GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Qui 18 Abr 2024, 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39


O pai da instância!

3 participantes

Ir para baixo

O pai da instância! Empty O pai da instância!

Mensagem por Lap1994 Dom 11 Jan 2009, 11:09

Eu vou ensinar como usar a caixa de listagem PARENT no Game Maker.
PARENT quer dizer pai ou mãe, não parent-E-.
Parent algo muito útil no GM. Suponha que você tenha ... dexa eu pensar... Ah sim, 5 pedras do poder numa fase e o jogador tem que pegar todas elas pra passar de fase! Cada pedra do poder tem uma cor differente, então você usa 5 sprites, ou 5 imagens numa única sprite, e depois cria 5 objetos diferentes pra cada pedra. Então você vai lá no jogador, tem que botar cinco eventos de colisão differentes. Se você usar PARENT você só vai ter que usar 1!

As 5 pedras no poder, pedra-do-poder-1, pedra-do-poder-2, etc, são todas pedra-do-poder. Então você cria um objeto chamado pedra-do-poder, esse ai num faz nada é só pra fica de parent das pedras do poder. Depois em cada pedra do poder você clica no parent e escolhe o objeto pedra-do-poder.
Depois disso toda pedra-do-poder-1 ou 2 ou sei lá das quantas é também pedra-do-poder. Logo, se vc colocar um evento de colisão no jogador com o objeto pedra-do-poder vai ser o msm q criar um evento de colisão para cada objeto que tem pedra-do-poder como parent.

Agora pra poupa tempo msm. Suponha que qndo você pega a pedra-do-poder vc coloque um código pra checar se não existem mais pedras do poder. O código seria mais ou menos assim:
Código:
if not (instance_exists(pedra_do_poder1) or instance_exists(pedra_do_poder2) or instance_exists(pedra_do_poder3) or instance_exists(pedra_do_poder4) or instance_exists(pedra_do_poder5)) PASSAR_DE_FASE();
Mas como todas as pedras do poder tem pedra_do_poder como parent você pode escrever só isso
Código:
if not instance_exists(pedra_do_poder) PASSAR_DE_FASE();

Mas parent não se limita a uma unica conexão naum! Vc pode cria até tataravos com essa função.
Objetos_q_num_saum_controladores parent de Inimigos parent de Goomba_obj parent de Gooba_azul_obj(Goomba azul??)
Agora preste atenção, esse parentesco terrivel pode sim ser util. Se você qr desativar todas as instancias não controladoras para mostra um menu de pause por exemplo você pode usar instance_deactivate_object(Objetos_q_num_saum_controladores).
Se você quiser saber quantos inimigos tem na room vc pode usar instance_number(Inimigos)
E se você quiser criar um evento de colisão com o goomba_azul, roxo, vermelho, laranja, marrom etc vc pode usar uma única colisão com o goomba_obj.

Eskeci de fala. Eventos CREATE, DESTROY, e COLLISIONS são passados de pai para filho. Se um parent colide com o chão, algm q tem ele como parent e não tenha colisão com o chão vai passa a colidir com o chão só por que o pai dele colidi tb.


Última edição por Lap1994 em Dom 11 Jan 2009, 13:20, editado 2 vez(es)
Lap1994
Lap1994

Data de inscrição : 20/11/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 350
Prêmios : O pai da instância! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://lap1994.deviantart.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O pai da instância! Empty Re: O pai da instância!

Mensagem por CyberTrox Dom 11 Jan 2009, 11:35

Muito bem explicado, bom tópico Lap.
Mano não sei se to errado mais nesse código não devia ter um !

if ! instance_exists(pedra_do_poder) PASSAR_DE_FASE();

No caso a pedra não deveria existir para passar de fase certo?
Very Happy
CyberTrox
CyberTrox

Data de inscrição : 05/01/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 72
Prêmios : O pai da instância! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

O pai da instância! Empty Re: O pai da instância!

Mensagem por Lap1994 Dom 11 Jan 2009, 12:07

XP Eh msm, nem percebi na hora.
Lap1994
Lap1994

Data de inscrição : 20/11/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 350
Prêmios : O pai da instância! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://lap1994.deviantart.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O pai da instância! Empty Re: O pai da instância!

Mensagem por Froidz Dom 11 Jan 2009, 13:00

Ops: "Eu vou enseinar"

oO'?
Froidz
Froidz

Data de inscrição : 03/08/2008
Reputação : 4
Número de Mensagens : 1053
Prêmios : O pai da instância! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

O pai da instância! Empty Re: O pai da instância!

Mensagem por Lap1994 Dom 11 Jan 2009, 13:21

Exemplo de forga: O cara olha que tá errado, diz que tá errado, mas num edita o post pra coloca certo X_X
Lap1994
Lap1994

Data de inscrição : 20/11/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 350
Prêmios : O pai da instância! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://lap1994.deviantart.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O pai da instância! Empty Re: O pai da instância!

Mensagem por Froidz Dom 11 Jan 2009, 13:48

xD
Acho que quem deveria arrumar isso é você, aliás, o tutorial é seu Happy
Froidz
Froidz

Data de inscrição : 03/08/2008
Reputação : 4
Número de Mensagens : 1053
Prêmios : O pai da instância! Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

O pai da instância! Empty Re: O pai da instância!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos