Entrar
Últimos assuntos
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?por theguitarmester Ontem à(s) 11:43
» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ontem à(s) 10:16
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
Verdade ou Mentira? - Multiplicar é melhor que dividir?
+3
PedroX
Super Maker
gabrielsch
7 participantes
Página 1 de 1
Verdade ou Mentira? - Multiplicar é melhor que dividir?
Olá pessoal!
Venho hoje com uma pergunta que muitos respondem que é verdade e outros respondem que é mentira, a pergunta é no Game Maker é melhor multiplicar ou dividir?
Vejo muitas pessoas da GMC dizerem que o Game Maker tem mais facilidade em multiplicar números do que dividi-los, isso se aplica geralmente aos eventos Step e Draw, dizem que o desempenho e rapidez em multiplicar é melhor, por exemplo:
Utilizo o seguinte código para fazer uma câmera suave:
Nesse caso eu divido o resultado por 2 para ter uma câmera suave, mas dizem que é melhor fazer desse jeito:
Fazer a multiplicação por 0.5 que da o mesmo resultado, então é verdade ou mentira?
-
Acho que a longo prazo dividir muita coisa nesses eventos pode causar lentidão no jogo mesmo.
Flw!
Venho hoje com uma pergunta que muitos respondem que é verdade e outros respondem que é mentira, a pergunta é no Game Maker é melhor multiplicar ou dividir?
Vejo muitas pessoas da GMC dizerem que o Game Maker tem mais facilidade em multiplicar números do que dividi-los, isso se aplica geralmente aos eventos Step e Draw, dizem que o desempenho e rapidez em multiplicar é melhor, por exemplo:
Utilizo o seguinte código para fazer uma câmera suave:
- Código:
if global.camera_hangle_fk < global.camera_hangle
{global.camera_hangle_fk += max(0,(global.camera_hangle-global.camera_hangle_fk)/2)}
if global.camera_hangle_fk > global.camera_hangle
{global.camera_hangle_fk -= max(0,(global.camera_hangle_fk-global.camera_hangle)/2)}
if global.camera_vangle_fk < global.camera_vangle
{global.camera_vangle_fk += max(0,(global.camera_vangle-global.camera_vangle_fk)/2)}
if global.camera_vangle_fk > global.camera_vangle
{global.camera_vangle_fk -= max(0,(global.camera_vangle_fk-global.camera_vangle)/2)}
Nesse caso eu divido o resultado por 2 para ter uma câmera suave, mas dizem que é melhor fazer desse jeito:
- Código:
if global.camera_hangle_fk < global.camera_hangle
{global.camera_hangle_fk += max(0,(global.camera_hangle-global.camera_hangle_fk)*0.5)}
if global.camera_hangle_fk > global.camera_hangle
{global.camera_hangle_fk -= max(0,(global.camera_hangle_fk-global.camera_hangle)*0.5)}
if global.camera_vangle_fk < global.camera_vangle
{global.camera_vangle_fk += max(0,(global.camera_vangle-global.camera_vangle_fk)*0.5)}
if global.camera_vangle_fk > global.camera_vangle
{global.camera_vangle_fk -= max(0,(global.camera_vangle_fk-global.camera_vangle)*0.5)}
Fazer a multiplicação por 0.5 que da o mesmo resultado, então é verdade ou mentira?
-
Acho que a longo prazo dividir muita coisa nesses eventos pode causar lentidão no jogo mesmo.
Flw!
gabrielsch- Games Ranking :
Notas recebidas : D + A + A
Data de inscrição : 06/12/2009
Reputação : 28
Número de Mensagens : 1230
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 2 x 0
x 1 x 0 x 0
Re: Verdade ou Mentira? - Multiplicar é melhor que dividir?
Ambos são porcessados com o mesmo tempo, sendo que existem programadores que não ligam se as variáveis irão ter ou não um controle de fluxo pra valores absurdamente altos. E não padronizam um limite a elas.
Isso pode torna a aplicação lenta.
Da até pra brincar com esses dois operadores pra ter total certesa.
Fiquei pensando agora em fazer dois personagens maratonistas, que correm na mesma direção, mas com sistemas diferêntes pra tal função.
E quando encostassem na faixa de chegada parasse a contagem.
O que acha do tira teima?
Isso pode torna a aplicação lenta.
Da até pra brincar com esses dois operadores pra ter total certesa.
Fiquei pensando agora em fazer dois personagens maratonistas, que correm na mesma direção, mas com sistemas diferêntes pra tal função.
E quando encostassem na faixa de chegada parasse a contagem.
O que acha do tira teima?
Super Maker- Data de inscrição : 09/07/2011
Reputação : 6
Número de Mensagens : 646
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Verdade ou Mentira? - Multiplicar é melhor que dividir?
Já fiz testes (efetuar as operações milhares de vezes seguidas, várias vezes para garantir) e a multiplicação é mais rápida. Não é diferente dos humanos. Numa divisão temos que achar os restos, depois dividir os restos, e assim vai.
Até mais!
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Verdade ou Mentira? - Multiplicar é melhor que dividir?
Depende do processador.
Existem processadores que são capazes de resolver operações matematicas em apenas um ciclo. Independente da operação.
Existem processadores que são capazes de resolver operações matematicas em apenas um ciclo. Independente da operação.
Última edição por Super Maker em Dom 25 Nov 2012, 15:47, editado 1 vez(es)
Super Maker- Data de inscrição : 09/07/2011
Reputação : 6
Número de Mensagens : 646
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Verdade ou Mentira? - Multiplicar é melhor que dividir?
Fiz igual ao PedroX, fiz 40.000.000 de operações usando divisão e 40.000.000 de operações usando multiplicação, e o resultado foi que a multiplicação resolve os cálculos mais rapidamente do que a divisão.
Bem, não foi lá aquelas diferenças enormes, mas que foi mais rápido foi.
Bem, não foi lá aquelas diferenças enormes, mas que foi mais rápido foi.
Kapoty- Games Ranking :
Notas recebidas : E + D + C + B + D +B + A
Data de inscrição : 05/11/2011
Reputação : 22
Número de Mensagens : 635
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: Verdade ou Mentira? - Multiplicar é melhor que dividir?
No GMS 1.1 para Windows 50.000.000 operações com 10/2 é 100 milésimos mais rápido que 10*0.5.
Todos as operações que fiz dividir é mais rápido que multiplicar. Com 5.000.000 operações é sempre menos que 30 milésimos de diferença e o loop não dura nem 800 milésimos para fazer a operação em um Intel Core 2 Duo já velho...
Provou que é o contrário.
Meu teste:
Todos as operações que fiz dividir é mais rápido que multiplicar. Com 5.000.000 operações é sempre menos que 30 milésimos de diferença e o loop não dura nem 800 milésimos para fazer a operação em um Intel Core 2 Duo já velho...
Provou que é o contrário.
Meu teste:
- Código:
time = current_time;
repeat (5000000) {
s = 10*0.5;
}
mult_time = current_time-time;
time = current_time;
repeat (5000000) {
s = 10/2;
}
div_time = current_time-time;
show_message('Multiplicação: '+string(mult_time)+'#Divisão: '+string(div_time)+'#Diferença mult-div: '+string(mult_time-div_time));
Re: Verdade ou Mentira? - Multiplicar é melhor que dividir?
Fiz os Testes de Kabeção(coloquei no key Space o botão de reiniciar para não ter de fechar e abrir o jogo sempre), e No Princípio Realmente Confirmou que Multiplicação é mais rápido que divisão.
Mas depois de Um Tempo(agora a pouco) sem mecher nele, Voltei a Fazer os Testes, e deu o Contrário, o Mais Rápido foi a Divisão, e continuando a fazer os testes, as vezes Dividir mais rápido outras vezes Multiplicar.
Então concluo sem certeza que o que importa para um ser mais rápido que o Outro, não é somente os Códigos, importa tambem Que outros processos Acontecem No Computador.
Então: Multiplicar é melhor que dividir? MITO
Mas depois de Um Tempo(agora a pouco) sem mecher nele, Voltei a Fazer os Testes, e deu o Contrário, o Mais Rápido foi a Divisão, e continuando a fazer os testes, as vezes Dividir mais rápido outras vezes Multiplicar.
Então concluo sem certeza que o que importa para um ser mais rápido que o Outro, não é somente os Códigos, importa tambem Que outros processos Acontecem No Computador.
Então: Multiplicar é melhor que dividir? MITO
Re: Verdade ou Mentira? - Multiplicar é melhor que dividir?
Depende das cirscunstâncias. Se o Kabeção invertesse a ordem no código, talvez a multiplicação seria mais rápida. Existem várias situações diferentes em que um pode ser mais rápido que o outro. Só nesse tópico citaram mais de 3. Com um teste aprimorado, poderemos definir se é um mito ou não.
Até mais!
Até mais!
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Verdade ou Mentira? - Multiplicar é melhor que dividir?
Amigo, se o Game Maker é mais lento pra dividir do que multiplicar, eu realmente não sei dizer, mas a meu ver isso não faz sentido, já que, de uma forma ou de outra, o código tem que ser "convertido" pra linguagem de máquina, independentemente de quantas conversões sejam feitas até acontecer a operação. É uma opinião pessoal, então, não leve muito em consideração, pois nunca pesquisei sobre isso...
Mas em qualquer linguagem, um operador de alternância lógica faz esse tipo de trabalho usando qualquer número múltiplo de 2 mais rápido que um operador aritmético (porque é uma operação muito mais simples). Por exemplo (onde a var "numero" guarda um valor inteiro):
- Código:
numero = numero >> 1 // mover um bit à direita equivale a dividir por 2
numero = numero << 1 // mover um bit à esquerda equivale a multiplicar por 2
Se o valor do operador fosse 2, a variável "numero" seria dividida (ou multiplicada) por 4. Se fosse 3, por 8 e assim por diante, pois cada posição de um bit, incrementa a potência de 2. Dentro de um loop alto, esse operador de alternância lógica é uma maneira a mais de ganhar velocidade.
Mas otimização de código nem sempre significa usar esse tipo de "artifício". Montar a seqüência de comandos de forma mais eficaz também é só mais uma delas... Um outro adendo é que esse tipo de teste num pc "normal", onde o trabalho do processador é dividido pra tudo, também vai sofrer influência dos outros processos que tão "rodando" junto do teu game. Então, a cada vez que testar, obviamente vai ter um resultado diferente.
GameMakerTutoriais- Data de inscrição : 29/01/2011
Reputação : 26
Número de Mensagens : 800
Prêmios :
x 0 x 4 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» Como dividir e multiplicar variáveis?
» somar,subtrair,dividir e multiplicar variáveis
» Qual a melhor forma de se dividir uma imagem em pedaços iguais?
» fazer um jogo de namoro de mentira
» multiplicar
» somar,subtrair,dividir e multiplicar variáveis
» Qual a melhor forma de se dividir uma imagem em pedaços iguais?
» fazer um jogo de namoro de mentira
» multiplicar
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|