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[resolvido]''Health bar para os inimigos''
3 participantes
Página 1 de 1
[resolvido]''Health bar para os inimigos''
ai pessoal alguem pode me falar como se faz um health bar para cada inimigo?
desde ja, Obrigado!
desde ja, Obrigado!
Re: [resolvido]''Health bar para os inimigos''
No create do inimigo
Emcima:
Pode não funcionar caso a sprite não tenha area de colisão.
- Código:
HP = 1 //troque pelo health certo
Emcima:
- Código:
draw_set_color(c_red);
draw_set_alpha(1);
draw_rectangle(bbox_left,bbox_top+6,bbox_right,bbox_top+2,false);
- Código:
draw_set_color(c_red);
draw_set_alpha(1);
draw_rectangle(bbox_left,bbox_bottom+2,bbox_right,bbox_bottom+6,false);
Pode não funcionar caso a sprite não tenha area de colisão.
Re: [resolvido]''Health bar para os inimigos''
bom se vc utilisa um estilo de faser apenas 1 obj para todos os inimigos na tela ai vc tera de fazer o seguinte:
evento create:
obs: o gm já tem uma var pra cada obj direcionada a "vida" dele que seria a var: health
evento draw:
x1,y1 = coordenadas iniciais canto esquerdo superior
x2,y2 = coordenadas finais canto direito inferior da barra
amount = variável que é o valor da vida (o gm já tem uma variável pra cada obj chamada health)
backcol = cor do fundo
mincol = cor da barra chegando ao fim
maxcol = cor da barra cheia
direction = direção (não sei bem como funciona, mas recomendo que deixe seu valor em 0)
showback = 1 para findo visível e 0 para invisível
showborder = 1 para borda visível e 0 para invisível
bom acho que ate aqui já ta bom, mas o segredo ainda esta por vir:
o mistério disso tudo não é como fazer uma barra de vida pra cada inimigo mas sim como fazer pra tirar vida de cada inimigo separadamente, e isso se faz assim:
bom meu jogo tem 3 objs o player o inimigo e o tiro
então: o player solta um tiro que ranca vida do inimigo.
mas como o tiro sabe em qual inimigo ele acertou se todos os inimigos tem o mesmo nome???
isso é fácil de responder e se chama index.
cada obj tem a sua e é fácil utilizara.
no obj bala em adicione um evento: colision - inimigo
e coloque o seguinte:
other carrega a index do obj inimigo que foi acertado desse jeito ranca apenas a vida do obj alvo e não de todos.
acho que isto é só.
evento create:
- Código:
vida = 100
obs: o gm já tem uma var pra cada obj direcionada a "vida" dele que seria a var: health
evento draw:
- Código:
draw_healthbar(x1,y1,x2,y2,amount,backcol,mincol,maxcol,direction,showback,showborder)
x1,y1 = coordenadas iniciais canto esquerdo superior
x2,y2 = coordenadas finais canto direito inferior da barra
amount = variável que é o valor da vida (o gm já tem uma variável pra cada obj chamada health)
backcol = cor do fundo
mincol = cor da barra chegando ao fim
maxcol = cor da barra cheia
direction = direção (não sei bem como funciona, mas recomendo que deixe seu valor em 0)
showback = 1 para findo visível e 0 para invisível
showborder = 1 para borda visível e 0 para invisível
bom acho que ate aqui já ta bom, mas o segredo ainda esta por vir:
o mistério disso tudo não é como fazer uma barra de vida pra cada inimigo mas sim como fazer pra tirar vida de cada inimigo separadamente, e isso se faz assim:
bom meu jogo tem 3 objs o player o inimigo e o tiro
então: o player solta um tiro que ranca vida do inimigo.
mas como o tiro sabe em qual inimigo ele acertou se todos os inimigos tem o mesmo nome???
isso é fácil de responder e se chama index.
cada obj tem a sua e é fácil utilizara.
no obj bala em adicione um evento: colision - inimigo
e coloque o seguinte:
- Código:
other.vida -= 10
instance_destroy()
other carrega a index do obj inimigo que foi acertado desse jeito ranca apenas a vida do obj alvo e não de todos.
acho que isto é só.
reddragon- Data de inscrição : 19/03/2008
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Re: [resolvido]''Health bar para os inimigos''
o do lap1994 não deu certo e o do red dragon eu ja sabia! tem uma engine do tipo aki no forum?
quero barra de vida para os inimigos!
me ajudem!!!
quero barra de vida para os inimigos!
me ajudem!!!
Re: [resolvido]''Health bar para os inimigos''
então Alex FC não sei se vc leu mas se tu coloca esse comando no inimigo ele fica com uma barra de vida, ce não é essa sua duvida não sei oque vc esta querendo colega.
reddragon- Data de inscrição : 19/03/2008
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Re: [resolvido]''Health bar para os inimigos''
Desculpe! eu fiquei meio confuso! o seu ta certo, é q eu não sabia o q colocar no amount!
agora ta tudo certo, desculpe o incoveniente!
flws!
agora ta tudo certo, desculpe o incoveniente!
flws!
Re: [resolvido]''Health bar para os inimigos''
foi nada cara
reddragon- Data de inscrição : 19/03/2008
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