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Duvida movimentação

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Mensagem por decocrash Sáb 10 Set 2011, 12:36

Estou aprendendo game maker e depois de ver vários tutoriais preferi seguir da minha forma, se não fica confuso, eu prefiro aprender as coisas de cada vez e ir montando meu proprio tutorial (sempre faço assim)

E de cara estou com uma duvida, para criar um personagem com moimento de walk cicle (andando) para direita ou esquerda, em PNG, me intrigou um pouco, vi que no exemplo do game maker o boneco aparece com todas as suas imagens de movimento em uma unica imagem em png alongada (diferente da imagem simples do boneco parada)

Para eu criar então uma imagem do meu sprite andando quando pressionar uma tecla eu devo apenas criar um unico png com o ciclo dele andando? como é que é esse processo
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Mensagem por lucasgmaker Sáb 10 Set 2011, 13:48

Sim cara! Vc pode também fazer em gif em um programa especializado e depois clicar em load sprite e carregar o arquivo gif, essas todas suas imagens são chamadas de sub-imagens e são as conhecidas camadas no photoshop
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Mensagem por decocrash Sáb 10 Set 2011, 14:56

lucasgmaker escreveu:Sim cara! Vc pode também fazer em gif em um programa especializado e depois clicar em load sprite e carregar o arquivo gif, essas todas suas imagens são chamadas de sub-imagens e são as conhecidas camadas no photoshop

show, entendi, então se eu quiser que quando pressione a tecla para a direita o personagem apareça andando deverei fazer em formato gif, mas uma duvida, o formato gif fica com fundo transparente como o caso do formato png?

a primeira duvida esta quase sanada Smile
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Mensagem por luiz_eldorado Sáb 10 Set 2011, 15:05

o gif tambem tem a transparencia, mas a sua qualidade... nao é das melhores, porem ele é mais leve
bem mas se quiser tambem pode fazer uma imagem para cada subimagem separada, assim para colocar todos lá no GM vc coloca a 1ª imagem normal e vai adicionando mais com o 'Add from fil' do menu 'File'. Só uma sugestão.
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Mensagem por ViniciusAssis Sáb 10 Set 2011, 15:44

No Game Maker Podemos fazer de quase tudo, des de animações para os personegens quanto tambem criar jogos em 3D,
a imagen que você viu não era nada mais que uma sprite criada no editor de imagens do Game Maker, para você usa-la é só abri-la como Sprite, com o tempo você vai descobrindo mais e mais coisas novas sobre o Game Maker.

até +
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Mensagem por decocrash Sáb 10 Set 2011, 15:54

luiz_eldorado escreveu:o gif tambem tem a transparencia, mas a sua qualidade... nao é das melhores, porem ele é mais leve
bem mas se quiser tambem pode fazer uma imagem para cada subimagem separada, assim para colocar todos lá no GM vc coloca a 1ª imagem normal e vai adicionando mais com o 'Add from fil' do menu 'File'. Só uma sugestão.

Entendi, mas eu encontrei a função de ir colocando as imagens em sequencia de outra forma não achei o "add from fil" achei uma outra maneira, que aparece uma especie de negativo de filme (em forma de icone) e algo escrito do lado que me foge a memoria, dai vc vai add as imagens e formando o desenho, acredito que, se puder apagar o fundo e deixar transparencia a gif ja ajude bastante, sei fazer jpg animadas (mas jpg nao apaga transparencia) pelo photoshop, alguem sabe dizer se da para criar gifs pelo photoshop tambem? so tentei jpg, vou dar uma olhada nisso depois
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Mensagem por luiz_eldorado Sáb 10 Set 2011, 16:05

desculpa ai, eu escrevi errado, é "Add from file"! Laughing
E esse negativo aí é pra criar quando é no PNG, ele vai cortar as imagens e fazer as animações, entende? Mas alguns PNG já vem prontos (como os que já vem com o GM), e nao há nessecidade.
E para retirar o fundo (acho que em gif e jpeg nao funciona bem) ao carregar a imagem seleciona "Remove background" em baixo da visualização do arquivo.

Flwss!!!!!!!!!!!!!!! flw
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Mensagem por ViniciusAssis Sáb 10 Set 2011, 16:07

Não presisa criar uma sprite com o movimento lado a lado, basta no editor de imagens criar uma nova frame e re-desenhar ;)
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Mensagem por decocrash Sáb 10 Set 2011, 17:11

Galera estão me ajudando muito, pois ja sou desenhista e estou aprendendo a programar agora na faculdade, fiz uma sequencia de imagens, do personagem andando e juntei tudo conforme vocês me falaram, agora tenho uma duvida como faço para editar a velocidade entre os quadros? existe um numero logo na parte da view da engine que diz em ingles que o numero que você colocar ali é apenas para ter uma ideia de como ficaria a velocidade da animação, mas não importa o numero que eu coloque na hora que coloco a imagem na rom ele fica super rapido, alguem sabe como arrumar o tempo entre as imagens de sprits???
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Mensagem por WillianAssis Sáb 10 Set 2011, 17:18

Coloque no create uma variavel. Na parte de cima você coloca: image_speed e em baixo 0.5.
Nota: O valor "1" é a velocidade normal da sprite, portando, "0.5" é a metade da velocidade. Se quiser deixar mais lento, diminua por decimais. EX.: 0.4, 0.3... E assim vai.
Espero ter ajudado.
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Mensagem por ViniciusAssis Sáb 10 Set 2011, 17:28

A resposta do meu irmão está certa, também serve colocar esse codigo no Create
Código:
image_speed=0.5
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Mensagem por decocrash Sáb 10 Set 2011, 21:36

Perfeito, exatamente isso, quero entender de GM como vocês um dia haha na boa, vou ate anotar essa primeira variável que aprendi aqui

obs: colocar o codigo image_speed=0.5 me lembrou programação em C que é a que estou estudando no curso, valeu pela ajuda galera to começando a não achar mais um bicho de 7 cabeças o GM
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