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ANDAR RAMPA SEM GRAVIDADE?

4 participantes

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gravidade - ANDAR RAMPA SEM GRAVIDADE? Empty ANDAR RAMPA SEM GRAVIDADE?

Mensagem por Nedotavio1807 Sáb 01 Set 2012, 16:01

Eai pessoal?
Andei meio sumido, mas andei tendo umas ideias e resolvi colocar em pratica!
Minha duvida é o seguinte, queria saber se algum de vocês sabem como fazer o player andar em terrenos irregulares como círculos e rampas sem gravidade. Ou seja ele vai andar de um ponto a outro sem cair. Obrigado a quem estiver disposto a ajudar!
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Mensagem por saim Seg 03 Set 2012, 15:17

Estou respondendo mais pra dar um "up" no tópico do que pra opinar, mesmo... Não entendi direito o que você quer que aconteça. Quer que a gravidade exista, mas não quando o jogador sair da plataforma? Quer que a gravidade aponte pro objeto mais próximo (como em "they need to be fed")?
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Mensagem por Nedotavio1807 Seg 03 Set 2012, 17:32

E exatamente essa minha duvida saim, fazer algo parecido como they need to be Fed
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Mensagem por saim Ter 04 Set 2012, 09:04

Então tem MUITA gravidade envolvida... que muda de direção o tempo todo!
Basicamente, ela aponta pro centro do objeto-chão mais próximo. E, claro, sua direção deve ser atualizada a cada step.
A movimentação também deve depender da gravidade. Apertar pra direita deve fazer você se mover na direção da gravidade + 90°, não simplesmente pra "direita".
Pular, também, joga sua velocidade pra direção da gravidade + 180°, não "pra cima".

Sem entrar em detalhes (porque, na verdade, eu não sei como fazer) eu faria o seguinte: primeiro, atualizaria a gravidade, depois o image_angle e, por fim, a movimentação.
Mas isso pode dar problemas na hora de aterrissar... Por exemplo, se o piso for quadrado e você não estiver no centro dele, seu image_angle não vai te deixar totalmente em pé, porque a gravidade estará apontando pro centro. Talvez as figuras do TNBF sejam compostas de várias sub-figuras que expliquem pro personagem qual o image_angle ele deve ter ao aterrissar. Ou isso ou o cara bolou um sistema mais inteligente de colisão. Sinceramente, não sei como fazer...
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Mensagem por PedroX Ter 04 Set 2012, 09:47

Como disse o saim, é um pouco variável.

Basicamente:

- Definir um valor para a gravidade no Create.
- No Step, apontar a gravidade para o objeto mais próximo:
Código:
prox = instance_nearest(x, y, parent_formas);
gravity_direction = point_direction(x, y, prox.x, prox.y);
image_angle = gravity_direction - 270;

Só que depois precisa de uns ajustes. Como não se pode prever todos, é só testando mesmo.

Até mais!

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Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

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Mensagem por Need 90 Ter 04 Set 2012, 09:51

Cara, aqui tem a engine do jogo, ele mesmo publicou, é exatamente o que você quer, mas vou deixar um aviso,depois que ele liberou a engine, existe muitos jogos parecidos, recomendo fazer algo inovador :
http://sandbox.yoyogames.com/games/142398-360%C2%B0-gravity-engine
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Mensagem por Nedotavio1807 Ter 04 Set 2012, 10:38

Obrigado saim, Pedro e Need 90 pela grande ajuda! vou dar uma estudada na engine e no que vocês falaram. vlw pessoal.
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