GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por Ralphed Qui 18 Abr 2024, 18:28

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42

» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:49

» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21

» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21

» Asteroid Core - Early Acesse Update [0.2.0.0]
por JOZ. Seg 08 Jan 2024, 14:39


[Resolvido] Apertou "P" pausou o jogo e deixou um sombreado preto no jogo inteiro...

2 participantes

Ir para baixo

[Resolvido] Apertou "P" pausou o jogo e deixou um sombreado preto no jogo inteiro... Empty [Resolvido] Apertou "P" pausou o jogo e deixou um sombreado preto no jogo inteiro...

Mensagem por gifah Qui 02 Jun 2011, 11:27

Como eu faço pra quando clicar P no teclado o jogo vai parar (ja consigo parar o jogo) e vai ficar tudo quase preto, não totalmente.

Alguem sabe?


Última edição por gifah em Qui 02 Jun 2011, 12:06, editado 1 vez(es)
gifah
gifah

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 25/04/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 111
Prêmios : [Resolvido] Apertou "P" pausou o jogo e deixou um sombreado preto no jogo inteiro... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Apertou "P" pausou o jogo e deixou um sombreado preto no jogo inteiro... Empty Re: [Resolvido] Apertou "P" pausou o jogo e deixou um sombreado preto no jogo inteiro...

Mensagem por Markituh Qui 02 Jun 2011, 11:52

Você usa views ou rooms inteiras? Bom, o que você pode fazer é desenhar um retângulo preenchido com uma certa opacidade na tela, usando a função draw_rectangle(x1,y1,x2,y2,contorno - true se sim, false se não);

x1: Primeiro ponto da coordenada x. Em outras palavras, é o canto esquerdo superior da forma.
y1: Primeiro ponto da coordenada y. Em outras palavras, é o canto esquerdo inferior da forma.
x2: Segundo ponto da coordenada x. Em outras palavras, é o canto direito superior da forma.
y2: Segundo ponto da coordenada y. Em outras palavras, é o canto direito inferior da forma.

Eis aqui uma imagem para ilustrar:
[Resolvido] Apertou "P" pausou o jogo e deixou um sombreado preto no jogo inteiro... EXAMPLE

Definimos a opacidade com a função draw_set_alpha(opacidade). A opacidade vai de 0 até 1, ou seja, se quisermos especificar 64% de opacidade, iremos usar números decimais: 0.64; basicamente, é a porcentagem da opacidade dividido por 100 (lembre-se de que a vírgula no GM é um ponto). Então, se usar views, quando pausar faça isso:
Código:
draw_set_color(c_black) // Cor preta - sim, essa função define  a cor
draw_set_alpha(0.90) // Uma opacidade que deixe tudo escuro
draw_rectangle(view_xview,view_yview,view_wview,view_hview,false); // Retângulo
Se usar rooms inteiras, sem views:
Código:
draw_set_color(c_black) // Cor preta - sim, essa função define  a cor
draw_set_alpha(0.90) // Uma opacidade que deixe tudo escuro
draw_rectangle(0,0,room_width,room_height,false); // Retângulo
Lembre-se de que, se no pause você desenhe algum texto ou alguma sprite, é totalmente fundamental você colocar o código do fundo atrás do código que desenha o texto/sprite. Esses códigos irão no evento Draw, então se você ativar o pause em outro lugar, não se esqueça de usar uma variável para controlar isso, por exemplo:
Código:
if pausou = true
{
// Código que desenha o fundo
// Código que desenha o texto/sprite
}
Espero não ter sido complexo para a tua compreensão. Qualquer coisa, me dou ao trabalho de te explicar novamente.
Markituh
Markituh

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 11/10/2009
Reputação : 106
Número de Mensagens : 2184
Prêmios : [Resolvido] Apertou "P" pausou o jogo e deixou um sombreado preto no jogo inteiro... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Apertou "P" pausou o jogo e deixou um sombreado preto no jogo inteiro... Empty Re: [Resolvido] Apertou "P" pausou o jogo e deixou um sombreado preto no jogo inteiro...

Mensagem por gifah Qui 02 Jun 2011, 12:05

Markituh escreveu:Você usa views ou rooms inteiras? Bom, o que você pode fazer é desenhar um retângulo preenchido com uma certa opacidade na tela, usando a função draw_rectangle(x1,y1,x2,y2,contorno - true se sim, false se não);

x1: Primeiro ponto da coordenada x. Em outras palavras, é o canto esquerdo superior da forma.
y1: Primeiro ponto da coordenada y. Em outras palavras, é o canto esquerdo inferior da forma.
x2: Segundo ponto da coordenada x. Em outras palavras, é o canto direito superior da forma.
y2: Segundo ponto da coordenada y. Em outras palavras, é o canto direito inferior da forma.

Eis aqui uma imagem para ilustrar:
[Resolvido] Apertou "P" pausou o jogo e deixou um sombreado preto no jogo inteiro... EXAMPLE

Definimos a opacidade com a função draw_set_alpha(opacidade). A opacidade vai de 0 até 1, ou seja, se quisermos especificar 64% de opacidade, iremos usar números decimais: 0.64; basicamente, é a porcentagem da opacidade dividido por 100 (lembre-se de que a vírgula no GM é um ponto). Então, se usar views, quando pausar faça isso:
Código:
draw_set_color(c_black) // Cor preta - sim, essa função define  a cor
draw_set_alpha(0.90) // Uma opacidade que deixe tudo escuro
draw_rectangle(view_xview,view_yview,view_wview,view_hview,false); // Retângulo
Se usar rooms inteiras, sem views:
Código:
draw_set_color(c_black) // Cor preta - sim, essa função define  a cor
draw_set_alpha(0.90) // Uma opacidade que deixe tudo escuro
draw_rectangle(0,0,room_width,room_height,false); // Retângulo
Lembre-se de que, se no pause você desenhe algum texto ou alguma sprite, é totalmente fundamental você colocar o código do fundo atrás do código que desenha o texto/sprite. Esses códigos irão no evento Draw, então se você ativar o pause em outro lugar, não se esqueça de usar uma variável para controlar isso, por exemplo:
Código:
if pausou = true
{
// Código que desenha o fundo
// Código que desenha o texto/sprite
}
Espero não ter sido complexo para a tua compreensão. Qualquer coisa, me dou ao trabalho de te explicar novamente.

perfeito, ja funcionando. muito obrigado.
gifah
gifah

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 25/04/2011
Reputação : 0
Número de Mensagens : 111
Prêmios : [Resolvido] Apertou "P" pausou o jogo e deixou um sombreado preto no jogo inteiro... Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[Resolvido] Apertou "P" pausou o jogo e deixou um sombreado preto no jogo inteiro... Empty Re: [Resolvido] Apertou "P" pausou o jogo e deixou um sombreado preto no jogo inteiro...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos