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[Resolvido]Nave se movimentar de acordo com a direção da sprite

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Mensagem por Ilg 15 Sáb 05 Fev 2011, 20:08

Olá pessoal
Tenho um problema
minha navesinha bonitinha esta se movimentando normal, meu sprite esta "em pé", e ele assim não anda para a frente e sim para os lados, mas se eu deixar ele deitado ele anda para frente normalmente. O problema é que em meu jogo a nave tem que começar em pé.
o código q eu estou usando no evento step é este
Código:

if (keyboard_check(vk_right))
{
 direction-=5
 image_angle=direction
}

if (keyboard_check(vk_left))
{

 direction+=5
 image_angle+=5
}

if (keyboard_check(vk_up))
{
 speed=5
}
if (keyboard_check_released(vk_up))
{
 speed=0
}

if (keyboard_check(vk_down))
{
 speed=-5
}
if (keyboard_check_released(vk_down))
{
 speed=0
}

o que esta errado?

só para aproveitar o topico gostaria de saber com fazer a tela andar sozinha sem seguir ninguem, eu sei que é com views mas não sei como se usa.
Procurei no forum mas não achei. No google e youtube tbm.
Se alguem podesse me ajudar ficaria grato.
ILG 15


Última edição por Ilg 15 em Dom 06 Fev 2011, 14:15, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Luca$*** Sáb 05 Fev 2011, 20:22

na sua primeira duvida coloque no create da nave o code:
Código:
direction=90
e no evento da teclas right e left vc coloca
Código:
image_angle=direction
quanto a sua segunda duvida,eu colocaria um objeto na room invisivel e colocaria a room pra seguir ele
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Mensagem por JV Justino Sáb 05 Fev 2011, 20:35

Não entendi muito bem, mas acho q é o seguinte:

O erro está aqui:
Código:
if (keyboard_check(vk_right))
{
 direction-=5
 image_angle=direction
}

if (keyboard_check(vk_left))
{

 direction+=5
 image_angle+=5
}
Isso faz com que a image_angle só mude quando a right ou left
O certo seria:
Código:
image_angle=direction
if (keyboard_check(vk_right))
{
 direction-=5
}

if (keyboard_check(vk_left))
{

 direction+=5
}

Assim image_angle sempre será a direction
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Mensagem por Romano Sáb 05 Fev 2011, 20:38

Bom o direction funciona na mesma forma que os ângulos na tela,
[Resolvido]Nave se movimentar de acordo com a direção da sprite Images?q=tbn:ANd9GcRSa-dcMwMUs590XMC0CkBXMExcTOzku7IvBlFBs06x_aE8Dmkpgw
Sendo assim você escolhe a direção inicial da nave conforme a direção do sprite colocando na variável direction o ângulo para onde ela esta indo.

Na sua segunda duvida, na tela das rooms, em background tem dois botões, Hor.speed e Ver.speed é só você definir um valor ali e a tela se move conforme esse valor.

Qualquer coisa estamos ai. ;)
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Mensagem por Ilg 15 Dom 06 Fev 2011, 11:16

Olá pessoal
muito obrigado mas o meu real problema é que a nave não está voando para a frente e sim para os lados.
Estarei postando um link de download de como esta. Não precisa concertar e enviar, só me dizer o que esta errado
http://www.4shared.com/file/mu5UL9ls/nave.html

PS: minha nave esta em pé, se eu deitar a sprite o código funciona, mas no jogo ela fica em pé, e qual seria o código para a room seguir o objeto? desculpem o incomodo
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Mensagem por uriel.56 Dom 06 Fev 2011, 13:23

Tenta apagar todo o seu código do step e bota isso

Spoiler:

e para seguir a nave, va na room do seu game, va na aba ''views''

e marque as duas primeiras caixas ( nelas estão escritas -> enable the use of views e na outra visible whem room start)

depois nas ultimas opções, em ''obj_following'' bote o seu obj_nave
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Mensagem por Ilg 15 Dom 06 Fev 2011, 14:14

bom, ficou estranho, ela não esta girando, mas acho q posso mudar algumas coisas no jogo para não ter a rotação da nave, muito obrigado a todos e desculpem o incomodo
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