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Proibir a criação de objetos na 2ª view

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Mensagem por RenanKlehm Sex 06 Jan 2012, 13:03

Olá, estou fazendo um game no estilo RPG ja esta quase no fim, mas agora eu achei um Bug, os jogo tem 2 Views, uma View acontece o jogo e na outra é a HUD, e para mecher o Obj_aliado, você usa o mouse, então quando eu clico no View HUD ele cria um obj la e o Aliado fica tentando ir para la :S


Minha duvida é se é possivel eu impedir, de se adicionar Obj na view da HUD ?
e se é, como eu faço ?
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Mensagem por Markituh Sex 06 Jan 2012, 13:12

Será que não é porque você precisa mover o personagem para o ponto equivalente na fase quando ele clicar ali? Se sua fase tiver paredes e obstáculos, espero que domine o algoritmo A*. Tem uma aplicação postada pelo saim
Ou você pode fazer isso usando ds_grid e mp_add_object e afins. Não tenho em mente uma forma de fazer isso, só que quanto mais detalhes você der, melhor.
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Mensagem por RenanKlehm Sex 06 Jan 2012, 13:26

Bem eu fiz um Vídeo, demonstrando o que houve de errado, eu quero PROIBIR de aparecer aquele circulo verde na HUD

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Mensagem por GameMakerTutoriais Sex 06 Jan 2012, 13:32

Quando você mexe com views, tem dois tipos de vars que lidam com as dimensões delas: as vars view_xview, view_yview, view_hview, e view_wview são relativas às coordenadas dentro da room.

Já as vars "port" (view_xport, view_yport, view_wport e view_hport) são relativas à janela do jogo, que é a "região de desenho". Então o lance é o seguinte: você vai ter que conferir se o mouse NÃO está das coordenadas do port da segunda view. Mas tem um pequeno porém: quando você passa o mouse sobre a view, a coordenada dele muda, pois é uma view no final das contas.

Então, eu acho que o mouse tem que ser checado com as funções window_mouse_get_x() e window_mouse_get_y(). Vou TENTAR criar um script aqui porque não tenho ideia como teu jogo tá programado. Mas vamo lá:

Salva esse script aqui no teu projeto, com o nome de "confere_mouse_view"
Código:
var mposx, mposy, view;

view := argument0;
mposx := window_mouse_get_x();
mposy := window_mouse_get_y();

if mposx >= view_xport[view] and mposx <= view_wport[view] and
  mposy >= view_yport[view] and mposy <= view_hport[view] then return (true);

return (false);

Ele vai tetornar TRUE se o mouse estiver dentro da view. O lance então é apenas executar a ação se ele retornar false:

Código:
// Se o mouse estiver fora da view 2 então
if confere_mouse_view(2) = false
{
// Execute a ação!
}

Eu não testei! Se der algum erro, posta aí pra gente tentar resolver. Valeu!
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Mensagem por CRP-Max Sex 06 Jan 2012, 13:35

Ja tentou fazer uma sprite do tamanho da view da HUD marcar invisible e colocar na colisão com o ponteiro do mouse não executar as ações?
Esse é o jeito mais simples, jaja alguém posta outro mais profissional. What a Face

Off:
Aff: nem deu tempo de postar...
Também o cara é ninja.
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Mensagem por RenanKlehm Sex 06 Jan 2012, 13:37

Vlw @Ninja8086 eu resolvi de uma maneira bem mais simples Very Happy

Código:
if barreira x>x
{
instance_destroy ()
vemaki = false
}
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