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Quiz - Contagem de respostas corretas e erradas !

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Mensagem por EmanuelBio Sex 20 Jan 2012, 11:35

Estou terminando um Quiz, gostaria de saber si seria possível
fazer o numero de respostas acertadas e o numero de respostas erradas ? Ao final do jogo!

Obs: Criei dois sprites identicos, porem ao coloca-los como objeto um leva o jogador em
direção a resposta correta e o outro a resposta errada. Assim apenas os distribuo nas alternativas.

====

Si não for pedir demais, tambem seria possivel criar um sistema aleatório, no qual as perguntas
aparecem de forma aleatória, ?

Valeu Grande Abraço...
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Mensagem por Need 90 Sex 20 Jan 2012, 11:43

Crie duas variáveis no create :
Código:
global.acertou=0
global.errou=0

No evento da pergunta, se ele acertar:
Código:
global.acertou+=1
Se errar :
Código:
global.errou+=1

Na room dos pontos, crie um objeto e o chame de oDraw
Coloque no draw dele :
Código:
draw_text (x,y,"Acertos : "+string (global.acertou)
draw_text (x,y,"Erros : "+string (global.errou)

Altere x e y pelo local que você quer.
Coloque objeto draw na room do pontos, deve dar certo sorrindo

____________________________________________________________________________

Se quiser na última room que seja uma sprite e do lado o número de acertos use :
Código:
draw_sprite (sprite,-1,x,y)
você pode colocar a string logo após o draw sprite ou criar um draw_text
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Para as perguntas aparecerem aleatórias você pode usar o sistema de choose (sortear).
sempre deixando de fora as rooms que já foram respondidas.
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Mensagem por EmanuelBio Sex 20 Jan 2012, 15:14

Humm, vou tentar aqui e ja posto aqui...mais desde já agradeço achei q ninguem ia conseguir...
O forun do Game maker sem dúvida é o melhor de todos as respostas são respondidas muito rapido...espero um dia ter conhecimentos avançados assim pra poder ajudar o pessoal !

Valeu...
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Mensagem por saim Sex 20 Jan 2012, 15:22

Pra embaralhar as respostas, você pode armazená-las numa ds_list e embaralhá-las usando ds_list_shuffle.
Daí, guarda as posições de cada resposta em variáveis e cria os objetos na ordem em que a ds_list ficou após ser embaralhada.
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Mensagem por EmanuelBio Sex 20 Jan 2012, 16:05

Pessoal desculpa, mais não estou conseguindo sempre esta
dando um erro ...
Fiz um esboço aqui, da uma olhadinha neste exemplo simples aqui por favor
:

http://www.4shared.com/file/e8CkCNdN/ExemploQuiz.html

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==================
Não é que eu quero q façam pra mim, quero aprender mais não estou conseguindo acho q vcs vendo será mais facil com esse exmplo, coloquei
esse por ser um arquivo mais leve e facil de entender o objetivo.
Mais são muitos problemas:
1° Ao clicar no objeto verde(correta) vc é direcionado a room de resposta correta. Porém queria saber como faço pra depois de entrar na room resposta corrteta apareça a pergunta seguinte. Automaticamente.
2° A mesma coisa com o objeto vermelho, falso.
3° Só assim acho q o codigo acima irá da certo, concordam ?
Vocês me aconselham mudar o estilo do projeto ? tem outra maneira mais facil de obter o mesmo resultado ?


Última edição por EmanuelBio em Sex 20 Jan 2012, 16:11, editado 1 vez(es)
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Mensagem por PedroX Sáb 21 Jan 2012, 20:48

Arrumei seu editável.
Só peço que você vá em cada room, segure CTRL e clique com o botão direito no objeto "acertou", clique em Creation Code e verá que lá diz qual é a pergunta atual. Isso será passado para o controle, que fica em todas as rooms, por ser persistent. Ele fará os ajustes necessários e voltará nas room adequadas.

Dúvidas? Pergunte.



Até mais!

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Mensagem por EmanuelBio Dom 22 Jan 2012, 01:32

Nossa Pedro não sei nem como agradecer viu, era exatamente isso
que eu precisava, agora vou estudar os codigos e como vc os colocou para poder aprender...

Testei, fiz o que vc pediu esta tudo certissimo, sinceramente MUITO obrigado sou muito grato !
felicidade felicidade felicidade

A ultima dúvida é: os codigos acima que foram passados na primeira resposta deve sem add em qual objeto agora ? ?
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Mensagem por PedroX Dom 22 Jan 2012, 10:49

Sabe no obj_controle, no evento Room Start, você coloca assim:
Código:

if room=pergunta1
acertos=0;
else
if room=Acertou
{
acertos+=1
alarm[0]=5*room_speed
}
else
if room=Errou
{
alarm[1]=5*room_speed
}
Coloca também no Draw dele para desenhar.
Depois você subtrai os acertos do total para saber o numero de erros.

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Mensagem por EmanuelBio Dom 22 Jan 2012, 13:28

Ufa...consegui deu certissimo
Pedro mais uma vez parabéns e muito obrigado viu,
finalizei aqui agora vou personalizar o Quiz, nossa perfeito do jeito que eu queria !

Valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu...

Abraços !
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EmanuelBio

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