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[resolvido]''Health bar para os inimigos''

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Mensagem por All-x Sex 09 Jan 2009, 23:44

ai pessoal alguem pode me falar como se faz um health bar para cada inimigo?

desde ja, Obrigado!
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Mensagem por Lap1994 Sáb 10 Jan 2009, 08:17

No create do inimigo
Código:
HP = 1 //troque pelo health certo
No evento draw caso queira desenhar o health debaixo do inimigo ou emcima.
Emcima:
Código:
draw_set_color(c_red);
draw_set_alpha(1);
draw_rectangle(bbox_left,bbox_top+6,bbox_right,bbox_top+2,false);
Embaixo:
Código:
draw_set_color(c_red);
draw_set_alpha(1);
draw_rectangle(bbox_left,bbox_bottom+2,bbox_right,bbox_bottom+6,false);

Pode não funcionar caso a sprite não tenha area de colisão.
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Mensagem por reddragon Sáb 10 Jan 2009, 09:28

bom se vc utilisa um estilo de faser apenas 1 obj para todos os inimigos na tela ai vc tera de fazer o seguinte:

evento create:

Código:
vida = 100

obs: o gm já tem uma var pra cada obj direcionada a "vida" dele que seria a var: health

evento draw:

Código:
draw_healthbar(x1,y1,x2,y2,amount,backcol,mincol,maxcol,direction,showback,showborder)

x1,y1 = coordenadas iniciais canto esquerdo superior
x2,y2 = coordenadas finais canto direito inferior da barra
amount = variável que é o valor da vida (o gm já tem uma variável pra cada obj chamada health)
backcol = cor do fundo
mincol = cor da barra chegando ao fim
maxcol = cor da barra cheia
direction = direção (não sei bem como funciona, mas recomendo que deixe seu valor em 0)
showback = 1 para findo visível e 0 para invisível
showborder = 1 para borda visível e 0 para invisível

bom acho que ate aqui já ta bom, mas o segredo ainda esta por vir:

o mistério disso tudo não é como fazer uma barra de vida pra cada inimigo mas sim como fazer pra tirar vida de cada inimigo separadamente, e isso se faz assim:

bom meu jogo tem 3 objs o player o inimigo e o tiro

então: o player solta um tiro que ranca vida do inimigo.

mas como o tiro sabe em qual inimigo ele acertou se todos os inimigos tem o mesmo nome???

isso é fácil de responder e se chama index.

cada obj tem a sua e é fácil utilizara.

no obj bala em adicione um evento: colision - inimigo

e coloque o seguinte:

Código:
other.vida -= 10
instance_destroy()

other carrega a index do obj inimigo que foi acertado desse jeito ranca apenas a vida do obj alvo e não de todos.

acho que isto é só.
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Mensagem por All-x Sáb 10 Jan 2009, 14:00

o do lap1994 não deu certo e o do red dragon eu ja sabia! tem uma engine do tipo aki no forum?

quero barra de vida para os inimigos!

me ajudem!!! Mad
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Mensagem por reddragon Sáb 10 Jan 2009, 15:05

então Alex FC não sei se vc leu mas se tu coloca esse comando no inimigo ele fica com uma barra de vida, ce não é essa sua duvida não sei oque vc esta querendo colega.
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Mensagem por All-x Sáb 10 Jan 2009, 15:47

Desculpe! eu fiquei meio confuso! o seu ta certo, é q eu não sabia o q colocar no amount!

agora ta tudo certo, desculpe o incoveniente!

flws!
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Mensagem por reddragon Sáb 10 Jan 2009, 16:02

foi nada cara
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