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Duvida para criar chefão

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Duvida para criar chefão Empty Duvida para criar chefão

Mensagem por matheus870 Qui 28 Jun 2012, 18:00

ai, to com uma dúvida de como fazer para colocar somente um ponto fraco em um chefão, tipo:

se o cara bater com uma espada encima do chefe, o chefe morre, se ele bater embaixo o chefe não leva dano.

como eu poderia fazer isso?
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Duvida para criar chefão Empty Re: Duvida para criar chefão

Mensagem por RafaelRMS Qui 28 Jun 2012, 19:51

Hum.... Cara... acho que vc Deveria Criar dois objetos... um como a cabeça... e outro como o corpo... ai vc une os dois e coloca para apenas a cabeça levar o dano... pelo menos é o que eu faria... Infelizmente ainda to aprendendo como fazer scripts então num posso fazer uma para vc mas eu sei que tem uma função que faz isso.. Espero ter ajudado...
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Duvida para criar chefão Empty Re: Duvida para criar chefão

Mensagem por matheus870 Qui 28 Jun 2012, 19:53

é uma ótima ideia! Cool mas eu sei que existe um código que faz dois objetos andarem juntos mas eu não me lembro qual é, alguém aí sabe?
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Mensagem por mrHarris Qui 28 Jun 2012, 19:54

Você quer fazer estilo Mario? Tipo, o personagem pula em cima do inimigo e ele morre, mas se encostar nos lados, quem morre é o personagem.
Tem uns tutoriais aqui no forum sobre isso, é só você usar a barra de busca ali e depois adaptar o código para o seu jogo.
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Mensagem por matheus870 Qui 28 Jun 2012, 20:26

poderia me indicar um tutorial? eu procurei mais não achei nada que fosse parecido com o que eu quero
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Mensagem por mrHarris Qui 28 Jun 2012, 20:37

Cara, eu achei esse aqui: https://gmbr.forumeiros.com/t10223-sg-tuto-pular-no-inimigo-inimigo-morrer?highlight=pular
É só você adaptar o código para o inimigo não morrer com um hit só, já que ele é um boss xP

________________________
200 posts, me deem parabéns.. xD
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Mensagem por God_of_war425 Qui 28 Jun 2012, 21:45

Não precisa cortar a sprite somente fassa comque ele verifique se a colizão foi com os pontos x e y que você definiu se for mata ele se nao for nao mata ele,eu estou te dando a logica pra você desenvolver seus proprio codigos pq,se o cara te passar code pronto você nunca vai aprender a desenvolver o seu.flw qualquer coiza tamos ai
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Mensagem por Thiago_o_programador Sex 29 Jun 2012, 08:38

tente esse:
Código:
if obj_player.vspeed>0&&obj_player.y<y {instance_destroy() //ou outra coisa

Esse codigo é para colisão entre o chefe e o player, nessa ordem.
Ps: Seria interessante se as sprites fossem centralizadas.
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Mensagem por Lázaro Games Sex 29 Jun 2012, 16:32

Vc quer com que uma arma atinja apenas uma parte do chefão? vc pode utilizar uma mascara de colisao no chefão, vá no sprite do chefão e selecione Modify Mask. Então coloque em Manual e selecione o local de colisão. Pronto! Agora para o resto do chefão crie um sprite com o tamanho que sobrou do boss e crie um objeto cujo siga o boss e machuque o player, e que não seja afetado pela arma ou pelo player.
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Mensagem por PedroX Sáb 30 Jun 2012, 11:28

Use collision_rectangle.

Entenda as funções de colisão

Nesse tutorial, você aprenderá toda a lógica das colisões.

Você precisa criar um retângulo relativo às coordenas do chefão.
Quando digo relativo, é algo do tipo: (x-10, y-30, x+10, y-10)
Entende?

Aí é só checar a colisão.

Até mais!

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


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Mensagem por matheus870 Sáb 30 Jun 2012, 14:58

a sujestão que eu mais intendi foi a da mascara de colisão, o que eu intendi foi: crie uma mascara de colisão de dano em uma parte e depois crie um objeto invisível que mate o jogador na outra parte. será isso?

ah. outra coisa agora, quando o chefão no caso encostar em um objeto, eu queria que ele fosse para o lado oposto e mudasse de sprite, a parte de mudar a sprite eu consegui, mais eu gostaria de aprender tudo em códigos se for possível
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Mensagem por Lázaro Games Sáb 30 Jun 2012, 15:54

a sujestão que eu mais intendi foi a da mascara de colisão, o que eu intendi foi: crie uma mascara de colisão de dano em uma parte e depois crie um objeto invisível que mate o jogador na outra parte. será isso?

É isso mesmo! a masca do chefão fica no sprite do chefão, e a outra fica no sprite do objeto invisivel!

ah. outra coisa agora, quando o chefão no caso encostar em um objeto, eu queria que ele fosse para o lado oposto e mudasse de sprite, a parte de mudar a sprite eu consegui, mais eu gostaria de aprender tudo em códigos se for possível

para mudar o sprite do chefão quando encostar num bloco?
é simples, na colisão do chefão e do objeto invisivel com o bloco, coloque:
hspeed=-hspeed, pq forma um espelho, a velocidade fica igual ao oposto dela. e para o sprite, há duas formas (coloque o codigo tmb na colisao com o bloco):
Código:
if hspeed < 0 {
sprite_index=sprite_aocontrario
}
else {
sprite_index=sprite_normal
}
a outra forma é da versão PRO:
Código:
image_xscale=-image_xscale // faz a mesma coisa de espelho, só que com o "lado" do sprite

caso tenha duvidas em relação ao codigo, pode perguntar!
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Mensagem por matheus870 Sáb 30 Jun 2012, 21:33

Ok agora já tenho um chefão no meu jogo Cool agora, eu coloquei para quando matar o chefão, ele ir para o próximo room, PORÉM tá bugando no objeto que cria o jogador, os códigos são esses:

Código:
create>> destroy the instance // para não ficar criando vários jogadores iguais
Destroy>> if global.PlayerData is equal to 1
start a block
create instance of object Player1
end of a block


e assim vai, somente substituindo o número 1 pelo número do jogador, que vai até 3

alguém pode me dizer porque não tá dando para ir para a outra room? (é a primeira vez que tento fazer um jogo com mais de um jogador para escolher Zangado )
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Mensagem por Lázaro Games Dom 01 Jul 2012, 08:16

há um jeito mais fácil de se fazer vários players. Tenta usar essa variavel de global.PlayerData para que faça com q o objPlayer fique com as configurações do player escohido, tipo 3 em 1. Isso diminui o numero de objPlayer's e evita vários bugs.
caso prefira o seu modo, tenta isso para concertar o bug:
1. cheque denovo se a variavel PlayerData está correta, ou se anteriormente foi dado um valor correto a ela.
2. tenta ver se nenhum objeto tá mudando o valor dela no fim da fase ou no inicio.

Não entendi mto bem isso do bug de criar o player, mas espero ter ajudado
ah, e fazer um objeto player só tmb ajuda com o erro de passar para outra room, tenta.
Tipo, usa esse PlayerData para mudar o sprite:
in objPlayer create:
if global.PlayerData = 1 {sprite_index=sprPlayer1}
e assim vai, para outras coisas dos players.
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Mensagem por matheus870 Dom 01 Jul 2012, 10:30

cara, no objeto que cria os jogadores, ele faz isso que vc disse, só que usando objetos e não sprites,

eu to usando a engine: sonic ultra revival engine pois ele me poupa de um bom tempo de trabalho, baixa a engine e tenta descobrir onde tá o bug por favor bounce download aqui
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Mensagem por Lázaro Games Ter 03 Jul 2012, 10:01

pelo q vi da engine, tá o maior caos. Quando o player vai pra outra room ele é criado no savepoint da room anterior, na mesma posição. Vi tmb que eram pra ter criado apenas um objPlayer, não 3. Vou ver oq posso fazer, estive meio sem tempo com tantos projetos.
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Duvida para criar chefão Empty Re: Duvida para criar chefão

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