogo mesmo sendo leve rodava muito lento.
Era daquelas marcas duvidosas, se quer um conselho passe longe delas. Very Happy
Até os modelos mais baratos de marcas conhecidas rodam bem os jogos.
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Mensagem por saim Seg 24 Set 2012, 13:22

Valeu, moçada! Vou somar os prós e contras e ver o que resolvo (posso até resolver não fazer nada, mas quero ter certeza da decisão antes de tomá-la).

Fica ainda a questão da compilação. A Mina do Rock fez uma pergunta interessante logo acima. Alguém sabe se é possível dispensar o mac? E caso não seja, eu TENHO um mac à disposição, mas não é o computador em que pretendo instalar o GMS. Alguém sabe se posso ter duas cópias do programa instaladas com a mesma licença?
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Mensagem por vinians Seg 24 Set 2012, 13:42

Eu instalei o GM em 2 computadores mas uso somente um de cada vez é claro, isso está previsto na licensa, pois eu tenho instalado no computador do trabalho e na minha casa.
Você não instala o GMS no Apple. O GMS do windows "gera" uma aplicação (seu jogo) que deverá ser compilada no Apple usando o XCode (free) que gera o código "nativo" que vai rodar no IOs.
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Mensagem por Kabeção Seg 24 Set 2012, 14:53

vinians escreveu:Você não instala o GMS no Apple. O GMS do windows "gera" uma aplicação (seu jogo) que deverá ser compilada no Apple usando o XCode (free) que gera o código "nativo" que vai rodar no IOs.
Mas é o mesmo para IOs?
Pelo que sei para poder colocar o aplicativo para venda na store você tem usar o Mac não só para compilar como para poder publicar também.


Sobre a licença ela não funciona por número de instalação mas por numero de computadores sendo usados, por exemplo, você pode formatar seu computador e reinstalar 20 vezes que não mudara nada na licença, mas só 3 computadores diferentes podem executar o GMS ao mesmo tempo com a mesma licença.
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Mensagem por cascavelo Seg 24 Set 2012, 15:14

td bem.. vc's sabem se existe um emulador que roda ios no windows ?
e emulando um mac com o Leopard OS p/windows dispensaria ter que ter um mac ?
No lançamento do GMS eu ví uma postagem no fórum da Yoyo que dizia que sim, que dava pra publicar o game na Apple com o Leopard.

Sobre a licença ela não funciona por número de instalação mas por numero de computadores sendo usados, por exemplo, você pode formatar seu computador e reinstalar 20 vezes que não mudara nada na licença, mas só 3 computadores diferentes podem executar o GMS ao mesmo tempo com a mesma licença..
Será quw dá pra usar em 3 ao mesmo tempo mesmo com Ips distantes?
Seria o ideal pra poder formar uma equipe de desenvolvimento com um custo bem baixo.
Eu estava observando o log quando recoloquei a licença e aparece um número de dias para validar novamente, não me lembro quantos.
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Mensagem por Kabeção Seg 24 Set 2012, 15:35

Pode ser um na China, um no Brasil e outro na Bélgica desde que só 3 estejam executando ao mesmo tempo.

Eu também já tive que recolocar minha licença (sem ser por causa de atualizações), parece que tem que fazer isso de meses em meses mas é só para verificação.

O único problema disso tudo é que precisa ter conexão.
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