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Ponto girando com objetos.
+3
CLT
Ritton
sensei
7 participantes
Página 1 de 1
Ponto girando com objetos.
Eu queria um ponto girando junto com outros objetos formando uma corrente solta, digamos assim. Alguém sabe como fazer, deixando os objetos presos nele?
sensei- Data de inscrição : 21/01/2012
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Re: Ponto girando com objetos.
Como assim ponto girando? É melhor explicar detalhadamente para podermos ajudar. Você quer que o objeto fique rodeando outro objeto?
Aguardo uma resposta para poder te ajudar!
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Ritton- Games Ranking :
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Re: Ponto girando com objetos.
Eu quero que os objetos fiquem... ah melhor:
Ooooo
Assim que ficaria quando estivesse no milesimo de segundo apontando pra direita. Considere o "O" o ponto, e os "o" os objetos. O ponto ficaria no mesmo lugar sempre, mas os objetos se movimentariam ao seu redor. Veja outros:
O
o
o
o
o
Compreende?
Ooooo
Assim que ficaria quando estivesse no milesimo de segundo apontando pra direita. Considere o "O" o ponto, e os "o" os objetos. O ponto ficaria no mesmo lugar sempre, mas os objetos se movimentariam ao seu redor. Veja outros:
O
o
o
o
o
Compreende?
sensei- Data de inscrição : 21/01/2012
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Re: Ponto girando com objetos.
Para ele girar em volta de si mesmo:
- Código:
image_angle+=5
Última edição por Super Games em Seg 23 Jan 2012, 22:55, editado 1 vez(es)
Re: Ponto girando com objetos.
Mas e pra os outros objetos girarem em volta dele?
sensei- Data de inscrição : 21/01/2012
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Re: Ponto girando com objetos.
sensei escreveu:Mas e pra os outros objetos girarem em volta dele?
Como assim?
Esse código faz o objeto ficar girando.
Re: Ponto girando com objetos.
Mas como, digamos assim, grudo os objetos que preciso no objeto "ponto"?
sensei- Data de inscrição : 21/01/2012
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Re: Ponto girando com objetos.
sensei escreveu:Mas como, digamos assim, grudo os objetos que preciso no objeto "ponto"?
Não entendi mais nada agora. Explique melhor a sua dúvida.
Re: Ponto girando com objetos.
AAAH, Perdão, eu que não tinha entendido. Muito obrigado já disse o que eu queria xDDD
É que eu simplesmente coloquei na minha cabeça (não me pergunte quando) algo totalmente diferente, sabe. Perdão xD
É que eu simplesmente coloquei na minha cabeça (não me pergunte quando) algo totalmente diferente, sabe. Perdão xD
sensei- Data de inscrição : 21/01/2012
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Re: Ponto girando com objetos.
Para isso basta vc deixar um espaço vago na sprite de alguns objetos,e na próxima sprite vc deixa um espaço maior, mas deixando todas com o mesmo tamanho,
e usar o código que o super games disse.
Fiz uma engine pra vc:
http://dl.dropbox.com/u/43446077/JOGOS/engines/Objetos%20girarem%20%20em%20torno%20de%20outro.gmk
e usar o código que o super games disse.
Fiz uma engine pra vc:
http://dl.dropbox.com/u/43446077/JOGOS/engines/Objetos%20girarem%20%20em%20torno%20de%20outro.gmk
Re: Ponto girando com objetos.
Oh, obrigado mrbrum22!
Me será muito útil xD
Me será muito útil xD
sensei- Data de inscrição : 21/01/2012
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Re: Ponto girando com objetos.
ola, pra que tipo de coisa vc quer isso? pode me dar um exemplo de jogo que tenha isso? Um video na net que mostre isso (dizendo os segundos em que aparece). Pq segundo o que o mrbrum22 falou, nao vai ter um objeto grudando no outro, em vez disso vai ser tipo uma ilusão.
Mannoroth- Games Ranking :
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Re: Ponto girando com objetos.
Pra fazer um objeto girar em torno do outro, você vai definir uma distância e colocar o objeto preso ao outro, nessa distância fixa. A direção de um com relação ao outro vai ficar variando.
Há um exemplo detalhado no final do meu tutorial sobre lengthdir_x/y, na assinatura.
Se o que você quer é uma corrente realista, a matemática é bem mais complicada.
Há um exemplo detalhado no final do meu tutorial sobre lengthdir_x/y, na assinatura.
Se o que você quer é uma corrente realista, a matemática é bem mais complicada.
saim- Games Ranking :
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Re: Ponto girando com objetos.
Digamos que você teria que criar uma variável local para o objeto O.
Essa variável vai representar a direção atual, aumentando a cada step.
Depois disso, você deve definir as coordenadas de cada objeto o, de acordo com a distância de cada um ao centro do objeto O.
O que você precisará?
primeiro_o.x = lengthdir_x(distância_do_primeiro_o, var_direcao)
primeiro_o.y = lengthdir_y(distância_do_primeiro_o, var_direcao)
segundo_o.x = lengthdir_x(distância_do_segundo_o, var_direcao)
...
É esse o modelo.
Mas como você vai indicar o primeiro_o e os demais?
Essa é uma questão importante. Você deve ir na Room e passar o mouse em cima de cada um, pegando seu id. Depois coloque esse id entre parenteses, substituindo os nomes.
Essa variável vai representar a direção atual, aumentando a cada step.
Depois disso, você deve definir as coordenadas de cada objeto o, de acordo com a distância de cada um ao centro do objeto O.
O que você precisará?
primeiro_o.x = lengthdir_x(distância_do_primeiro_o, var_direcao)
primeiro_o.y = lengthdir_y(distância_do_primeiro_o, var_direcao)
segundo_o.x = lengthdir_x(distância_do_segundo_o, var_direcao)
...
É esse o modelo.
Mas como você vai indicar o primeiro_o e os demais?
Essa é uma questão importante. Você deve ir na Room e passar o mouse em cima de cada um, pegando seu id. Depois coloque esse id entre parenteses, substituindo os nomes.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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