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Qual melhor linguagem pra quem quer "migrar" do game maker?

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Mensagem por Esaucm98 Dom 03 Jun 2012, 14:30

Oi, eu queria saber qual a melhor linguagem de programação para quem quiser mudar de gml, para uma destas mais conhecidas, queria que vocês falassem as que vocês já conhecem, e comentassem, eu queria algo facil, ja dei uma olhada em Actionscript, não achei dificil, mas e muito limitado, dei uma olhada em javascript, e é quase a mesma coisa de actionscript, mas e melhor, (mas não gostei pelo fato de ser pouco usada na programação de jogos) dei uma olhada em Java, e muito poderosa mas extremamente dificil (na minha opinião), ainda não conheço, C, C+,C++,C#, Delphi,Blitz , Phyton, Pascal,essas dai, se alguem souber, me fala porfavor, o grau de dificuldade e a capacidade de cada, qual programa seria ideal para programar os jogos.. e se e parecida com GML, vlwss..
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Mensagem por cascavelo Dom 03 Jun 2012, 14:54

Amigo, com o lançamento do GMS abandonar o GM agora é andar pra trás, é o mais avançado que você vai encontrar pra fazer games sozinho. Dificilmente você vai fazer sozinho em outra linguangem o que dá pra fazer no GMS agora.
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Mensagem por Esaucm98 Dom 03 Jun 2012, 15:03

eu discordo, acho que Game Maker e um ótimo programa, mas eu estou querendo ir para proxima fase. Porfavor sejamos francos, GML não e uma linguagem profissional, quantos jogos feitos com game maker vc ja viu na Steam? Até mesmo apenas para vender e muito raro encontrar qualquer coisa feita no GameMaker, sobre o GMS, eu não me interesso por jogos para android, e não me interesso por HTML5, eu prefiro colocar o download mesmo,(minha opinião) não acho que game maker seja unica oportunidade para pessoas que querem fazer jogos só. até porque se fosse assim, metade do mercado de jogos indie não existiria, porque metade dele, são de 1 a 3 programadores (dai o nome INDIE) e usam algumas dessas linguagens.
Vejo tambem que alguns usuários sabem mexer no BLENDER ( que e uma ferramenta extremamente poderosa que usa python) e vejo muitas pessoas fazerem jogos nele, se alguem souber dizer mais ou menos a dificuldade , se seria uma boa ideia, ficaria grato,.. Very Happy
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Mensagem por CodemonkeyVoid() Dom 03 Jun 2012, 15:16

Acho que mais importante que dicas sobre linguagens seria vc saber bem qual é a sua necessidade. Se vc quer fazer jogos comerciais, 3D, online, etc, isso já cria um leque de filtros pra reduzir as suas opções.

Escolher a ferramenta pela ferramenta e não pelo serviço seria o mesmo que pegar um martelo pra cavar um buraco, pq vc acha o martelo mais fácil de usar que a pá.
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Mensagem por PedroX Dom 03 Jun 2012, 15:19

As melhores são C, C++, C#, Java, Lua.
Não falei por ordem de melhor nem de pior.
Qualquer uma pode ser uma boa opção.
Depende da sua plataforma alvo.

Por exemplo, C# é bom para XBOX.
C/C++ é bom para jogos de PC.
Lua é para aqueles que querem algo mais fácil, porém não é compilada (pra mim isso não é mais tão relevante).
Java é famosa por ser muito portátil. Roda em celulares, no computador, entre outros. Embora digam que ela é lenta, depende muito do ponto de vista.

Editado: Veja esse ranking:
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Até mais!

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Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

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Mensagem por Esaucm98 Dom 03 Jun 2012, 15:33

yPeace escreveu:Bom como no meu caso, acho que a melhor linguagem, e quem vem crescendo muito com a Criação de muitas Bibliotecas é o HTML5 integrado com o novo CSS3 e Javascript, pois certamente é uma das linguagens mais fáceis e pode ser aprimorada, adaptada pelo próprio usuário, Podendo o mesmo deixar códigos de mais fácil entendimento. Por exemplo, o código abaixo carrega uma imagem no elemento canvas:

Código:
var img = new Image();
img.src = site.com.br/imagem.gif;
ctx.drawImage(img, 30, 10);

Pode ser facilmente resumida pra:

Código:
desenharImagem(link, x, y);

Usando o comando function e colocando variáveis x, y e link.
Bom fica a escolha sua.

Só mais uma coisa, é uma das poucas linguagens que você pode facilmente escrever pelo bloco de notas e testar sem a necessidade de um Compilador. Pois basta ter um Navegador compatível com canvas e pronto! Você estará executando seu projeto. Além disso animações podem ser facilmente feitas através do setInterval. Fuuizz!

EDIT

E tem muitas empresas em busca de jovens capacitados que saibam manusear a mesma, para lucrar com aplicativos para dispositivos Touch-Screen, essa é a nova geração meu caro.



a nova geração não se resume em android e touch screen, so lembrando que as maiores plataformas de jogos são, XBOX , PS3, e PC ( talvez Wii) e vão continuar sendo, porque android não tem capacidade pra rodar jogos deste porte, os jogos são normalmente , muito simples,



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Mensagem por cascavelo Dom 03 Jun 2012, 16:38

Se você quer aprender uma linguagem que provavelmente ainda vai durar muito tempo estude C++, mas no desenvolvimento de games a próxima "fase" são as ferramentas completas para desenvolvimento, tenho instalado no meu PC:
- AGK / App Game Kit - exporta para Windows, Android, Ios, MacOs, Bada, Blackberry e Meego. (muito parecido com GM, sem o D&D).
- IG Maker (dos Criadores do RPG Maker) Exporta para Mac, Windows, Xbox360 e Java. (Também no estilo Game Maker).
- Visual 3dD, ferramenta completa para o desenvolvimento de games em 3d.
(Não testei ainda, estou no 2d por enquanto).
- XNA - Exporta pra Windows, Xbox360 e windows Phone. (instalei mas não fiz nada até hoje).
- Game Maker Studio e Game Maker 8 - é o que eu estou usando pela facilidade.
Eu faço games somente a 6 meses e encontro um ferramenta nova praticamente todo mês, ontem mesmo eu ví a propaganda de uma nova no youtube, não me lembro o nome, salvei o vídeo no PC do escritório, mas é também voltada para o mercado indie, ou seja uma ferramenta completa.
O GMS não é voltado só para android e Iphone, a grande diferença para o GM8 é que a linguagem deixa de ser interpletada e passa a ser compilada, ou seja no final o resultado é praticamente o mesmo de uma aplicação desenvolvida em C++, só que muito mais fácil de fazer.
Pode apostar que você vai passar a ver games desenvolvidos no GMS nos próximos meses.
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Mensagem por peixoto Dom 03 Jun 2012, 21:29

Eu acho que após game maker, ja pode começar a estudar qualquer linguagem.

Mas se fosse por min, começaria por C ++(é mais facil do que se imagina).

É a melhor para criar qualquer coisa(literalmente) para o PC!
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Mensagem por cascavelo Dom 03 Jun 2012, 23:00

a nova geração não se resume em android e touch screen, so lembrando que as maiores plataformas de jogos são, XBOX , PS3, e PC ( talvez Wii) e vão continuar sendo, porque android não tem capacidade pra rodar jogos deste porte, os jogos são normalmente , muito simples,
Pelo que vejo você desconhece completamente Android e Ios, os novos dispositivos já tem gráficos próximos aos consoles
Conhece este jogo:
Qual melhor linguagem pra quem quer "migrar" do game maker? Shadowgun12thumb

Parece console né, mas é android, o nome é Shadowgun, considerado um clone de Gear of War do Xbox 360 e é para tegra 2 imagine um jogo nos novos processadores tegra 3.
Pode acreditar que tablets e smartfones fazem milagres.
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Mensagem por Zero. Seg 04 Jun 2012, 23:13

è ele desconhce do potencial de IOS e Android.
Esse jogo é um bom exemplo, mas naum sou mto fan.
Se vc pretende ganhar dinheiro, a melhor opção seria fazer jogos para IOS e Android, pois hoje tem muito acesso aos msm, que vc pondo ele por um certo preço na internet (significativamente pequeno) multiplicado pela quantidade de pessoas que irão baixa, da um bom lucro (mas tem q ser maior de 17 anos filho) hsuahsauhs. Tem uma empresa que antes fazia jogos online para jogar de graça mas agora faz jogos pra Ios e android, o nome é Armor Games.
Um único jogo postado, e feito por um dos membros ( IRONHIDE) , com o preço de download por $0.80 teve mais de 7 milhões de downloads.
Ou seja, ta mais doque claro as possibilidades existentes néh ?

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Mensagem por lincoln1000ff Qua 11 Jul 2012, 10:09

Olha, C++ é uma ótima escolha, porém você tera que criar a engine para o jogo(não sei se tem alguma engine open source em c++), mais se você tiver uma boa noção de lógica de programação, vai ser mole.

Agora pra você lucrar com o jogo, fazer jogos online ganha muito dinheiro, não importa se você fez o jogo em rpg maker, game maker, vb6, c++...
O pessoal so quer jogar e gasta a mesada pra ficar forte no jogo e pronto, antes eu mexia com uma engine open source em vb6 chamada eclise, cheguei até a lança um fã game de pokémon e tals, mais tive que parar por causa de direitos autorais do pokemon e tals.
Outra dica, NUNCA crie um jogo online, de algum anime, filme ou coisas já existente, isso pode lhe dar uma grande dor de cabeça, procure criar seu jogo próprio, com graficos exclusivos e tudu mais

Resumindo:
Quer ganhar dinheiro com jogos, faça um jogo online bem entretante que prenda a atenção do jogador e que faça ele sempre querer mais e mais, assim ele comprar VIP, creditos etc.
Não importa muito no que você fez ele, portanto que tenho um servidor estavel, está tudo certo!

Vlw!
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Mensagem por neoonline Ter 31 Jul 2012, 20:53

Ola Prazer me chamo jefferson e sou estudante de CG (Computação Grafica), Bom atualmente estou estuando desevolvimento para plataforma movel vendo que esse é o futuro tanto em simples app como simples appgames.
Por ser estudante de CG tem projeto com amigos Modelagens e Animadores 3d e criar um Game em 3d para Android, em breve posso deixar imagens das modelagens 3d.
Mas atualmente em mente a ideia é criar um game 2d (Side-scrolling), ainda nao iniciei os estudos em GM. e sei que estou no lugar certo para aprender !! vlw..
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Mensagem por neoonline Ter 31 Jul 2012, 21:05

O pouco que eu vi, ja deu para perceber o futuro do grande GM e com o GMstudio, nen se fala.
Falando de programação tanto para games ou para soft's, eu penso o seguinte quem faz é aquele na frente do pc.
Ja vi gente fazer grande coisas com pequenas engines, Grandes modelagens com soft's famosos e etc.
Acho que é isso e escolhi Game Maker para atua na area de Desenvolvimento de Games 2d.
Para 3D utilizamos Engines UDK e Unity 3D

Editado por Joton
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