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Isto é possivel em Game Maker????

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Isto é possivel em Game Maker???? Empty Isto é possivel em Game Maker????

Mensagem por kadini Sáb 24 Mar 2012, 18:07

Eu estava a pensar utilizar as funções quadraticas para criar uma especie de radar, seria assim, se algum ponto intersetar a função quadratica, iria acontecer alguma coisa... (lol)

Ex: um soldado ve um bala a passar há sua frente, quando essa bala interceta a função ele deteta, ou seja era apado mas tambem posso utilizar a funçao Modulo. Veija a imagem abaixo para perceber melhor.

https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/833/duvidaj.png/

Eu queria saber se o game maker aceita isso, e ja agora alguem poderia fazer um engine ou um exemplo


Última edição por kadini em Seg 26 Mar 2012, 09:07, editado 1 vez(es)
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Mensagem por PedroX Sáb 24 Mar 2012, 18:26

O vértice estaria sobre ele?

Se for, suponha que a função seja: y = x*x



Como o x seria a diferença de posição, então:

X = objeto.x - soldado.x

Vemos se o Y baseado nesse X dá certo ou não.

Y = sqr(X)

if objeto.y <= soldado.y - Y
{
//está lá
}

Exemplo: http://dl.dropbox.com/u/38888521/dentro%20da%20parabola.gmk


No exemplo, eu usei um path para desenhar a parábola, mas isso não é necessário.
Até mais!

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Mensagem por kadini Dom 25 Mar 2012, 17:51

Yh seria alguma coisa desse genero, a verdade e que nao persebi mt parte do codigo...

Vou tentar enterder melhor com alguma pesquisa.

Se tu fizeses um engine so que no meio do codigo meteses "//blabla" para esplicar agradicia, e ja agora a função en vez de y=x*x podia ser do tipo x=y*y centrada num objeto em movimento.

Se conseguires eu estaria muito. muito grato...
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Mensagem por PedroX Dom 25 Mar 2012, 19:00

Posso melhorar, mas explique melhor.
Se for o que estou pensando, tanto faz estar em um objeto parado ou em movimento.

Você quer uma função do tipo y*y = x, isso seria o mesmo que y = sqrt(x) (raiz quadrada).

O que mais lhe dificulta? Os códigos como sqr(x) (que é x*x) ou sqrt(x) (que é a raiz)?

Até mais!


Última edição por Pedrø em Seg 26 Mar 2012, 20:14, editado 1 vez(es)

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Mensagem por kadini Seg 26 Mar 2012, 09:06

ha era isso do sqrt(x) que nao tava a perseber, e tambem como aumentar e diminuir a abertura da parabula

PROBLEMA RESULVIDO, nao com codigo mas sim de um maneira diferente.

De um maneira adquada ao meu nivel de programaçao ( quase 0 ).

O que fiz foi criar um objeto em forma de um parábola a fazer um colisao lol....

Eu com isto aprendi que na programação existem varios caminhos para o mesmo objetivo, uns mais dificies e profissionas e outros fáceis mas muito rodimentar, o que entressa e que o objetivo final seja o mesmo.....

Smile mesmo assim obrigado pelo codigo e tu es um genio... Smile
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Mensagem por saim Seg 26 Mar 2012, 13:44

Na verdade, se o resultado é o mesmo, essa deveria ter sido a solução desde o princípio.
Verificar uma colisão é coisa trivial pro game maker, não gasta velocidade de processamento.
Verificar se o objeto está dentro de um domínio definido por uma parábola - principalmente se essa parábola pode girar em torno de um eixo - envolve um bocado de contas pro computador fazer. É possível fazer sim, sem lag, mas a alternativa fica mais leve e, portanto, é mais barata.
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Mensagem por kadini Seg 26 Mar 2012, 17:42

ok...
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Mensagem por PedroX Seg 26 Mar 2012, 20:14

Se quiser aumentar a abertura da parábola, diminua o valor de Y.
Pode ser Y=sqr(x)*0.5.

Trancado.

Se quiser que o tópico seja aberto, mande uma MP para um dos moderadores.

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