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por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
Como fazer uma atração magnética
+4
willcraft2
Thomaz
William Lima
gabrielalves_3.0
8 participantes
Página 1 de 1
Como fazer uma atração magnética
Olá, gostaria de saber como posso fazer para atrair objetos para o personagem!
Conseguem entender? Tipo, moedas são puxadas magneticamente pelo personagem!
Conseguem entender? Tipo, moedas são puxadas magneticamente pelo personagem!
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Re: Como fazer uma atração magnética
Você pode usar gravity_direction, definindo player como centro da gravidade assim:
- Código:
gravity=1 //força da gravidade
gravity_direction=point_direction(x,y,obj_player.x,obj_player.y)
Re: Como fazer uma atração magnética
Também pode adicionar vetores em direção do player:
No código step do player:
if instance_exists(moeda){
with(moeda){
if point_distance(x,y,other.x,other.y) < 100{
motion_add(point_direction(x,y,other.x,other.y), velocidade)
}
}
}
Para entender o código é simples:
Na primeira linha eu determinei que se a distância for menor do que 100 pixels, a próxima linha será executada.
Em seguida eu coloquei um "With" para executar um código no Objeto.
e, por fim, eu fiz com que o objeto moeda executasse a ação de magnetismo que é uma função chamada "motion_add()" que adiciona vetores no objeto para que ele se movimente.
ps: Substitua "player" pelo nome do seu personagem, "moeda" pelo nome da sua moeda e velocidade pela aceleração que você deseja.
Espero que tenha ajudado!
No código step do player:
if instance_exists(moeda){
with(moeda){
if point_distance(x,y,other.x,other.y) < 100{
motion_add(point_direction(x,y,other.x,other.y), velocidade)
}
}
}
Para entender o código é simples:
Na primeira linha eu determinei que se a distância for menor do que 100 pixels, a próxima linha será executada.
Em seguida eu coloquei um "With" para executar um código no Objeto.
e, por fim, eu fiz com que o objeto moeda executasse a ação de magnetismo que é uma função chamada "motion_add()" que adiciona vetores no objeto para que ele se movimente.
ps: Substitua "player" pelo nome do seu personagem, "moeda" pelo nome da sua moeda e velocidade pela aceleração que você deseja.
Espero que tenha ajudado!
Última edição por Thomaz em Seg 13 Ago 2012, 21:18, editado 3 vez(es)
Re: Como fazer uma atração magnética
se for Top Down fasa isso, va no obj que vc quer que seja levado ate o player, cria o evento step nele e add o seguint codigo:
e pronto.
qualquer duvida so falar.
- Código:
if distance_to_object(obj_player)<10//se a distancia do objeto player for menor que 10 pixels
{
mp_potential_step(obj_player.x,obj_player.y, 1 , false)// eu vou atras dele.
}
e pronto.
qualquer duvida so falar.
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Re: Como fazer uma atração magnética
Galerinha, é o seguinte, minhas moedas no caso são estrelas, e o que está acontecendo é que as "moedas" estão evitando o foguete(player), não indo de encontro a ele(Isto no código do willcraft2), já nos dois códigos acima, o que acontece, é que na hora de rodar o jogo, um erro aparece dizendo que a variável "x" não foi encontrada, eu dei uma mudada no código mais, daí ele não dava erro, mas também não fazia nada além do normal!
Se vocês pudessem estar me ajudando aí eu agradeço, Aqui vai um print do meu jogo p vc terem uma noção!
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Re: Como fazer uma atração magnética
No Step do objeto estrela coloque o código do William Lima.
Obs: substitua obj_player pelo nome do objeto que é o player.
Até mais!
Obs: substitua obj_player pelo nome do objeto que é o player.
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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Re: Como fazer uma atração magnética
Pedrø escreveu:No Step do objeto estrela coloque o código do William Lima.
Obs: substitua obj_player pelo nome do objeto que é o player.
Até mais!
Não cara, eu já fiz isso, mas de todo jeito não acontece nd!
Mas vlw ae!
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Re: Como fazer uma atração magnética
Clique no botão Show Information do objeto player e do estrela. Copie ambas as informações e poste aqui, em spoilers, se forem grandes.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
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Re: Como fazer uma atração magnética
gabrielalves_3.0 escreveu:Pedrø escreveu:No Step do objeto estrela coloque o código do William Lima.
Obs: substitua obj_player pelo nome do objeto que é o player.
Até mais!
Não cara, eu já fiz isso, mas de todo jeito não acontece nd!
Mas vlw ae!
Olha cara fiz uma engine.
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Re: Como fazer uma atração magnética
- Spoiler:
- Information about object: obj_estrela
Sprite: spr_estrela
Solid: false
Visible: true
Depth: 0
Persistent: false
Parent:
Mask:
Create Event:
execute code:
image_speed=0.5
set the vertical speed relative to 2
Collision Event with object obj_fogo_parado:
for all Variaveis: set variable global.pontos relative to 10
change the instance into object obj_10pt, yes performing events
Collision Event with object obj_protegido:
change the instance into object obj_10pt, yes performing events
for all Variaveis: set variable global.pontos relative to 10
- Spoiler:
Information about object: obj_fogo_parado
Sprite: spr_fogo_parado
Solid: false
Visible: true
Depth: 0
Persistent: false
Parent:
Mask:
Keyboard Event forKey:
start moving in directions 000100000 with speed set to 12
Keyboard Event forKey:
start moving in directions 000001000 with speed set to 12
Other Event: Outside Room:
restart the current room with transition effect Fade out and in
play sound sound4; looping: false
Key Release Event forKey:
start moving in directions 000010000 with speed set relative to -4
Key Release Event forKey:
start moving in directions 000010000 with speed set relative to -4
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Re: Como fazer uma atração magnética
coloca assim no objeto estrela ou moeda seila :
Ps : Aqui tem o download de uma engine que fiz no início do ano :
https://dl.dropbox.com/u/46263990/Atration.gmk
- Código:
if distance_to_object(obj_playe)<=25{/*Se a distancia entre a estrela e o player for menorque 25, a estrela sera puxada para o player*/
move_towards_point(obj_player.x,obj_player.y,1)}
Ps : Aqui tem o download de uma engine que fiz no início do ano :
https://dl.dropbox.com/u/46263990/Atration.gmk
Re: Como fazer uma atração magnética
Olha só, a mesma imagem que eu coloquei antes, agora com esse código:
if distance_to_object(obj_player)<=25{
move_towards_point(obj_player.x,obj_player.y,1)
}
if distance_to_object(obj_player)<=25{
move_towards_point(obj_player.x,obj_player.y,1)
}
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Re: Como fazer uma atração magnética
- Código:
gravity_direction = point_direction(x, y, player.x, player.y);
gravity = abs( 0.25 / sin(degtorad(gravity_direction)) );
Pode substituir o 0.25 por um valor que desejar.
Testa e me fala se deu certo. Acabei de fazer o código, então não tenho certeza se funciona.
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Re: Como fazer uma atração magnética
Bem, ele diz que a variável x é desconhecida!
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Re: Como fazer uma atração magnética
É que você deve substituir player.x e player.y por nome_objeto.x e nome_objeto.y.
Não vá colocar nome_objeto, mas sim o nome do objeto.
Até mais!
Não vá colocar nome_objeto, mas sim o nome do objeto.
Até mais!
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Re: Como fazer uma atração magnética
Hehe, eu sei, eu sei... Foi o que eu fiz!
Não tenho idéia porque está dando errado!
Não tenho idéia porque está dando errado!
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Re: Como fazer uma atração magnética
Os objetos estão todos na room?
Coloque antes do código:
Coloque antes do código:
- Código:
if instance_exists(nome_do_objeto)
{
código aqui
}
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Re: Como fazer uma atração magnética
Não sei se você ja resolveu seu problema mas acho que não pois b=você não disse nada a resepeito!
Fiz uma engine que con certesa vai te ajudar usei o codigo que o willcraft2 postou.
Controles: Espaco acelera, setas esquerda e direita viram.
Aqui o link:
Engine de Exemplo
Flws mano precisando tamo ai...
Fiz uma engine que con certesa vai te ajudar usei o codigo que o willcraft2 postou.
Controles: Espaco acelera, setas esquerda e direita viram.
Aqui o link:
Engine de Exemplo
Flws mano precisando tamo ai...
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Re: Como fazer uma atração magnética
Coloque isso na step da estrela:
Boa sorte
- Código:
if distance_to_object(obj_personagem)<120
{move_towards_point(obj_personagem.x,obj_personagem.y,3)}
Boa sorte
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Re: Como fazer uma atração magnética
O problema só pode ser que o que movimenta são os objetos da cena, e o fundo, o foguete fica parado, então eu tive que usar o vertical speed nos objetos, isso deve estar atrapalhando!!
Eu vou fazer refazer tudo, pra poder dar certo! Mas valeu ai, todo mundo pela ajuda!
Eu vou fazer refazer tudo, pra poder dar certo! Mas valeu ai, todo mundo pela ajuda!
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