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Dúvidas de um iniciante. Argumentos (ArgumentXX) e a Instrução de retorno (return)

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Dúvidas de um iniciante. Argumentos (ArgumentXX) e a Instrução de retorno (return)  Empty Dúvidas de um iniciante. Argumentos (ArgumentXX) e a Instrução de retorno (return)

Mensagem por NeoDias Sáb 21 Abr 2012, 14:39

Olá pessoal da GMBR!! Há alguns dias resolvi começar a aprender a usar a engine Game Maker, e estou usando o manual padrão do GM8. Estou em cerca da metade do manual, entrando em GML, mas é agora que as coisas começam a complicar. Acabei me deparando com duas dúvidas mais relevantes, que dizem respeito a Argumentos e a Instrução de retorno. Embora o manual seja bem extenso não consegui entender muito bem o objetivo pratico de aplicação desses, e eles são citados a todo momento nas proximas paginas do manual, por isso resolvi esclarecer minha duvida aqui no forum antes de prosseguir no conteudo. Gostaria que alguem me esclarecesse de forma bem clara onde e como são usados os argumentos e se possivel um exemplo onde o uso dos argumentos é bem relevante, assim talvez eu consiga assimilar melhor esse conteudo. Sobre a Instrução de retorno (return) ainda não consegui assimilar onde posso ultiliza-la fora da aplicação de triggers (pois nesse caso pude assimilar bem, o return serve pra dizer se a condição do trigger foi ou não atendida), mas quanto a scripts e ação de codigos ainda não assimilei como usar, um exemplo pratico seria bom.

Não sou iniciante em desenvolvimento de jogos, uso o RPG Maker a 5 anos e resolvi aprender um pouco mais sobre o Game Maker que é uma engine mais poderosa, mas tambem mais complicada que o RPG Maker, ainda mais quando o assunto é programação que eu entendo pouco.

Obrigado!!!


Última edição por NeoDias em Dom 22 Abr 2012, 00:19, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Arkd Sáb 21 Abr 2012, 15:36

argumentos?, eu nao sei nada sobre eles, acho que s0Š0o variaveis, ou variables, se for isso eu explico de forma clara, variaveis sao referencias, tipo: se a variavel LADO for igual a 180, objeto tiro ir na dire0Š4ao 180, que no caso ¨¦ direita, mas se a variavel LADO for igual a 0, objeto tiro ir na dire0Š4ao 0, no caso esquerda, pelo menos ¨¦ assim que eu entendo as variaveis. Ou os argumentos sao ! = nao, && = e, ¨¦ uma coisa assim, me corrigam se eu estiver errado, q eu acho que estou
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Mensagem por Kabeção Sáb 21 Abr 2012, 20:20

Argumentos são valores/informações que você passa a um script.
Por exemplo:
Código:
draw_text(10,15,'Meu jogo')
Depois do nome da função o que está dentro dos parênteses são argumentos.
No manual ela deve estar descrita assim: "draw_text(x,y,string)".
x,y e string são os argumentos para esta função, ou seja, os valores que você precisa passar para a mesma funcionar.
No caso, x e y representam a posição que o texto será desenhado na tela e string é o próprio texto então usei 10,15,'Meu jogo'.
Repare que argumentos são separados por vírgulas. Se você fazer algo assim:
Código:
draw_text(10 15'Meu jogo')
Causará erro no programa.

Quando você faz seu próprio script você também pode usar argumentos e assim a função return.
Exemplo:
Código:
// adicao(a,b) <- nome e argumentos do script
return argument0+argument1;
Você pode usar 16 argumentos para cada script argument0/1/2...
E para usar o script:
Código:
conta = adicao(3,5);
draw_text(conta,15,'Meu jogo')
Nesse caso o argument0 vale 3 e o argument1 vale 5.
return retorna o valor/expressão dado no script "argument0+argument1", então 3+5 retornara 8, ou seja, conta será igual a 8 e assim o primeiro argumento de draw_text o x também será 8.

Isso é mais difícil de explicar do que eu imaginava porque pode da um nó na sua cabeça... Razz
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Mensagem por .:Allison:. Sáb 21 Abr 2012, 22:36

Eu gosto de usa-los da seguinte maneira:

nome_do_script:
Código:

draw_text(argument0,argument1,argument2)

Meu objeto:
Código:
 nome_do_script(32,32,"Teste")

Como o Kabeção falou, cada função tem seu número de argumentos definidos, nesse caso, temos a função draw_text que tem 3 argumentos, o que eu fiz: criei um script aonde tem a função, mas não tem seus argumentos definidos, logo depois, no objeto eu inseri o nome do script e coloquei seus argumentos. Você pode se perguntar: Qual a diferença disso ? É simples, dese modo você pode colocar os argumentos para o jogador escolher. Tenta fazer alguma coisa com isso.

Quando eu tava com dificuldades nesse assunto, o Jiraya fez uma pequena engine pra mim poder entender, acho que pode ajudar:
Clique Aqui (Download Direto)

Pusha, não sabia que depois de tanto tempo, eu ainda sabia de alguma coisa... Happy
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Mensagem por NeoDias Dom 22 Abr 2012, 00:17

Finalmente entendi a logica dos scripts e dos argumentos, scripts sao como funcoes e os argumentos sao os parametros, logo vc cria um script que realiza por exemplo uma soma entre os argumentos 1 e 2 e no final do codigo ele retorna o valor dessa soma. Ficando assim nome_script (argumento1, argumento2), dai quando quiser saber a soma de 2+2 basta chamar o script com os argumentos, ou parametros definidos. Ficando assim nome_script (2,2) e o script me retorna a soma 4. Entendi a logica da coisa, valew pessoal, me ajudaram muito, agora posso continuar a estudar o manual traduzido do Game Maker 8 que eu baixei aqui mesmo. Espero comecar a contribuir com o forum depois que eu me especializar mais. E por sinal esses sao meus dois primeiros posts.
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