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Troca de personagem(player com outros sprites e cor) com x dentro do jogo e mudar a cor da roupa dele!

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Troca de personagem(player com outros sprites e cor) com x dentro do jogo e mudar a cor da roupa dele! Empty Troca de personagem(player com outros sprites e cor) com x dentro do jogo e mudar a cor da roupa dele!

Mensagem por Kleber Sampaio Correia Sáb 03 Mar 2012, 16:25

Estou fazendo um jogo de futebol e preciso da ajuda de vocês para executar uma tarefa de trocar personagem dentro do jogo apertando x pro personagem mais próximo por scripts ou drag an drop! E como antes de escolher os times, puder mudar a cor da camisa do personagem por meio de scripts! Tipo, eu faço as roupas separadas, a visto no personagem e troco a cor estando no jogo ou tem outra opção? Mas o que quero saber de primeira é como trocar de jogador no campo, apertando x para que o outro personagem faça as mesmas movimentações do primeiro, com setas e barra de espaço, mas só movendo esse segundo e deixando o primeiro parado e o resto, ao menos quando apertar x e trocar para outro!
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Mensagem por The Wizard Sáb 03 Mar 2012, 20:12

ei te apresento a função distance to object:
ela é uma função que por min está mais para uma variável.
você pode usa-la nesse caso assim:
Código:
if distance_to_object(jogador1)<=50//se a distancia do jogador 1 for de <50
{jogador1=true}//o jogador um vai ser jogável
ai você cria algumas var no create:
Código:
jogador0=true
jogador1=false
jogador2=false
jogador3=false
jogador5=false
e no step:
Código:
if keyboard_check_pressed(ord("X"))
{if distance_to_object(jogador1)<=50//se a distancia do jogador 1 for de <50
{jogador0=false
jogador1=true
jogador2=false
jogador3=false
jogador5=false}//o jogador1 vai ser jogável
}
e depois crie varios codes como esse no step vendo todas a possibilidades:
Código:
if distance_to_object(jogador2)<=50//se a distancia do jogador 2 for de <50
{jogador0=false
jogador1=true
jogador2=false
jogador3=false
jogador5=false}//o jogador2 vai ser jogável
mas caso dois carinhas ficarem na mesma distancia:
Código:
if distance_to_object(jogador2)>=distanciadojogador1
{jogador1=true}
mas teria que declarar a variável distanciadojogador no create:
Código:
distanciadojogador1=distance_to_object(jogador1)
e isso tudo foi para responder a primeira pergunta
dizem que dá pra fazer isso usando instance_nereast mas desconheço a tal função
já ia me esquecendo:
pegue o step de cada player(no caso o jogador 1) e bote:
Código:
if jogador1=true
{//aqui bote o code de movimentação que estava antes}


Última edição por The Wizard em Sáb 03 Mar 2012, 20:22, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : erro no code)
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Mensagem por Kleber Sampaio Correia Sáb 03 Mar 2012, 22:10

Quando eu ponho booleanas true e false dá erro =/!
Meu código de movimentação é:

Código:
{
    g_dir = sprite3
    g_esq = sprite7
    g_cima = sprite5
    g_baixo = sprite1
    g_esquerdacima = sprite8
    g_direitacima = sprite4
    g_esquerdabaixo = sprite6
    g_direitabaixo = sprite2 
    g_dircorrer = sprite10
    g_esqcorrer = sprite12
    g_cimacorrer = sprite11
    g_baixocorrer = sprite9
   
    m_dir = keyboard_check(vk_right);
    m_esq = keyboard_check(vk_left);
    m_cima = keyboard_check(vk_up);
    m_baixo = keyboard_check(vk_down);
    m_esquerdacima = keyboard_check(vk_left) && keyboard_check(vk_up);
    m_direitacima = keyboard_check(vk_right) && keyboard_check(vk_up);
    m_esquerdabaixo = keyboard_check(vk_left) && keyboard_check(vk_down);
    m_direitabaixo = keyboard_check(vk_right) && keyboard_check(vk_down);
    m_dircorrer = keyboard_check(vk_right) && keyboard_check(vk_space);
    m_esqcorrer = keyboard_check(vk_left) && keyboard_check(vk_space);
    m_cimacorrer = keyboard_check(vk_up) && keyboard_check(vk_space);
    m_baixocorrer = keyboard_check(vk_down) && keyboard_check(vk_space);

    vlcmin = 4
   
    vlc = 8;
   
    vlcmax = 8;
   
    pos = place_snapped(0,0)
   
    if(pos and !(m_dir or m_cima or m_esq or m_baixo or m_esquerdacima or m_direitacima or m_esquerdabaixo or m_direitabaixo or m_dircorrer or m_esqcorrer or m_cimacorrer or m_baixocorrer)){
        vspeed = 0;
        hspeed = 0;
        image_speed = 0;
        image_index = 0; } else { image_speed = vlc/20; }
   
    if(pos){
        if(m_dir){ motion_set(000,vlcmin); sprite_index = g_dir;}
        if(m_cima){ motion_set(090,vlcmin); sprite_index = g_cima;}
        if(m_esq){ motion_set(180,vlcmin); sprite_index = g_esq;}
        if(m_baixo){ motion_set(270,vlcmin); sprite_index = g_baixo;}
        if(m_direitacima){ motion_set(045,vlc); sprite_index = g_direitacima;}
        if(m_esquerdacima){ motion_set(135,vlc); sprite_index = g_esquerdacima;}
        if(m_esquerdabaixo){ motion_set(225,vlc); sprite_index = g_esquerdabaixo;}
        if(m_direitabaixo){ motion_set(315,vlc); sprite_index = g_direitabaixo;}
        if(m_dircorrer){ motion_set(000,vlcmax); sprite_index = g_dircorrer;}
        if(m_cimacorrer){ motion_set(090,vlcmax); sprite_index = g_cimacorrer;}
        if(m_esqcorrer){ motion_set(180,vlcmax); sprite_index = g_esqcorrer;}
        if(m_baixocorrer){ motion_set(270,vlcmax); sprite_index = g_baixocorrer;}
}}
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Mensagem por The Wizard Sáb 03 Mar 2012, 22:15

Qual erro que aparece?
qual bug que ocorre?
---------------------EDIT-------------------
não sei se mandei a MP pra pessoa certa então:
se o poblema for relativo a view você cria um obj chamado camera e bota no step
Código:
if jogador1=true
{x=jogador1_obj.x
y=jogador1_obj.y}
if jogador2=true
{x=jogador2_obj.x
y=jogador2_obj.y}
if jogador1=true
{x=jogador3_obj.x
y=jogador3_obj.y}
e etc ,faça isso com todos os var dos jogadores
e faça que a view siga o obj_camera
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Mensagem por Kleber Sampaio Correia Sáb 03 Mar 2012, 22:27

Eu uso o game maker HTML5!
Aparece o erro sempre quando eu uso true ou false nas variaveis player 1por exemplo, o erro é:
FATAL ERROR in
action number1

of Create Event
for object player1:

COMPILATION ERROR in code action
Error in code at line 2:
{player1 = true}//o jogador um vai ser jogável
^
at position 11: Variable name expected.
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Mensagem por The Wizard Sáb 03 Mar 2012, 22:30

ei não bote o nome do obj sendo o mesmo nome da varivel
mude as variaveis por variavelplayer1
o correto seria
Código:
{variavelplayer1 = true}//o jogador um vai ser jogável
pois senão o game maker vai ler esse termo como um obj não como var porque já existe um obj com esse nome
entendeu?
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Mensagem por Kleber Sampaio Correia Sáb 03 Mar 2012, 22:32

Entende, vou testar e já já te mando respostas! Muito obrigado meu caro, pela ajuda e atenção!!!
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Mensagem por Kleber Sampaio Correia Dom 04 Mar 2012, 21:05

O player é criado mas fica trocando de sprite estando parado e não sai do lugar mesmo apertando x! Isso significa que não deu pra trocar de objeto(player 1 para o player2)=/
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