Entrar
Últimos assuntos
» Colisões não funcionandopor RastaMaan Ontem à(s) 19:49
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Ontem à(s) 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
ANDAR RAMPA SEM GRAVIDADE?
4 participantes
Página 1 de 1
ANDAR RAMPA SEM GRAVIDADE?
Eai pessoal?
Andei meio sumido, mas andei tendo umas ideias e resolvi colocar em pratica!
Minha duvida é o seguinte, queria saber se algum de vocês sabem como fazer o player andar em terrenos irregulares como círculos e rampas sem gravidade. Ou seja ele vai andar de um ponto a outro sem cair. Obrigado a quem estiver disposto a ajudar!
Andei meio sumido, mas andei tendo umas ideias e resolvi colocar em pratica!
Minha duvida é o seguinte, queria saber se algum de vocês sabem como fazer o player andar em terrenos irregulares como círculos e rampas sem gravidade. Ou seja ele vai andar de um ponto a outro sem cair. Obrigado a quem estiver disposto a ajudar!
Nedotavio1807- Games Ranking :
Notas recebidas : D
Data de inscrição : 10/10/2010
Reputação : 3
Número de Mensagens : 261
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: ANDAR RAMPA SEM GRAVIDADE?
Estou respondendo mais pra dar um "up" no tópico do que pra opinar, mesmo... Não entendi direito o que você quer que aconteça. Quer que a gravidade exista, mas não quando o jogador sair da plataforma? Quer que a gravidade aponte pro objeto mais próximo (como em "they need to be fed")?
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: ANDAR RAMPA SEM GRAVIDADE?
E exatamente essa minha duvida saim, fazer algo parecido como they need to be Fed
Nedotavio1807- Games Ranking :
Notas recebidas : D
Data de inscrição : 10/10/2010
Reputação : 3
Número de Mensagens : 261
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: ANDAR RAMPA SEM GRAVIDADE?
Então tem MUITA gravidade envolvida... que muda de direção o tempo todo!
Basicamente, ela aponta pro centro do objeto-chão mais próximo. E, claro, sua direção deve ser atualizada a cada step.
A movimentação também deve depender da gravidade. Apertar pra direita deve fazer você se mover na direção da gravidade + 90°, não simplesmente pra "direita".
Pular, também, joga sua velocidade pra direção da gravidade + 180°, não "pra cima".
Sem entrar em detalhes (porque, na verdade, eu não sei como fazer) eu faria o seguinte: primeiro, atualizaria a gravidade, depois o image_angle e, por fim, a movimentação.
Mas isso pode dar problemas na hora de aterrissar... Por exemplo, se o piso for quadrado e você não estiver no centro dele, seu image_angle não vai te deixar totalmente em pé, porque a gravidade estará apontando pro centro. Talvez as figuras do TNBF sejam compostas de várias sub-figuras que expliquem pro personagem qual o image_angle ele deve ter ao aterrissar. Ou isso ou o cara bolou um sistema mais inteligente de colisão. Sinceramente, não sei como fazer...
Basicamente, ela aponta pro centro do objeto-chão mais próximo. E, claro, sua direção deve ser atualizada a cada step.
A movimentação também deve depender da gravidade. Apertar pra direita deve fazer você se mover na direção da gravidade + 90°, não simplesmente pra "direita".
Pular, também, joga sua velocidade pra direção da gravidade + 180°, não "pra cima".
Sem entrar em detalhes (porque, na verdade, eu não sei como fazer) eu faria o seguinte: primeiro, atualizaria a gravidade, depois o image_angle e, por fim, a movimentação.
Mas isso pode dar problemas na hora de aterrissar... Por exemplo, se o piso for quadrado e você não estiver no centro dele, seu image_angle não vai te deixar totalmente em pé, porque a gravidade estará apontando pro centro. Talvez as figuras do TNBF sejam compostas de várias sub-figuras que expliquem pro personagem qual o image_angle ele deve ter ao aterrissar. Ou isso ou o cara bolou um sistema mais inteligente de colisão. Sinceramente, não sei como fazer...
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Re: ANDAR RAMPA SEM GRAVIDADE?
Como disse o saim, é um pouco variável.
Basicamente:
- Definir um valor para a gravidade no Create.
- No Step, apontar a gravidade para o objeto mais próximo:
Só que depois precisa de uns ajustes. Como não se pode prever todos, é só testando mesmo.
Até mais!
Basicamente:
- Definir um valor para a gravidade no Create.
- No Step, apontar a gravidade para o objeto mais próximo:
- Código:
prox = instance_nearest(x, y, parent_formas);
gravity_direction = point_direction(x, y, prox.x, prox.y);
image_angle = gravity_direction - 270;
Só que depois precisa de uns ajustes. Como não se pode prever todos, é só testando mesmo.
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: ANDAR RAMPA SEM GRAVIDADE?
Cara, aqui tem a engine do jogo, ele mesmo publicou, é exatamente o que você quer, mas vou deixar um aviso,depois que ele liberou a engine, existe muitos jogos parecidos, recomendo fazer algo inovador :
http://sandbox.yoyogames.com/games/142398-360%C2%B0-gravity-engine
http://sandbox.yoyogames.com/games/142398-360%C2%B0-gravity-engine
Re: ANDAR RAMPA SEM GRAVIDADE?
Obrigado saim, Pedro e Need 90 pela grande ajuda! vou dar uma estudada na engine e no que vocês falaram. vlw pessoal.
Nedotavio1807- Games Ranking :
Notas recebidas : D
Data de inscrição : 10/10/2010
Reputação : 3
Número de Mensagens : 261
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|