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matemática de tower defense 2

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matemática de tower defense 2 Empty matemática de tower defense 2

Mensagem por saim Seg 14 Nov 2011, 22:04

Como disse em outro tópico, estou criando um tower defense e preciso de sugestões.

O lance é que não consigo balancear a dificuldade do jogo - se eu mudo a velocidade dos inimigos evoluírem, o jogo fica difícil demais, se eu acelero o dinheiro ganho pelo jogador, fica fácil demais, se... - e por aí vai.

Alguém tem alguma fórmula mágica que balanceie a dificuldade/preço de itens/dinheiro gando/eficiência das torres? Não precisa ser algo pronto, apenas algumas idéias que me direcionem o valor das variáveis.

[Edit:] Como ninguém tem bola de cristal, vou colocar o que já tenho
está definido e eu não gostaria de mudar:
- Não uso sistema de ondas. Os inimigos têm um número crescente de pontos e os distribuem aleatoriamente entre vida e velocidade.
- A cada torre colocada, a próxima torre do mesmo tipo será mais cara (estou aumentando 10%, mas esse número não é sagrado).
- Inicialmente, os tiros tiram 1 ponto de vida. Isso pode ser alterado, mas no outro tópico (link acima).
-Existem 3 tipos de torre: a de tiros simples, a de tiro envenenado e a de sorte. A de sorte, pra você não ter que ir no outro tópico pra entender, é assim: ela joga um dado cujo número de lados depende do level da torre e da vida do inimigo. Se der zero, ela mata o inimigo instantaneamente e fica um tempo recarregando.
- Há as paredes, que não tiram nada da energia do inimigo, mas obrigam-no a desviar, podendo aumentar o trajeto. Os inimigos têm que desviar das torres, também.

estou usando sem muita convicção
- o jogador começa com 300 créditos
- a torre de tiro normal começa custando 100 créditos, a de tiro envenenado, 150 e a de sorte, 300. As paredes começam custando 10.
- o inimigo, ao morrer, deixa de crédito o tanto de pontos com o qual ele foi criado (arredondado pra baixo)
- os upgrades pra cada tipo de torre têm valor igual (de modo que pode ser mais barato dar upgrade que comprar uma nova torre).

só pensando em usar
- pelo dobro do preço da torre (ou algum valor maior que o preço), uma parede pode se transformar em uma torre à escolha (mas as torres não podem mudar de tipo)
- pensei em fazer também uma granada de emergência, que tira do inimigo um tanto de vida. Não sei se faço o tanto de vida ser a metade do valor da granada, se inimigos mortos com granada deixam de dar crédito, se o jogador paga o quanto quiser pela granada e a eficiência dela será proporcional ao preço ou se não uso granada nenhuma.
- outro tipo de torre, que diminui a velocidade do inimigo enquanto ele estiver na range dela, sem causar dano nenhum (ou seja, só seria útil em conjunto com outras torres).


Última edição por saim em Qua 16 Nov 2011, 14:25, editado 2 vez(es)
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matemática de tower defense 2 Empty Re: matemática de tower defense 2

Mensagem por gabrielsch Seg 14 Nov 2011, 22:55

 
Olá saim!
Para balancear um jogo de Tower Defense não é tão dificil assim, mas também não é tão facil, vejamos o que podemos fazer para deixar a dificuldade gradual.

1. Velocidade dos inimigos
Para controlarmos a velocidade dos inimigos podemos fazer o seguinte, definir a velocidade do inimigo de acordo com a Wave/Onda que está! Pode fazer essa fórmula:

Código:
num_onda/2
Assim a velocidade do inimigo vai ficar não muito lenta nem muito rápida, vejamos o que vai acontecer se o numero da onda for:

2: 2/2 = 1
4: 4/2 = 2
8: 8/2 = 4
___

2. Custo de upgrade das unidades
Para fazermos algo assim devemos primeiramente saber qual o tipo de unidade, ela pode ser de varios tipos, mas se ela for uma unidade normal fazemos o seguinte:

Código:
valor_de_upgrade = (custo_atual+(custo_atual/2))+(custo_inicial/4)
custo_atual = (custo_atual+(custo_atual/2))+(custo_inicial/4)
Fazendo isso ela ficará com um valor não muito alto nem muito baixo! Exemplo, caso o valor inicial (O valor que você compra ela no Lv1) for 200, caso o LV dela for:

1: Valor_Atual = 200 | Valor_Inicial = 200 | Resultado = 350
2: Valor_Atual = 350 | Valor_Inicial = 200 | Resultado = 575
___

3. Dinheiro dropado pelo inimigo

É simples! Faça:

Código:
num_onda*4

Aqui o valor de drop de cada inimigo conforme o numero da onda:

1: 4
2: 8
3: 12
4: 16

Acho que é mais ou menos isso... eu faria assim se fosse fazer um jogo de Tower Defense, pode ser que essas fórmulas estejam erradas e as contas também, mas espero ter ajudado!

Flw! sorrindo2
 
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matemática de tower defense 2 Empty Re: matemática de tower defense 2

Mensagem por saim Seg 14 Nov 2011, 23:28

Obrigado. Vou testar essas fórmulas do preço das torres, mas não vou poder aplicar as outras porque não estou usando ondas. Cada inimigo sai um tantinho mais forte que o outro.
Só existe um tipo de inimigo e o objeto que os cria divide os pontos entre velocidade e vida. A fórmula é mais ou menos assim:
Código:
vida=irandom(pontos a distribuir)
velocidade=o que sobrar
pontos a distribuir(pro próximo inimigo)*=1.1
//tem um ceil pra evitar números muito quebrados
//tem um mínimo de 1 pra vida e velocidade

Não entendi muito bem o que significa o "custo atual". É o quanto já foi investido na torre - e por isso a fórmula é a mesma que a do upgrade - ou você leu minha mente e sabe que cada torre que eu coloco, o preço de uma nova torre do mesmo tipo sobe?
...
Devia ter dito isso no primeiro post, né?
Seguinte, segura a mão aí que eu vou editar o primeiro post e colocar tudo que eu já tenho de regras, daí você entra com novas sugestões.

[Edit do edit]: primeiro post editado
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