Tutorial criando um jogo de plataforma (Movimento,gravidade e colisão sólida)

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Tutorial criando um jogo de plataforma (Movimento,gravidade e colisão sólida)

Mensagem por Juliano Santos em Qua 28 Dez 2011, 07:58

E ai galera beleza ?
Nesse primeiro tutorial vamos aprender a criar um jogo de plataforma no Game Maker Lite ou Pro(Versão 8.0 ou superior)passo a passo.
Movimento,gravidade e colisão sólida

Então vamos lá!!!
Crie as seguintes sprites:
Código:
spr_player              (sprite do seu player parado)
spr_player_andando    (sprite do seu player andando)
spr_player_pulando      (sprite do seu player pulando)
spr_bloco              (sprite do chão que tambem servira de parede)

Feito isso crie os seguintes objetos:
Código:
obj_player        (coloque a spr_player)
obj_bloco          (coloque a spr_bloco)

feito isso vamos criar os scripts:
Código:
scr_movimento_player
scr_animação_player

No scr_movimento_player colocaremos o seguinte código:
Código:
////código para a gravidade//

if place_free(x,y+2)
{gravity=1}
else
{gravity=0}

///código para o movimento do objeto///


if keyboard_check_pressed(vk_left)
{hspeed-=7
sprite_index=spr_player_andando}

if keyboard_check_pressed(vk_right)
{hspeed+=7
sprite_index=spr_player_andando}

if keyboard_check_pressed(vk_up)
{if !place_free(x,y+2)
{vspeed=-10
sprite_index=spr_player_pulando}}

if keyboard_check_released(vk_left)
{hspeed=0
sprite_index=spr_player}

if keyboard_check_released(vk_right)
{hspeed=0
sprite_index=spr_player}

no scr_animação_player colocaremos esse código:
Código:
///animação do player///

if place_free(x,y-2)
{if sprite_index=spr_player_pulando
{if hspeed=0
{sprite_index=spr_player}
else{sprite_index=spr_player_andando}}}


if place_free(x,y+2)
{sprite_index=spr_player_pulando}

if (xprevious > x) {
image_xscale=-1}
else if (xprevious < x){
image_xscale=1
}


agora vamos programar os objetos:
No obj_player colocaremos no create o seguinte código:
Código:
image_speed=1

no step>step colocaremos esse código:
Código:
scr_movimento_player()
///código para não grudar nas paredes///

if not place_free(x+hspeed,y){ hspeed = 0 }

e no step>end step colocaremos esse código:
Código:
scr_animação_player()

Agora é só colocar na colisão do obj_player com o obj_bloco o código:
Código:
///colição sem bug///

move_contact_solid(270,5)
vspeed=0


Lembrando que o obj_bloco precisa estar marcado como solid.
Agora é só montar sua room (espero que saiba).

No próximo tutorial vamos aprender a programar os inimigos.
Cool

Juliano Santos

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Re: Tutorial criando um jogo de plataforma (Movimento,gravidade e colisão sólida)

Mensagem por William Lima em Qui 29 Dez 2011, 20:46

Cara, gostei do turorial... mas seria melhor se você explicasse os códigos e suas funções, caso contrário o pessoal só vai dar crtl+c e crtl+v.(não digo que eles não iriam fazer isso se você explicasse, mas quem se interessa em aprender iria ler).
xD

William Lima

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