GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Qui 18 Abr 2024, 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39


[Isométrico] Parte 4 - Fazendo o Player Nadar

3 participantes

Ir para baixo

[Isométrico] Parte 4 - Fazendo o Player Nadar Empty [Isométrico] Parte 4 - Fazendo o Player Nadar

Mensagem por JV Justino Qua 06 Jul 2011, 18:33

Nome: [Isométrico] Parte 4 - Fazendo o Player Nadar
Descrição: Como fazer o player andar na água
Nível: Intermediário
Requerimentos: :gm8:Lite/Pro

Olá a todos!
Chegamos ao quarto tutorial sobre jogos isométricos. Nesse tutorial, será ensinado como fazer o player andar e boiar na água.

Vamos Começar!

Se ainda não viu as outras partes, seguem os links:
Parte 1 - Movimentação Básica
Parte 2 - Blocos Flutuantes e Plataformas Móveis
Parte 3 - movimentação de NPCs


1- Criando a Água


Crie uma Sprite e chame-a de spr_water. Carregue a imagem: [Isométrico] Parte 4 - Fazendo o Player Nadar L5ph
Crie outra Sprite e chame-a de water_floor. Carregue a imagem:  [Isométrico] Parte 4 - Fazendo o Player Nadar Shadowgi

Crie um objeto e chame-o de obj_water. Coloque nele a sprite spr_water.

No evento Create coloque:
Código:
z=-16;
depth=-y;
-Explicando-

z=-16;
Define a altura do chão abaixo da água.
depth=-y;
Define a profundidade do objeto.

No evento Draw coloque:
Código:
draw_sprite(water_floor,0,x,y-z);
draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y);
-Explicando-

draw_sprite(water_floor,0,x,y-z);
Desenha o chão abaixo da água.
draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y);
Desenha a água.

E assim está pronta a água.


2- Fazendo o Player Boiar


Agora que a água foi criada, vamos configurar o player para boiar na água:

No evento Step coloque:
Código:
if(place_meeting(x,y,obj_water))
{
    if(keyboard_check(vk_up) && keyboard_check(vk_left) && !place_empty(x-32,y))
    {
        vspeed=-1;
        hspeed=-2;
    }
    else if(keyboard_check(vk_up) && keyboard_check(vk_right) && !place_empty(x+32,y))
    {
        vspeed=-1;
        hspeed=2;
    }
    else if(keyboard_check(vk_down) && keyboard_check(vk_left) && !place_empty(x,y-z))
    {
        vspeed=1;
        hspeed=-2;
    }
    else if(keyboard_check(vk_down) && keyboard_check(vk_right) && !place_empty(x,y-z))
    {
        vspeed=1;
        hspeed=2;
    }
    else if(keyboard_check(vk_up) && !place_empty(x,y+z))
    {
        vspeed=-1;
        hspeed=0;
    }
    else if(keyboard_check(vk_down) && !place_empty(x,y-z))
    {
        vspeed=1;
        hspeed=0;
    }
    else if(keyboard_check(vk_left) && !place_empty(x-32,y))
    {
        hspeed=-2;
        vspeed=0;
    }
    else if(keyboard_check(vk_right) && !place_empty(x+32,y))
    {
        hspeed=2;
        vspeed=0;
    }
    else if(!place_meeting(x,y,obj_move))
    {
        vspeed=0;
        hspeed=0;
    }
}
-Explicando-

Estes códigos servem para movimentar o player quando ele estiver na água. Como o chão não tem um objeto para defini-lo, este código não permite que ele saia da água se não estiver na altura do chão, e ele se movimentará lentamente, metade da velocidade normal.

Por último, adicione um evento de colisão com o obj_water e coloque:
Código:
zland=-16;
if(keyboard_check_pressed(vk_space) && z=other.z) zspeed=4;
-Explicando-

zland=-16;
Quando ele colidir com a água a altura minima será -16, e nesse caso, ele ficará sobre o chão da água.
if(keyboard_check_pressed(vk_space) && z=other.z) zspeed=4;
Se apertar espaço e ele estiver sobre o chão na água, ele dará um pequeno pulo.



E assim fica pronta a água, e o player configurado. Você também pode fazer uma água mais funda, e fazer o player boiar, sem poder pular. Para isso, crie outros objetos e coloque como parentes o obj_water, e depois atribuir valores menores na variável z.


3- Fazendo o Player Afundar


Caso você não queira que o player fique boiando, substitua os códigos anteriores pelos seguintes:

No evento de colisão com o obj_water do obj_player haverá um código assim:
Código:
zland=-16;
Substitua por:
Código:
zland=other.z;
Assim, o player irá ficar sobre o chão na água.



Bom, e aqui acaba o tutorial. Provavelmente foi o menor de todos, pois abordou um tema muito simples. Espero que tenham gostado e aprendido!

さようなら!


Última edição por JV Justino em Dom 21 Jul 2013, 16:21, editado 4 vez(es)
JV Justino
JV Justino

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A+A
Data de inscrição : 07/12/2010
Reputação : 20
Número de Mensagens : 619
Prêmios : [Isométrico] Parte 4 - Fazendo o Player Nadar Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 13 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Isométrico] Parte 4 - Fazendo o Player Nadar Empty Re: [Isométrico] Parte 4 - Fazendo o Player Nadar

Mensagem por sonic_jeferson Qua 06 Jul 2011, 19:48

muito bom.
otima ideia fazer um tutorial desses. Razz
sonic_jeferson
sonic_jeferson

Data de inscrição : 23/05/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 34
Prêmios : [Isométrico] Parte 4 - Fazendo o Player Nadar Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Isométrico] Parte 4 - Fazendo o Player Nadar Empty Re: [Isométrico] Parte 4 - Fazendo o Player Nadar

Mensagem por andreh Qua 06 Jul 2011, 20:01

Show! Mais um ótimo tutorial! Parabéns! Vc tem criatividade hein?! hehehe
andreh
andreh

Games Ranking : Nota C

Notas recebidas : C
Data de inscrição : 09/03/2011
Reputação : 3
Número de Mensagens : 183
Prêmios : [Isométrico] Parte 4 - Fazendo o Player Nadar Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Isométrico] Parte 4 - Fazendo o Player Nadar Empty Re: [Isométrico] Parte 4 - Fazendo o Player Nadar

Mensagem por JV Justino Qua 06 Jul 2011, 20:41

sonic_jeferson escreveu:muito bom.
otima ideia fazer um tutorial desses. Razz
Muito Obrigado!

andreh escreveu:Show! Mais um ótimo tutorial! Parabéns! Vc tem criatividade hein?! hehehe
Eu estava jogando o jogo Super Mario RPG, aí eu vi ele na água, e resolvi tentar fazer Happy. Não foi difícil!

Muito obrigado!
JV Justino
JV Justino

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A+A
Data de inscrição : 07/12/2010
Reputação : 20
Número de Mensagens : 619
Prêmios : [Isométrico] Parte 4 - Fazendo o Player Nadar Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 13 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Isométrico] Parte 4 - Fazendo o Player Nadar Empty Re: [Isométrico] Parte 4 - Fazendo o Player Nadar

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos