Entrar
Últimos assuntos
» Preciso de ajudapor AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Qui 18 Abr 2024, 18:28
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39
[Isométrico] Parte 4 - Fazendo o Player Nadar
3 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[Isométrico] Parte 4 - Fazendo o Player Nadar
Nome: [Isométrico] Parte 4 - Fazendo o Player Nadar
Descrição: Como fazer o player andar na água
Nível: Intermediário
Requerimentos: :gm8:Lite/Pro
Olá a todos!
Chegamos ao quarto tutorial sobre jogos isométricos. Nesse tutorial, será ensinado como fazer o player andar e boiar na água.
Vamos Começar!
Se ainda não viu as outras partes, seguem os links:
Parte 1 - Movimentação Básica
Parte 2 - Blocos Flutuantes e Plataformas Móveis
Parte 3 - movimentação de NPCs
Crie uma Sprite e chame-a de spr_water. Carregue a imagem:
Crie outra Sprite e chame-a de water_floor. Carregue a imagem:
Crie um objeto e chame-o de obj_water. Coloque nele a sprite spr_water.
No evento Create coloque:
z=-16;
Define a altura do chão abaixo da água.
depth=-y;
Define a profundidade do objeto.
No evento Draw coloque:
draw_sprite(water_floor,0,x,y-z);
Desenha o chão abaixo da água.
draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y);
Desenha a água.
E assim está pronta a água.
Agora que a água foi criada, vamos configurar o player para boiar na água:
No evento Step coloque:
Estes códigos servem para movimentar o player quando ele estiver na água. Como o chão não tem um objeto para defini-lo, este código não permite que ele saia da água se não estiver na altura do chão, e ele se movimentará lentamente, metade da velocidade normal.
Por último, adicione um evento de colisão com o obj_water e coloque:
zland=-16;
Quando ele colidir com a água a altura minima será -16, e nesse caso, ele ficará sobre o chão da água.
if(keyboard_check_pressed(vk_space) && z=other.z) zspeed=4;
Se apertar espaço e ele estiver sobre o chão na água, ele dará um pequeno pulo.
E assim fica pronta a água, e o player configurado. Você também pode fazer uma água mais funda, e fazer o player boiar, sem poder pular. Para isso, crie outros objetos e coloque como parentes o obj_water, e depois atribuir valores menores na variável z.
Caso você não queira que o player fique boiando, substitua os códigos anteriores pelos seguintes:
No evento de colisão com o obj_water do obj_player haverá um código assim:
Bom, e aqui acaba o tutorial. Provavelmente foi o menor de todos, pois abordou um tema muito simples. Espero que tenham gostado e aprendido!
さようなら!
Descrição: Como fazer o player andar na água
Nível: Intermediário
Requerimentos: :gm8:Lite/Pro
Olá a todos!
Chegamos ao quarto tutorial sobre jogos isométricos. Nesse tutorial, será ensinado como fazer o player andar e boiar na água.
Vamos Começar!
Se ainda não viu as outras partes, seguem os links:
Parte 1 - Movimentação Básica
Parte 2 - Blocos Flutuantes e Plataformas Móveis
Parte 3 - movimentação de NPCs
1- Criando a Água
Crie uma Sprite e chame-a de spr_water. Carregue a imagem:
Crie outra Sprite e chame-a de water_floor. Carregue a imagem:
Crie um objeto e chame-o de obj_water. Coloque nele a sprite spr_water.
No evento Create coloque:
- Código:
z=-16;
depth=-y;
z=-16;
Define a altura do chão abaixo da água.
depth=-y;
Define a profundidade do objeto.
No evento Draw coloque:
- Código:
draw_sprite(water_floor,0,x,y-z);
draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y);
draw_sprite(water_floor,0,x,y-z);
Desenha o chão abaixo da água.
draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y);
Desenha a água.
E assim está pronta a água.
2- Fazendo o Player Boiar
Agora que a água foi criada, vamos configurar o player para boiar na água:
No evento Step coloque:
- Código:
if(place_meeting(x,y,obj_water))
{
if(keyboard_check(vk_up) && keyboard_check(vk_left) && !place_empty(x-32,y))
{
vspeed=-1;
hspeed=-2;
}
else if(keyboard_check(vk_up) && keyboard_check(vk_right) && !place_empty(x+32,y))
{
vspeed=-1;
hspeed=2;
}
else if(keyboard_check(vk_down) && keyboard_check(vk_left) && !place_empty(x,y-z))
{
vspeed=1;
hspeed=-2;
}
else if(keyboard_check(vk_down) && keyboard_check(vk_right) && !place_empty(x,y-z))
{
vspeed=1;
hspeed=2;
}
else if(keyboard_check(vk_up) && !place_empty(x,y+z))
{
vspeed=-1;
hspeed=0;
}
else if(keyboard_check(vk_down) && !place_empty(x,y-z))
{
vspeed=1;
hspeed=0;
}
else if(keyboard_check(vk_left) && !place_empty(x-32,y))
{
hspeed=-2;
vspeed=0;
}
else if(keyboard_check(vk_right) && !place_empty(x+32,y))
{
hspeed=2;
vspeed=0;
}
else if(!place_meeting(x,y,obj_move))
{
vspeed=0;
hspeed=0;
}
}
Estes códigos servem para movimentar o player quando ele estiver na água. Como o chão não tem um objeto para defini-lo, este código não permite que ele saia da água se não estiver na altura do chão, e ele se movimentará lentamente, metade da velocidade normal.
Por último, adicione um evento de colisão com o obj_water e coloque:
- Código:
zland=-16;
if(keyboard_check_pressed(vk_space) && z=other.z) zspeed=4;
zland=-16;
Quando ele colidir com a água a altura minima será -16, e nesse caso, ele ficará sobre o chão da água.
if(keyboard_check_pressed(vk_space) && z=other.z) zspeed=4;
Se apertar espaço e ele estiver sobre o chão na água, ele dará um pequeno pulo.
E assim fica pronta a água, e o player configurado. Você também pode fazer uma água mais funda, e fazer o player boiar, sem poder pular. Para isso, crie outros objetos e coloque como parentes o obj_water, e depois atribuir valores menores na variável z.
3- Fazendo o Player Afundar
Caso você não queira que o player fique boiando, substitua os códigos anteriores pelos seguintes:
No evento de colisão com o obj_water do obj_player haverá um código assim:
- Código:
zland=-16;
- Código:
zland=other.z;
Bom, e aqui acaba o tutorial. Provavelmente foi o menor de todos, pois abordou um tema muito simples. Espero que tenham gostado e aprendido!
さようなら!
Última edição por JV Justino em Dom 21 Jul 2013, 16:21, editado 4 vez(es)
JV Justino- Games Ranking :
Notas recebidas : A+A
Data de inscrição : 07/12/2010
Reputação : 20
Número de Mensagens : 619
Prêmios :
x 0 x 13 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Isométrico] Parte 4 - Fazendo o Player Nadar
muito bom.
otima ideia fazer um tutorial desses.
otima ideia fazer um tutorial desses.
sonic_jeferson- Data de inscrição : 23/05/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 34
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Isométrico] Parte 4 - Fazendo o Player Nadar
Show! Mais um ótimo tutorial! Parabéns! Vc tem criatividade hein?! hehehe
andreh- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 09/03/2011
Reputação : 3
Número de Mensagens : 183
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [Isométrico] Parte 4 - Fazendo o Player Nadar
Muito Obrigado!sonic_jeferson escreveu:muito bom.
otima ideia fazer um tutorial desses.
Eu estava jogando o jogo Super Mario RPG, aí eu vi ele na água, e resolvi tentar fazer . Não foi difícil!andreh escreveu:Show! Mais um ótimo tutorial! Parabéns! Vc tem criatividade hein?! hehehe
Muito obrigado!
JV Justino- Games Ranking :
Notas recebidas : A+A
Data de inscrição : 07/12/2010
Reputação : 20
Número de Mensagens : 619
Prêmios :
x 0 x 13 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» Fazendo um Inventário (Parte 1/3)
» Fazendo um Inventário (Parte 2/3)
» [Isométrico] Parte 1 - Movimentação Básica
» [Isométrico] Parte 3 - Movimentação de NPCs
» [Isométrico] Parte 2 - Blocos Flutuante e Plataformas Móveis
» Fazendo um Inventário (Parte 2/3)
» [Isométrico] Parte 1 - Movimentação Básica
» [Isométrico] Parte 3 - Movimentação de NPCs
» [Isométrico] Parte 2 - Blocos Flutuante e Plataformas Móveis
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|