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[Resolvido]-Draw_text sempre por cima... Valeu saim!
3 participantes
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[Resolvido]-Draw_text sempre por cima... Valeu saim!
tenho, crio vários objetos na room e cada um deles ao passar o mouse aparece o texto...
o problema é que cada um desses objetos tem depth=-y, e o texto está ficando atrás tambem!
alguma sugestão?
não adianta pesquisar, não achei
aproveitando...
gostaria de saber se tem como o cursor mostrar esse determinado texto ao invés do objeto.
Assim quem sabe, nesse problema sumisse.
Lembrando que uso sprite no mouse o que facilita muito, né?
codes usados no objeto:
o problema é que cada um desses objetos tem depth=-y, e o texto está ficando atrás tambem!
alguma sugestão?
não adianta pesquisar, não achei
aproveitando...
gostaria de saber se tem como o cursor mostrar esse determinado texto ao invés do objeto.
Assim quem sabe, nesse problema sumisse.
Lembrando que uso sprite no mouse o que facilita muito, né?
codes usados no objeto:
- Código:
if instance_position(mouse_x,mouse_y,id)//se o mouse estiver em cima
{
draw_text (x+15, y+0,"Tempo: "+string(tempo))
}
Última edição por moisesBR em Seg 27 Ago 2012, 13:56, editado 2 vez(es)
Re: [Resolvido]-Draw_text sempre por cima... Valeu saim!
Crie um outro objeto só pra isso, e dê a ele uma depth menor que -room_height. Ao passar o mouse, defina qual o texto esse objeto deve mostrar e que, de fato, ele deve mostrar o texto.
O bug que vai surgir a partir disso é que você não vai ter um evento pra esse objeto parar de mostrar o texto. Então começam as vertentes da idéia, que dependem do seu jogo. A princípio, eu usaria um parent pra todos os objetos que mostram texto (pode ser o próprio objeto que escreve, pra ficar um objeto só). Aí, se o mouse não estiver em nenhuma child, não pode mostrar o texto
Possível bug: O mouse está sobre 2 objetos, mas só mostra 1 texto. Isso seria um problema?
O bug que vai surgir a partir disso é que você não vai ter um evento pra esse objeto parar de mostrar o texto. Então começam as vertentes da idéia, que dependem do seu jogo. A princípio, eu usaria um parent pra todos os objetos que mostram texto (pode ser o próprio objeto que escreve, pra ficar um objeto só). Aí, se o mouse não estiver em nenhuma child, não pode mostrar o texto
- Código:
//pseudocode
SE (o mouse está sobre um child do objeto-mostra-texto){
texto_a_mostrar = objeto-child.texto;
pode_mostrar = true;
}
SENÃO{
pode_mostrar = false;
}
Possível bug: O mouse está sobre 2 objetos, mas só mostra 1 texto. Isso seria um problema?
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Re: [Resolvido]-Draw_text sempre por cima... Valeu saim!
não exatamente, eu tinha conseguido fazer com que o objeto emitisse o texto quando o mouse passasse em cima, mas como esse e os outros objetos tem o depth iguais, (depth=-y) o que for colocado acima fica sempre atrás.
talvez a ordem de criação na room...
então pra resolver esse problema, ao invés do objeto emitir, o mouse que passa sobre ele mostraria o tal texto referente a esse objeto em particular!
Pra que isso;
monitorar o objeto em questão, no caso seu tempo, life e etc.
Outra coisa que tentei no objeto do mouse mas bugou:
Não entendi muito bem como usar seu code...
Então sou obrigado colocar meu code aqui(este é o que está no objeto emissor)... Por favor usando as informações deste meu code a seguir, faça-o pra mim.
Veja como está:
talvez a ordem de criação na room...
então pra resolver esse problema, ao invés do objeto emitir, o mouse que passa sobre ele mostraria o tal texto referente a esse objeto em particular!
Pra que isso;
monitorar o objeto em questão, no caso seu tempo, life e etc.
Outra coisa que tentei no objeto do mouse mas bugou:
- Código:
with(objeto) draw_text (x,y,"Tempo: "+string(tempo))
- Código:
with(objeto) draw_text (x+15, y+0,"Tempo: "+string(tempo))
- Código:
draw_text (x+15, y+0,"Tempo: "+string(objeto.tempo))
Não entendi muito bem como usar seu code...
Então sou obrigado colocar meu code aqui(este é o que está no objeto emissor)... Por favor usando as informações deste meu code a seguir, faça-o pra mim.
- Código:
if instance_position(mouse_x,mouse_y,id)//code que diz se o mouse está em cima(o mouse, nao o objeto)
{
depth=-10000000000//exagerei kkkkk
draw_text (x+15, y+0,"Cans: "+string(usoCanteiro)+" - Timer: "+string(time)+ " - Tempo: "+string(tempo))
Veja como está:
Re: [Resolvido]-Draw_text sempre por cima... Valeu saim!
Não adianta mudar a depth no meio do draw_event. Eu não sei em que momento a alteração da depth tem efeito (acho que é entre o end_step e o draw), mas com certeza, no meio do evento, isso não vale muita coisa.moisesBR escreveu:depth=-10000000000
Não, a depth tem prioridade sobre o número da id na ordem dos desenhos. A ordem de criação da room influencia é no número da id.moisesBR escreveu:talvez a ordem de criação na room...
Deixa eu tentar explicar melhor, então.moisesBR escreveu:Não entendi muito bem como usar seu code...
Você cria um objeto. Vamos chamá-lo de obj_info (porque ele mostra as informações dos demais).
Aí, todos os outros objetos que você quer que mostre texto você coloca como child desse obj_info (ou seja, nos objetos, coloca o obj_info como parent).
Feito? Beleza, agora coloque a depth desse obj_info como muito baixa (=-10000000000).
Então você tem um objeto sem código nenhum, sem sprite nenhuma (isso é importante), numa depth baixíssima, que é parent de um monte de outros objetos. Agora, coloque código no draw_event dele.
SE ele estiver sobre alguma instancia do obj_info{
mostra um texto com as informações dessa instância (draw_text(mouse_x, mouse_y, "informação=" + string(instância . informação))).
}
Lembre-se que como os objetos são childs do obj_info, os testes de colisão retornarão verdadeiro para esse objeto. Acho que a função que você precisa é instance_position, porque ela te retorna a id da instância na posição (x, y).
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Re: [Resolvido]-Draw_text sempre por cima... Valeu saim!
coloquei o tal obj_info na room, no objeto alvo marquei esse info como parent...
Mas não estou conseguindo fazer com que este se mostre apenas quando o mouse passar e pior, aparece em todos!
Tem como fazer uma engine mesmo simples por favor? essa de info é nova pra mim outra alternativa(ruim) seria um show_menu... testei aqui mas como pretendo colocar um health...
help!
(ainda não consegui calcular o andamento do projeto, e só pretendo postar
quando concluir uma demo mas preciso dessa função)
Mas não estou conseguindo fazer com que este se mostre apenas quando o mouse passar e pior, aparece em todos!
Tem como fazer uma engine mesmo simples por favor? essa de info é nova pra mim outra alternativa(ruim) seria um show_menu... testei aqui mas como pretendo colocar um health...
help!
(ainda não consegui calcular o andamento do projeto, e só pretendo postar
quando concluir uma demo mas preciso dessa função)
Re: [Resolvido]-Draw_text sempre por cima... Valeu saim!
ok, o código que estou sugerindo, sem pseudocode nem nada é (coloque no draw do obj_info:
- Código:
var meu_alvo;
meu_alvo = instance_position(mouse_x, mouse_y, obj_info); // coloca a instância sob o mouse na variável
if (meu_alvo != noone){ //se há alguma instância sob o mouse
draw_text(mouse_x, mouse_y, "Cans: "+string(meu_alvo . usoCanteiro)+" - Timer: "+string(meu_alvo . time)+ " - Tempo: "+string(meu_alvo . tempo)); //desenha, no mouse, as variáveis da instância
}
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Re: [Resolvido]-Draw_text sempre por cima... Valeu saim!
Obrigado!!!
Era isso mesmo!
Ei, de onde vc tira isso? Deixa ver... lógica, não?
Era isso mesmo!
Ei, de onde vc tira isso? Deixa ver... lógica, não?
Re: [Resolvido]-Draw_text sempre por cima... Valeu saim!
peo que vi, é uma Pergunta Parecida Com a De Ufrarion, e que eu consegui resolver do Mesmo(ou Parecido) com que o Saim te Mostrou.
Só para Inclementar a Respota tá aqui a Engine que fiz Para Ufrarion:
Tópico:
https://gmbr.forumeiros.com/t23648p15-resolvidodraw-desenha-sobre-um-obj-mas-nao-sobre-o-outro#176795
Engine: http://adf.ly/246619/http://www.4shared.com/file/r4xwnPN5/Inv__2__Editado_por_GuitarMest.html
Só para Inclementar a Respota tá aqui a Engine que fiz Para Ufrarion:
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Engine: http://adf.ly/246619/http://www.4shared.com/file/r4xwnPN5/Inv__2__Editado_por_GuitarMest.html
Re: [Resolvido]-Draw_text sempre por cima... Valeu saim!
Yup!moisesBR escreveu:Ei, de onde vc tira isso? Deixa ver... lógica, não?
E um pouco de experiência. Pra saber o que estava acontecendo de errado no seu código, eu já penei um bocado com depth. Já tentei, como você, mudar a depth durante o step event (e precisei de alguém pra me dizer que isso não ia funcionar).
Pra sacar o instance_position, eu precisei de uma engine de drag, aí fui procurando qual função poderia me retornar "a instância sob o mouse", daí nunca mais esqueci (até me esqueço de position_meeting, às vezes, mas nunca mais esqueci de instance_position).
E a lógica pro seu problema, bom, você só precisava garantir que a depth do texto fosse menor que a dos objetos SEM MUDAR a depth dos objetos. O único jeito que me veio à cabeça foi usar um objeto à parte, o resto foi correção dos possíveis bugs - que também já aconteceram comigo, por isso eu meio que já consigo prever.
Agora, digitando, me veio à cabeça que definir a depth do objeto sob o mouse no final do end step event deve funcionar, também. Isso vai trazer a sprite pra cima, junto do texto, mas isso pode não ser um problema. Se quiser economizar um objeto, pode tentar isso.
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