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Requesitos minimos para nossos jogos rodarem.

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Mensagem por mako182 Sáb 03 Mar 2012, 23:55

Estou vivendo um momento gamer frustrante e engraçado ao mesmo tempo.
Apos terminar o meu jogo eu o passei para alguns makers e amigos para eles testarem e avaliar a qualidade
alem de verificarem a funcionalidade online e foi ai que o mais simples veio a se tornar frustrante.

Em Muitos amigos o jogo não rodou e em outros o jogo travou geral!

A pergunta é se existe algum geito de identificar os requesitos necessarios para rodar o jogo e talz.
Tipo 1Gb de Ram, dual core....tipo um emulador de performance.
até mais!


Última edição por mako182 em Dom 04 Mar 2012, 02:15, editado 1 vez(es)
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Mensagem por PedroX Dom 04 Mar 2012, 00:35

Depende do jogo.
No meu caso, já rodei vários jogos em um pc de 320 Mb de ram, com um processador Pentium III. Faz pouco tempo que troquei para um notebook.

Se o seu jogo tiver backgrounds grandes, corte em pedaços, será mais fácil para um pc ruim ler (para qualquer pc na verdade).

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


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Mensagem por Black Studio Dom 04 Mar 2012, 02:00

Bem, você pode usar o próprio gerenciador de tarefas do Windows.

Por exemplo, pegue a parte mais pesada do jogo, e fique com o Gerenciador de tarefas lá nos processos, lá mostra a quantidade de RAM que usa, e a porcentagem do Processador.

Para medir o quanto de processador que usa eu vou te dar um exemplo :
O Meu processador é um Dual-core de 2.0 GHz
Já que é um dual-core, coloque 4.0 GHz / Porcentagem usada.

Depois compare e veja quais processadores aguentam o trampo.Os resultados podem não sair perfeitamente iguais, mas dá pro gasto.

Eu acho...
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Mensagem por Kabeção Dom 04 Mar 2012, 11:51

Por experiência própria tenho certeza que os motivos mais comuns disso acontecer são:

  • O computador não tem codec de mp3, ou o Windows Media Player esta desatualizado, por isso se o jogo tiver musicas em mp3 ele trava;
  • Ainda referente a primeira, notei que se você instalar o K-lite Codec Pack x64 (lembrando que é uma versão beta) no Windows 7 o codec de mp3 não vai funcionar direito com o GM mas com a versão x32 não tem problema;
  • Algumas placas de video (antigas) não aceitam texturas muito grandes, então evite imagens enormes;
  • Algumas placas de video (antigas) só suportam surfaces com tamanhos quadrados, ou seja, 128x128, 512x512, 1024x1024...;
  • Incompatibilidade de sistema, jogos de uma certa versão do GM rodam no XP mas não rodam no Vista, por exemplo;
  • Seu jogo é pesado demais, gasta muito processamento, pode rodam bem no seu mas roda mal em outros (embora não trave), partículas usadas de má forma causam muita lentidão em computadores menos potentes;
  • Ou o computador realmente não tem os requisitos mínimos do GM (que são falados no Help) o que é muito pouco provável, alias, se ele não tem nem devia estar tentando usar o computador para jogos.


As quatro primeiras normalmente causam o erro "Unexpected Error Occurred when running the game" ou fazem o jogo parar de responder e travar.
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Mensagem por vinians Dom 04 Mar 2012, 12:17

Ou podes fazer um jogo inteiro no GM 4.3c que roda em qualquer micro, sério aquele GM 4.3 é muito leve pois acho que ele nem usa Direct X e sim GDI direto.
Flws!
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Mensagem por mako182 Qua 07 Mar 2012, 10:48

Realemente as imagens são um pouco grandes e vou investigar as causas do Kabeção, caraca vinians vou tentar exportar os resourses do game maker 8 para o game maker 4.3(que acho q nem funfa no W7) pra ver se da certo EHUSHUHEUSHs osso broder mas vlew.
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Mensagem por Camin Qua 07 Mar 2012, 13:44

Outra coisa que pode ser a causa disso é:Se você criou rooms muito grandes cheias de objetos e variáveis.
Se for isso você pode usar um código que ative a view e um espaço ao redor dela:
Código:
{
 instance_deactivate_all(0)
 instance_activate_region(view_xview[0]-200,view_yview[0]-200,view_wview[0]+400,view_hview[0]+400,true)
}
Coloque no evento Step do "Plêier"ou "Carinha" pois pra isso funcionar o objeto que possui o código deve estar sempre dentro da view.
No exemplo a cima ele ativa uma área de 200 pixels ao redor da view e o que está dentro dela, e o que estiver fora desse espaço pode se dizer que estão adormecidos, aumentando a velocidade do jogo.
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