Entrar
Últimos assuntos
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43
» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
Problema de colisão em jogo de tetris
2 participantes
Página 1 de 1
Problema de colisão em jogo de tetris
Quando uma peça encostra em outra pela, ela deverá parar e virá a outra peça.
O meu problema é que quando um peça encosta na LATERAL de outra peça, é como se a colisão fosse verdadeira, aí ela simplesmente para ali no ar do lado da peça e vem a outra.
Alguém tem alguma idéia de como fazer a peça parar somente quando a colisão for em cima da outra peça?
Não sei se isso ajuda, mas essa é a rotina que faz a peça descer sozinha (está no alarme 0):
O meu problema é que quando um peça encosta na LATERAL de outra peça, é como se a colisão fosse verdadeira, aí ela simplesmente para ali no ar do lado da peça e vem a outra.
Alguém tem alguma idéia de como fazer a peça parar somente quando a colisão for em cima da outra peça?
Não sei se isso ajuda, mas essa é a rotina que faz a peça descer sozinha (está no alarme 0):
- Código:
if canmove = true
{
y+=16;
if (global.down > 0)
{
alarm[0] = global.delay * room_speed;
global.down = global.down - 1;
}
}
Maker- Data de inscrição : 09/06/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 51
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Problema de colisão em jogo de tetris
Bom dia amigo, se eu não me engano para voce fazer um jogo de tetris voce tem que alinhar no Grid! La na aba main1 tem a função align to grid! e coloca o tamanho de cada quadradinho das suas peças do tetris! Isso vc tem que fazer em cada peça! Digamos assim: se eu tenho um bloco de tetris com 4 bloquinhos cada um tem 16x16 entao eu vou alinhar a peça "bloco" em 16x16! entendeu? Eu acho que nao vai dar erro não! veja la se funciona! Vlws
--EDIT--
Entendi sua pergunta: "Quando voce aperta para o lado e dos lados tem uma outra peça parada, se apertar de mais para o lado ele vai colidir e freiar ali neh?! Entendi! Voce pode criar uma variavel para que se tiver algo do lado da peça o player não possa apertar para o lado, sendo assim a peça não irá colidir com a outra! Vou fazer um code aki e ja te mando!
--EDIT²--
Codigo coloca no create de cada peça:
No step:
Cara eu tentei, mas nao testei, então espero que de certo! Foi mal qualquer coisa ai!
--EDIT--
Entendi sua pergunta: "Quando voce aperta para o lado e dos lados tem uma outra peça parada, se apertar de mais para o lado ele vai colidir e freiar ali neh?! Entendi! Voce pode criar uma variavel para que se tiver algo do lado da peça o player não possa apertar para o lado, sendo assim a peça não irá colidir com a outra! Vou fazer um code aki e ja te mando!
--EDIT²--
Codigo coloca no create de cada peça:
- Código:
podeapertar=true
No step:
- Código:
if podeapertar=true && if place_free(x+1,y)
{
//coloca aki o que você quer que aconteça com a peça, no caso apertar as flechas para o lado
}
if podeapertar=true && if place_free(x-1,y)
{
//coloca aki o que você quer que aconteça com a peça, no caso apertar as flechas para o lado
}
else //se nao derto certo tenta tirar este else =D
if !place_free(x+1,y) //se nao estiver livre do lado direito, ou seja, se tiver alguma peça...
{
podeapertar=false
//aki o código de continuar caindo
}
if !place_free(x-1,y) //se nao estiver livre do lado direito, ou seja, se tiver alguma peça...
{
podeapertar=false
//aki o código de continuar caindo
}
Cara eu tentei, mas nao testei, então espero que de certo! Foi mal qualquer coisa ai!
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|