GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Qui 18 Abr 2024, 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39


[Pixel Art] Aula de Introdução: Conhecendo o Paint

2 participantes

Ir para baixo

[Pixel Art] Aula de Introdução: Conhecendo o Paint Empty [Pixel Art] Aula de Introdução: Conhecendo o Paint

Mensagem por Ritton Qua 25 Jan 2012, 14:14

[Pixel Art] Aula de Introdução: Conhecendo o Paint Pixerart
Aula de Introdução: Conhecendo o Paint


[Pixel Art] Aula de Introdução: Conhecendo o Paint Actions-go-next-icon Nome: Aula de Introdução: Conhecendo o Paint
[Pixel Art] Aula de Introdução: Conhecendo o Paint Actions-go-next-icon Autor: Ritton
[Pixel Art] Aula de Introdução: Conhecendo o Paint Actions-go-next-icon Dificuldade: Iniciante
[Pixel Art] Aula de Introdução: Conhecendo o Paint Actions-go-next-icon Ferramentas: MS Paint
[Pixel Art] Aula de Introdução: Conhecendo o Paint Actions-go-next-icon Descrição: Conheça o Microsoft Paint e suas ferramentas.

Quando compramos um computador Windows, seja qual for sua versão, recebemos um pacote de diversos programas criados pela Microsoft. Dentre esses, você já deve ter ouvido e visto um chamado Microsoft Paint, um software cuja a função é fazer desenhos utilizando algumas ferramentas básicas.

Por causa de sua falta de ferramentas, o Paint é esquecido pelos softwares de última tecnologia repletos de recursos. Realmente, apesar de não ter diversas ferramentas, ele ás vezes pode não nos satisfazer. Mais ele sempre tem um espaço especial para uma arte digital, chamada Pixel Art.

O mesmo trabalha com Pixeis, elementos que se podem atribuir cores. O importante é saber que mesmo que não tenha grandes recursos, ele sempre poderá nos ajudar nessa arte. Então, como a vida nos propõe, devemos aprender para depois fazer. Para isso iremos conhecer a Interface do Paint, um programa que contém uma qualidade admirável.

A Interface do Microsoft Paint


Quando abrimos o Paint, temos uma tela com algumas ferramentas e um espaço branco que simula a folha de papel. O programa em si pode ser dividido em 3 partes:

[Pixel Art] Aula de Introdução: Conhecendo o Paint Screennx

1. Faixa de Edição: Nesse espaço se encontram todas as ferramentas disponíveis e necessárias para se trabalhar com Pixeis e edição dos trabalhos.

2. Ferramentas de Cores: Espaço onde se encontra um leque de cores que podem ser editadas, deixando desde as mais claras até as mais escuras.

3. Área de Desenho: Local aonde se realiza a criação dos trabalhos utilizando as ferramentas de cores e de edição.

Agora vamos conhecer para que serve cada ferramenta e como utilizá-las. No espaço dedicado as Ferramentas de Edição e Cores, vemos algumas opções. Vamos conhecê-las:

[Pixel Art] Aula de Introdução: Conhecendo o Paint Screenth

1. Área de Transferência: Podemos ter acesso a 3 opções: Colar uma Imagem, Recortá-la e Copiá-la.

2. Imagem: Ferramentas relacionadas a Imagem. Temos ao todo 4 opções: Seleção da Imagem ou parte da mesma em formato retangular ou livre; Cortar parte da imagem; Redimensionar seu valor em relação a altura e largura em Porcentagem ou Pixeis e distorcer a mesma; e Girar a imagem em graus e invertê-la horizontal e verticalmente.

3.Ferramentas: Neste local existem as ferramentas básicas de trabalho e elas são: Lápis para desenhar formas livres; Tinta para pintar um espaço determinado; Texto para inserir texto juntamente a imagem, Borracha para apagar Pixeis; Selecionador de Cores para conseguir uma determinada cor; e Lupa para dar zoom na imagem e Pincel.

4.Formas: Local destinado a ferramentas para a criação de formas geométricas. Nele temos as opções de desenhar linhas, curvas, figuras geométricas e formas já prontas. Também podemos definir seu tamanho em Pixeis.

5. Cores: Local destinado a ferramentas de cores. A paleta de cores padrões resumida é a disponível na interface, mas podem ser editadas através do Editor de Cores. No editor de cores, temos a seguinte janela:

[Pixel Art] Aula de Introdução: Conhecendo o Paint Screenhd

1. Cores Básicas: A paleta de cores padrões do Paint se encontra nesta área. Selecionando uma cor, podemos editá-la através do Editor ao lado.

2. Cores Personalizada: Aqui se encontra um espaço para a montagem de sua paleta de cores personalizada, sendo você que decide as cores que a compõe.

3. Editor de Cores: Nesta área você pode definir a cor utilizando o cursor. As variedade totalizam as possíveis formações de cores que podem ser feitas.

4. Barra de Edição: A barra de edição fica ao lado direito do Editor. Na mesma é possível, através de uma cor selecionada, variar entre tonalidades claras à tonalidades escuros, atingindo diferentes resultados.

5.Área de Valores: Neste local são exibidos a cor e os valores que a mesma possui desde matiz, saturação e luminosidade até a exibição de valores relacionados aos três grupos de cores que o Píxeis compõem no monitor: Vermelho, Verde e Azul.

Na segunda aba, chamada “Exibir”, temos algumas opções extras como: Opções de Diminuir e Aumentar Zoom; Exibir Linhas de Grade, Régua e Barra de Status; e Mostrar a Imagem e Tela Inteira ou Miniatura.


Última edição por Ritton em Sáb 03 Mar 2012, 22:40, editado 2 vez(es)
Ritton
Ritton

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 07/06/2011
Reputação : 2
Número de Mensagens : 673
Prêmios : [Pixel Art] Aula de Introdução: Conhecendo o Paint Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Pixel Art] Aula de Introdução: Conhecendo o Paint Empty Re: [Pixel Art] Aula de Introdução: Conhecendo o Paint

Mensagem por JV Justino Qua 25 Jan 2012, 14:42

O tutorial me fez lembrar do meu primeiro computador, um Windows 95.
Nessa época não havia banda larga, então internet só de fim de semana, o que a gente podia fazer era jogar aqueles joguinhos bem simples mesmo, ou desenhar no MS Paint Razz

Era um ótimo jeito de me divertir, mesmo eu não sabendo desenhar direito. Nessa época eu nem imaginava o que seria Pixel Art, então saia apenas uns rabiscos, formas geométricas, etc.

Às vezes eu olho nos CDs de Backup e encontro meus arquivos antigos, e vejo cada coisa que eu nem sei se dá vergonha, ou se dá saudade... Razz

Estou ansioso para ver as aulas seguintes!
flw
JV Justino
JV Justino

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A+A
Data de inscrição : 07/12/2010
Reputação : 20
Número de Mensagens : 619
Prêmios : [Pixel Art] Aula de Introdução: Conhecendo o Paint Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 13 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Pixel Art] Aula de Introdução: Conhecendo o Paint Empty Re: [Pixel Art] Aula de Introdução: Conhecendo o Paint

Mensagem por Ritton Qua 25 Jan 2012, 15:51

Opa, muito obrigado pelo comentário. Eu devia ter postado essa aula antes da outra, mas como essa é apenas uma Introdução e não precisa ser seguida, eu pude colocá-la depois. A próxima aula é relacionado a uso de cores dependendo do ambiente e o que elas podem fazer.

Lembro do Windows 98 do meu pai. Eu tinha cinco anos e a unica coisa que eu gostava de fazer era desenhar no Paint e jogar aqueles joguinhos educativos. Nunca imaginei o que era um Pixel, nem sabia que eu iria conseguir desenvolver projetos. Game Maker? Para mim isso não existia em pensar que estava em sua quarta geração.

Nunca desvalorizei o Paint como muitos fazem. Sempre gostei de ter um programa simples e fácil para atender a todas as minhas necessidade. Bons tempos...

Obrigado pelo comentário! investigador
Ritton
Ritton

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 07/06/2011
Reputação : 2
Número de Mensagens : 673
Prêmios : [Pixel Art] Aula de Introdução: Conhecendo o Paint Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Pixel Art] Aula de Introdução: Conhecendo o Paint Empty Re: [Pixel Art] Aula de Introdução: Conhecendo o Paint

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos