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[willam2 tutoriais] Como fazer um jogo de plataforma.

5 participantes

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Mensagem por willam2 Qua 29 Jun 2011, 20:55

Nome: Como fazer um jogo de plataforma.
Descrição: Aqui aprenderemos a fazer um jogo de plataforma. Percebi que mesmo com tantos tutoriais, ainda tem gente com dúvidas nesse assunto. Então resolvi ajuda a todos que estiverem com dúvidas.
Plataforma: Gmae Maker 8.0 Pro
Nível de dificuldade: Fácil

Vamos começar!

1ª passo:
Comece desenhando um quadrado como player: um para a direita e outra pra esquerda, ou se ja estiver desenhado outros, tudo bem. Chame-o de spr_jogador.

2ª passo:
Agora desenhe o chão.

3ª passo:
Crie um objeto e chame-o de obj_jogador. Marque-o como "Solid". Crie um evento "Create" e vá na aba "Control" e arraste o botão "Execute code". Abra ele e coloque o seguinte código:
Código:
velocidade_do_player=5
pulo_do_player=-8
Esplicando o código: a velocidade do jogador vai ser 5 e a altura do seu pulo vai ser -8.
Nesse caso, o computador entende um numero negativo para cima e o positivo para baixo.

4ª passo:
Crie um evento "Step" no obj_jogador e coloque o seguinte código:
Código:
if place_free(x,y + 1)
{
gravity = 0.5
}
else
{
gravity = 0
}

if keyboard_check(vk_right)and not keyboard_check(vk_left)
repeat(velocidade_do_player)
{
if place_free(x+1,y)
x+=1
direcao=1
}

if keyboard_check(vk_left)and not keyboard_check(vk_right)
repeat(velocidade_do_player)
{
if place_free(x-1,y)
x-=1
direcao=-1
}

if keyboard_check_pressed(vk_up){
if not place_free(x,y+1){
vspeed=pulo_do_player
}
}
if keyboard_check_released(vk_up)and vspeed <= 0{
vspeed/=2
}
Explicando o código: Se tiver um pixel abaixo, ele vai cair. Caso contrário, ele ficará parado. Se você apertar a seta direita e não apertar a esquerda, ele irá andar para a direita.Se você apertar a seta ~esquerda e não apertar a direita, ele irá andar para a esquerda. Se apertar a seta pra cima, ele irá pular.

5ª passo:
Agora crie um objeto e chame-o de obj_chao. Marque-o como "Solid".

6ª passo:
Voltando ao obj_jogador, vamos la e criamos um evento "Collision - obj_chao". Coloque o seguinte código nele:
Código:
    if vspeed > 0 and not place_free(x,y + vspeed)
    {
    move_contact_solid(direction,vspeed)
    }
    vspeed = 0
Explicando o código: Quando velocidade vertical for maior que e nao tiver e não tiver espaço abaixo, se cair em alguma coisa sólida(obj_chao), sua velocidade vertical será 0.

7ª passo:
Crie uma room, coloque o chão na room e coloque o jogador. Caso não funcione, releia os códigos ou pergunte aqui mesmo!

Bem, é isso e espero que tenham gostado Happy
willam2
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Mensagem por Souv23 Sex 29 Jul 2011, 12:10

Vlw ai Cara , ajudou muito , vc soube explicar muito bem :]
faça outros tutoriais Smile
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Mensagem por The King Sex 29 Jul 2011, 12:42

Lol Pq O cara Foi Banido?
Gostei, Gostei...
Vou Precisar Da Parte Do Pulo
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Mensagem por Vitoor03 Ter 17 Abr 2012, 22:38

Ótimo tuto ae cara, parabéns! Happy
Me ajudou bastante!
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Mensagem por Ommixd Ter 24 Abr 2012, 17:16

E como se faz para aumentar o pulo do personagem ?
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