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[DÚVIDA] Transformando um sprite no outro
4 participantes
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[DÚVIDA] Transformando um sprite no outro
Ola galera o/
Todo mundo aqui só na maker né
Bom hoje to aqui postando uma forma bem diferente de unificar sprite, é um teste para uma especie de barra de ernegia e preciso da ajuda de vocês pra resolver isso.
Vamos lá!!
A lógica é a seguinte, fazer uma bola toda vermelha e conforma o numero vai diminuindo a parte vermelha da bola também vai diminuido até que quando não sobrar nada a numeração chegue a zero...é praticamente uma barra de ernegia mas o problema é que não da pra fazer com draw_sprite_stretched ou com draw....bom pelo menos eu não sei ainda.
1. Primeiramente pra construir a barra eu fiz duas bolas
uma cinza e outra vermelha
e criei uma variavel chamada ernegia
posicionei o sprite da bola preta em um certo lugar da tela com a draw
draw_sprite(spr_bola_fundo,0,view_xview,view_yview+16)
2. Ok o proximo passo seria posicionar a bola vermelha em cima da preta e de acordo com o valor da variavel o sprite vai diminuido.....porem a unica forma de fazer isso seria com draw_sprite_stretched mas não deu certo...ficou mais ou menos assim
draw_sprite_stretched(spr_bola_vermelha,0,view_xview,view_yview+16,100,ernegia)
Como fazer pra ficar dessa maneira aqui que é a correta
Todo mundo aqui só na maker né
Bom hoje to aqui postando uma forma bem diferente de unificar sprite, é um teste para uma especie de barra de ernegia e preciso da ajuda de vocês pra resolver isso.
Vamos lá!!
A lógica é a seguinte, fazer uma bola toda vermelha e conforma o numero vai diminuindo a parte vermelha da bola também vai diminuido até que quando não sobrar nada a numeração chegue a zero...é praticamente uma barra de ernegia mas o problema é que não da pra fazer com draw_sprite_stretched ou com draw....bom pelo menos eu não sei ainda.
1. Primeiramente pra construir a barra eu fiz duas bolas
uma cinza e outra vermelha
e criei uma variavel chamada ernegia
posicionei o sprite da bola preta em um certo lugar da tela com a draw
draw_sprite(spr_bola_fundo,0,view_xview,view_yview+16)
2. Ok o proximo passo seria posicionar a bola vermelha em cima da preta e de acordo com o valor da variavel o sprite vai diminuido.....porem a unica forma de fazer isso seria com draw_sprite_stretched mas não deu certo...ficou mais ou menos assim
draw_sprite_stretched(spr_bola_vermelha,0,view_xview,view_yview+16,100,ernegia)
Como fazer pra ficar dessa maneira aqui que é a correta
Última edição por Adriano Heartless em Ter 26 Jun 2012, 01:53, editado 1 vez(es)
Re: [DÚVIDA] Transformando um sprite no outro
se você está pensando em criar tipo um contador de vida ou algo assim você pode fazer assim:
cria um circulo com a parte de dentro transparente e uma borda quadrangular , como se fosse um circulo dentro do quadrado.
ai você usa um quadrado por tras modificando as coordenadas dos pontos de cima.
eu fiz um esboço de como seria:
eu sei que não parece 30% mais eu acho que deu pra entender.
cria um circulo com a parte de dentro transparente e uma borda quadrangular , como se fosse um circulo dentro do quadrado.
ai você usa um quadrado por tras modificando as coordenadas dos pontos de cima.
eu fiz um esboço de como seria:
eu sei que não parece 30% mais eu acho que deu pra entender.
Re: [DÚVIDA] Transformando um sprite no outro
Uiaa entendi usando um quadrado vermelho com o draw_rectangle e colocando um sprite em 1° plano por cima
Eita....bom vou tentar aqui pra ve se sai alguma coisa
vlw pela dica vou vou tentar imediatamente lol
Eita....bom vou tentar aqui pra ve se sai alguma coisa
vlw pela dica vou vou tentar imediatamente lol
Re: [DÚVIDA] Transformando um sprite no outro
Fiz uma engine pra você usando um sistema bem simples e somente uma sprite.
Link: bola_de_energia
Link: bola_de_energia
Super Maker- Data de inscrição : 09/07/2011
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Prêmios :
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Re: [DÚVIDA] Transformando um sprite no outro
- Código:
// CREATE_EVENT
energyVar = 30;
energyVarMax = 100;
surfaceEnergy = create_surface(64,64);
surface_set_target(surfaceEnergy);
draw_clear_alpha(c_white,0);
draw_set_color(c_red);
draw_circle(32,32,32,false);
surface_reset_target();
- Código:
// DRAW_EVENT
draw_set_color(c_black);
draw_circle(view_xview + 32,view_yview + 32,32,false);
var surfaceHeight;
surfaceHeight = (energyVar / energyVarMax) * 64;
draw_surface_part(surfaceEnergy,0,64 - surfaceHeight,surfaceHeight,view_xview,view_yview);
ve se isso funciona (OBS não testei, pq não tenho game maker)
diego333- Data de inscrição : 06/10/2010
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Re: [DÚVIDA] Transformando um sprite no outro
Nossa funcionou perfeitamente lol
Eu tentei fazer utilizando surface mas dizem que deixa o jogo com pouco desenpenho mas a enginer do Super Maker funcionou perfeitamente e ainda te da a possibilidade de fazer mais coisas
A função draw_sprite_part é muito boa também eu n conhecia lol
Eu tentei fazer utilizando surface mas dizem que deixa o jogo com pouco desenpenho mas a enginer do Super Maker funcionou perfeitamente e ainda te da a possibilidade de fazer mais coisas
A função draw_sprite_part é muito boa também eu n conhecia lol
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